1-2-3-4 passos para pesquisar e reservar hotéis pela internet

Passos_reservarhoteis_gabynocanada

Sempre que viajamos somos nós que escolhemos e reservamos nossos hotéis. Eu acho esta tarefa super divertida – assim como toda a preparação para viagem – e sempre fica aquela ansiedade quando chegamos ao nosso destino e conhecemos o hotel que ficamos horas e horas escolhendo. Nem sempre a surpresa é boa, mas na maioria das vezes conseguimos ficar em um hotel bom. Sorte? Não, pesquisa, pesquisa, pesquisa… e hoje eu resolvi compartilhar com vocês os 4 passos que tenho para reservar hotéis online. Além de divertida, escolher um hotel é tarefa super pessoal, pois cada pessoa tem sua preferência: tem gente que quer luxo e conforto, outros querem preço mais barato, outros café da manhã incluso, estacionamento, internet, e ai vai. Mas acredito que os 3 passos que escrevi aqui servem para qualquer tipo de viajante.

Antigamente nós reservávamos hotel por indicação de uma pessoa (isso mesmo, primeira pessoa do singular). E ai poderia haver aquele choque de personalidade que comentei anteriormente. O legal é que hoje você pode checar várias opiniões, ler blogs e comentários diversas sobre o mesmo local, e ai sim tomar sua decisão e fazer sua reserva. O único problema é que é difícil prever o preço do hotel, já que as diárias dependem de vários fatores (estação do ano, antecedência da reserva, ocupação do hotel, metas de venda, etc).

Passo1_reservarhoteis_gabynocanada

Meu primeiro passo é checar no site booking.com quais hotéis estão disponíveis no local e data que quero. Você pode me perguntar o porquê de eu usar este site. A resposta é que este é um dos poucos que eu consigo selecionar os hotéis que aceitam animais de estimação (filtro). Como quase sempre viajamos com o Joe acho mais fácil fazer a primeira pesquisa neste site. Além disso, gosto muito do layout e praticidade da pesquisa.

No site você pode ordenar os hotéis por recomendação, preço, número de estrelas, localização, e em ordem alfabética. Eu particularmente não gosto de ordenar por preço porque às vezes os mais baratos podem te custar caro. Eu deixo mesmo pela recomendação e vou direto olhar localização. Você pode localizar o hotel num mapa (o que eu acho super importante) e ver se ele está bem localizado, perto das atrações turísticas, etc.

Passo1.2_reservarhoteis_gabynocanada

Você também pode filtrar os hotéis de várias maneiras, incluindo localidade, rede, tema, estrelas e facilidades (aceita cachorros, wi-fi, café da manhã, estacionamento, etc). Acho super prático e a partir desta busca seleciono sempre 3-5 hotéis que mais gostei.

Passo2_reservarhoteis_gabynocanada

Depois de selecionados, pego a minha listinha e vou para o TripAdvisor (Passo 2) e checo se os hotéis que gostei também tem bons reviews. Muitas vezes um hotel que tem cara legal e preço justo possui muitas falhas; por isso eu vou ao tripadvisor e vejo o que a galera tem a dizer sobre os hotéis.

Não esqueça de ver fotos do local – porque as fotos dos viajantes são certamente as fotos mais confiáveis. O site até divide as fotos profissionais das de turistas. Cuidado também porque os comentários que você verá são os últimos – cheque o resumo no topo da lista de comentários.

Passo3_reservarhoteis_gabynocanada

O Passo 3 é comparar preços. No próprio site do tripadvisor você pode checar os preços em alguns sites de busca e até no site da rede de hotéis. Os valores geralmente são muito semelhantes, mas as vezes 10 dólares por dia pode fazer a diferença, principalmente quando você ficar muito tempo viajando.

Em relação aos outros sites, eu acabo checando no Hotels.com (gosto bastante), Priceline (comecei a usar e achar valores mais em conta), Kayak (ok, mas não é o meu favorito), Expedia (raramente uso), etc.

Passo4_reservarhoteis_gabynocanada

Por fim, o passo 4 é ir no site do GoogleMaps se a região do hotel é boa, se tem alguma lojinha de conveniência ou supermercado por perto, se tem uma estação do metro, etc. Vale muito a pena ver a “cara” da rua que você vai ficar hospedado. O mapa do booking.com traz somente as distâncias das principais atrações, mas esta pesquisa extra é fundamental para fechar o hotel sem medo.

pronto_reservarhoteis_gabynocanada

Pronto! Agora é relaxar e arrumar a mala. Você receberá um email com sua confirmação e muitas vezes eles só irão cobrar seu cartão de crédito na véspera do check-in e, algumas vezes, apenas um depósito. Depois que eu reservo eu desencano, não fico pesquisando para ver se o preço abaixou. Mas se você não ficou satisfeita com sua reserva o site do booking.com, na maioria das vezes, deixa você cancelar até 24-48 horas do check-in. Por fim, o legal de reservar você mesma é que as vezes acabamos encontrando um hotel super legal, pouco conhecido e tendo uma experiência inesquecível.

You may also like...

10 Responses

  1. Gabrielle disse:

    Qual hotel com um preço bom você recomenda em Toronto?

  2. Maria Christina disse:

    Eu, 59 anos, meu marido, 61 anos; estamos debruçados sobre mapas tentando montar um roteiro que agrade gregos e troianos. Antes de seguirmos para Vancouver, meu marido quer ficar uns dias em Toronto. Qual seria a versão Canadense para Copacabana?

  3. Ana Silva disse:

    Boa tarde chamo me Ana tenho 24 anos ,gostaria de ir e trabalhar para o canada sou casada o meu marido trabalha na construção civil e eu nas limpezas e num café ,gostaria de saber como posso tentar arranjar emprego para nos , se nos pudesse ajudar agradecia ,o meu email é ricardoana@live .com.pt obrigado

    • Gabriela disse:

      Olá Ana! Obrigada pelo recado! Não deixe de participar da promoção de 3 anos do blog – estou sorteando 3 guias de viagem! Bom, acho que minha dica é que vc faca o processo de imigração corretamente e quando vier para cá o governo dá varias dicas e cursos sobre como arranjar emprego! 😉 Pedi para algumas amigas escreverem sobre as experiências de imigração e logo logo irei postar aqui no blog. Fica de olho!

  4. Faço que nem você Gaby!!! Mesmos sites, mas não necessariamente na mesma ordem! :p
    😉
    Ótimo post!
    Beijos!

  5. Vanessa disse:

    Adorei as dicas Gabi, nesta última viagem para Argentina, deixei a reserva por conta dos meninos, eles acertaram alguns, mas tivemos duas surpresas negativas, que no final, de tão ruim, foi até engraçado! Foi rir pra não chorar!

    • Gabriela disse:

      Que bom Nê! 😉 viagem sem roubada não é viagem!!! Não deixe de participar da promoção do blog: estou sorteando 3 guias do Canadá. Para participar comente no post “3 anos do blog + sorteio” e goste da pagina do blog no facebook (ou siga o blog).

  6. Get Away disse:

    Muito legal as dicas Gaby. Também gosto bastante de pesquisar hotéis no booking.com, acho mais fácil o layout do site. Outra coisa que sempre faço também é olhar os arredores do hotel no google maps, para ver a cara das ruas e para saber aonde vou parar…
    Fiz reserva para um hotel em New York pelo booking e adorei, acho que não poderia ter sido melhor a escolha.
    Bjs

  1. 07/10/2013

    […] que seguir para a próxima cidade e dirigir a noite e cansados. Você pode reservar usando as dicas que dei aqui no blog ou acessar o site BringFido.com. Este site é OTIMO e além de reservar hotéis você pode procurar […]

  2. 27/08/2014

    […] disponibilizadas pelo site). Para algumas dicas de como reservar hotéis online clique aqui (neste post eu escrevo os 4 passos que usava para reservar hotéis pela internet, mas hoje eu uso o […]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *