Pular para o conteúdo

Posts dos amigos #3: Festivais Culturais em Toronto

LOGO_postdosamigos_gabynocanada3jpg

Hoje quem vai dar dicas de Toronto é a Mariana, uma gaúcha que eu tive o prazer de conhecer e trabalhar neste ano. A Mariana é estudante de Fisioterapia e veio estudar 3 meses na Universidade de Toronto e trabalhar comigo na minha pesquisa de Doutorado. Foi muito bom ter a Mari trabalhando comigo no hospital e espero que possamos trabalhar juntas num futuro próximo. Pois bem, pedi para a Mariana escrever sobre algo que chamou a atenção dela na cidade e ela resolveu escrever sobre a Multiculturalidade de uma maneira super legal: falando dos festivais culturais de Toronto. Segue abaixo o texto dela e suas dicas!

Mariana_gabynocanada1

Quando cheguei a Toronto, a primeira diferença que observei entre a minha cidade natal foi a presença de diversas pessoas, cada uma expressando a sua cultura, seja no modo de se vestir, portar ou na música que ouve. Em seguida, para melhorar, veio uma série de festivais culturais – um melhor que o outro – em todos os cantos da cidade. Índia, Itália, Portugal, Grécia, Irã, Japão e até Brasil coloriram as ruas canadenses. Por mais que eu achasse que já conhecia as culturas de todas essas regiões do globo, os festivais sempre traziam uma novidade, o que acabou tornando a minha experiência em Toronto única e enriquecedora.

Outro aspecto que me chamou bastante atenção é que, independente da cultura, todos tem um “espacinho” em Toronto. Greektown, Little India, Little Italy, Chinatown, Little Portugal (que tem um pouco de Brasil também) são alguns exemplos de locais aonde, seja com comidas típicas ou lojas, pode-se ter um gostinho do nosso país natal e também de outros que gostaríamos de conhecer. Além disso, acredito que são nesses “pedacinhos culturais” que os imigrantes encontram sua maneira de sentir-se em casa e, assim, poder aproveitar as oportunidades que Toronto oferece sem perder essa identidade e conexão com seus costumes que os tornam especiais e únicos.

Para concluir, só posso dizer que achei Toronto e esta multiculturalidade lindos, e vou sentir muita falta de tudo isso no meu retorno ao Brasil. Espero, brevemente, ter outras oportunidades para apreciar essa cidade maravilhosa (e cheia de pessoas igualmente maravilhosas) que, com certeza, ficará para sempre na minha memória!

Segue uma lista de alguns dos festivais que a Mariana foi e os links para os websites dos eventos:

Festival of India: este festival acontece em julho em Toronto. Inicialmente acontece uma parada pela Yonge street e o festival continua no final de semana na Centre Island. Arte, cultura, dança, seminários sobre a India e yoga são exemplos do que você pode encontrar neste festival. Maiores informações aqui.

Gabynocanada_festivais1

Taste of Danforth/Greek Festival: eu já falei aqui no blog do festival grego, que acontece todo ano no início de agosto e é super popular aqui em Toronto. A Danforth Avenue fica fechada e durante 3 dias rola muita comida grega, cultura grega, dança grega, tudo grego! Eu ainda não fui neste festival mas pelas fotos da Mariana estava show. Maiores informações aqui.

1

Buskerfest: este festival acontece no final de agosto e o tema é circo. Acrobatas, aventureiros e dançarinos montam seu “teatro” na Yonge Street. Não deixe de passar por lá e Passistir os espetáculos coloridos neste festival de rua anual. Melhor do que tudo, o festival tem fins filantrópicos e arrecada dinheiro para estudos e tratamento da epilepsia em Toronto. Maiores informações aqui.

Festival_Toronto3

Gostou do texto da Mariana? Domingo ela dá outra dica pra vocês aqui no blog!

1 comentário em “Posts dos amigos #3: Festivais Culturais em Toronto”

  1. Pingback: Shows musicais (e imperdíveis) no verão de 2015 em Toronto - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *