O que fazer enquanto você espera seu vôo no Aeroporto Pearson em Toronto

tumblr_ma3jy2EIZp1r04xyvo1_500

Não tem coisa mais chata do que ficar esperando em aeroporto, certo? Seja se você está indo viajar (porque não vê a hora de chegar ao seu destino e curtir suas merecidas férias) ou está voltando para casa (cansado, acabado e querendo sua cama). Pois bem, este post é para você ficar tranquilo, ainda mais se houver um atraso no Pearson Airport – principal aeroporto de Toronto – você pode ao menos “ocupar-se” com algumas atrações.

JOJOE_atrasoPearson_gabynocanada

Eu sou suspeita mas o aeroporto de Toronto é um dos melhores para se esperar quando aquele atraso indesejado no vôo acontece. E olha que não é raro isso acontecer, principalmente se você está viajando no inverno.

Primeiro é importante falar que há dois terminais: o Terminal 1 (vôos Air Canada e parceiras) e o Terminal 3 (demais companhias). Há um pré-conceito de que há atrações somente no Terminal 3 ou que se você está preso no T3 você está praticamente limitado a uma iStore Boutique. Errado! Apesar do Terminal 1 ser muito mais bonito do que o T3, há opções nos dois terminais e você não precisa entrar em desespero se o seu vôo atrasar.

Segue abaixo uma lista de atrações e dicas para ficar esperando seu vôo no Pearson:

1) Wi-fi gratuito: sim, todo o aeroporto possui internet gratuita e de ótima qualidade. Você não precisa se cadastrar em nenhum site, só selecionar “Toronto Pearson Wi-Fi” na sua network list, abrir o browser e aceitar os termos. Simples assim! Se a internet parar de funcionar vá novamente ao browser e aceite novamente os termos (isso acontece se você ficar algum tempo sem usar a internet). Simples assim!

2) Free Ipads: 3 aeroportos da America do Norte – e entre eles o Pearson – possuem iPads gratuitos. Os iPads estão localizados nos restaurantes/lanchonetes da rede OTG e também em áreas próximas aos portões de embarque. Os iPads estão amarrados a mesas porém ao contrário do que você veria em uma Apple Store os usuários podem segurar o aparelho em suas mãos. Um menu visual permite que os passageiros peçam comida dos restaurantes da OTG via iPad e pedidos são entregues aonde você estiver, assim você não precisa se preocupar em perder o seu vôo enquanto espera por comida. Há o projeto de 3 restaurantes (2 no Terminal 3 e 1 no Terminal 1) e atualmente somente o do Terminal 1 está pronto (Vinifera). Além de pedir comida, os iPads instalados também podem ser usados para checar informação de vôo, incluindo o status do vôo e do tempo ao seu destino final. Os usuários também serão capazes de entrar no Facebook, Twitter e contas de e-mail, e a OTG também planeja incluir jogos pré-carregados e aplicativos de notícias.

iPadsgratuitos_Pearson_gabynocanada

3) Plaza Premium Lounge: gastar 30 dólares para duas horas de cadeiras confortáveis​​, iluminação indireta, e descanso é realmente um bom negócio se um atraso de 45 minutos se transforma em uma tarde inteira. Por isso eu indico este Lounge, que possui lojas tanto no Terminal 1 quanto no 3. Para maiores informações clique aqui.

LOUNGE_AtrasoPearson_gabynocanada

4) Comer mais em conta: antes de passar pela segurança, se você souber que seu vôo está atrasado, minha sugestão é que você coma algo antes de entrar na sala de embarque. Isso porque as opções desta área são mais baratas e conhecidas, incluindo um Tim Hortons e um Subway no Terminal 1 e Pizza Pizza, Tim Hortons e Yogen Fruz (loja de frozen iogurte, adoro!). AH, no T3 também tem um Swiss Chalet que nós sempre vamos.

TIMHORTONS_Pearson_gabynocanada

5) Dentro do portão: se você ja passou pela segurança e descobre que seu vôo está atrasado você não pode sair. O jeito é procurar algo para fazer e/ou comer. O site do Aeroporto é ótimo e você pode ver todas as lojas e restaurantes nos dois terminais, antes e depois da segurança, e perto do seu portão de embarque, dependendo do tipo de vôo que você vai pegar (Canadá, USA, ou internacional). Se você está no T1 e vai voar internamente (destino: outra cidade do Canadá) eu sugiro dar uma paradinha na Mill Street Brewery, uma cervejaria local. Se seu destino é internacional e no T1, sugiro passar no fetta, uma lanchonete de paninis. Se você está no T3 e vai fazer um vôo doméstico, sugiro o Fionn MacCool’s, pub irlandês.

6) Vôos para o Brasil: os vôos para o Brasil via AirCanada saem do Terminal 1, geralmente entre os portões E68 – E80. Se você estiver esperando nesta área possui várias opções para se ditrair. Além de um monumento super legal (que merece uma foto), há uma loja de souveniers Canadenses super completa chamada de “Tastefully Canadian”. Ali pertinho também tem uma loja da Virgin Relay, aonde você encontra livros e revistas. Para comer há várias opções, entre elas: Tim Hortons, True Burger, Starbucks, Asobu (japonês gostosinho), Caffe di Calabria, Heirloom Bakery Café (padaria), e Casa Bacardi Bar. Ah, tem também um duty free ok (nada super empolgantes) mas que dá para passar o tempo.

FREESHOP_atrasoPearson_gabynocanada

7) Arte: o Pearson Airport é cheio de arte e a própria estrutura dos terminais impressiona (principalmente o Terminal 1, lindo demais!). Em 2000, o Toronto Pearson pediu aos artistas de todo o mundo para criar obras que representam o papel de Toronto como uma porta de entrada para o transporte aéreo na América do Norte, além de capturar a essência de vôo. Mais de 300 artes incríveis foram recebidos, e oito foram selecionados como instalações permanentes. Clique aqui e conheça algumas destas obras e enquanto você estiver esperando seu vôo no Pearson não deixe de procurar as esculturas e conferi-las ao vivo.

ARTE_atrasoPearson_gabynocanada

8) “Eleve” sua experiência: se você quer ter uma experiência mais “chique” e jantar em um restaurante de alta qualidade eu sugiro o Boccone Trattoria, localizado no Terminal 1 na área de vôos domésticos. O Boccone Trattoria é um restaurante italiano delicioso. Entre as gostosuras do cardápio destaca-se fried calamari (lulas fritas), thin crust pizzas (pizzas de massa fina), pastas (massas), panini, sausage with polenta (polenta e linguiça), entre outros.

PIZZA_atrasoPearson_gabynocanada

You may also like...

50 Responses

  1. Luciana do Vale Ciossani disse:

    Gabi… vc sabe me dizer se os preços praticados no Tim hortons do aeroporto são os mesmos das unidades da cidade? ou Se mantem a regra básica, de que td q esta no aeroporto é mais caro?rs

    • Ola Luciana. Ótima pergunta. E a resposta é ótima também (hehehe): os preços são os mesmos! Aliás, em qualquer lojinha de rede dentro do aeroporto – Tim Hortons, Subway, Starbucks – os preços são os mesmos.

  2. Tamara disse:

    Gabriela
    Vou para o canada vancouver em fevrreiro …
    mas minha conexao e toronto depois de 7h pego voo pra vancouver
    Fora que acho que vai estar bem frio
    Gostaria de andar pra conhecer
    Cn tower
    Mas tenho medo de nao dar o horário? E nao sei se o tempo daria
    E tem as malas também
    Alguma dica pra me dar?

    • Oi Tamara. Se vc tiver muitas malas não sei como vc faria, pois que eu saiba não há guarda-volumes no aeroporto de Toronto. O check-in só pode ser feito 3h antes do vôo, então você não teria tempo para ir para o Centro. Então se você tiver poucas malas dá para ir para a CN Tower e dar uma passeada no lago (se não estiver um dia extremamente frio e vc tiver roupa própria). Senão aproveite o wi-fi gratuito do aeroporto e descanse bastante. Espero ter ajudado. Boa viagem!

  3. Rayama disse:

    Olá Gabi, td bem?
    Estou em Vancouver e volto ao Brasil dia 16 de agosto, acontece que faço escala em Toronto, vou chegar ai as 5:40 da manhã e meu vôo para o Brasil sai as 10:40 da noite. Queria dar uma volta na cidade, vc saberia me dizer se daria tempo de visitar CN Tower, Aquarium e a Casa Loma?

    Como vou sair do aeroporto você sabe me dizer se tenho que pegar as malas ou não teria problema elas já vão estar prontas para a próxima escala, e quando voltar eu faço somente o check-in?

    Também queria saber se você recomenda alguma loja de souvenir que seja mais em conta que as do aeroporto?

    Desde ja agradeço.

  4. Alexandre disse:

    Olá Gabi. Você sabe dizer em quais áreas do aeroporto poderei circular tendo um visto de transito? Obrigado

  5. Lídia Lopes disse:

    Olá Gabi! adorei as dicas… tem algum lugar pra tomar banho no aeroporto? faremos uma escala de 12h la…

  6. Alexandre disse:

    Olá Gabi! Tudo bem?! Você sabe se posso levar cerveja daqui de Toronto para o Brasil? Meu voo passa por Miami, valeu

  7. Carolina disse:

    Oi Gaby! Estou voltado para o Brasil e meu voo terá escala de 2hrs no aeroporto de Toronto. Vale a pena sair do Aerocporto por tão pouco tempo? E se see, me indica Algum local?

  8. MIRIAN SHIDA disse:

    Gabi, boa noite!!
    me ajude, vou ficar 7 horas duirante a madrugada no aeroportoi de Toronto!!
    Nosso vôo chega as 00:45hs e nosso vôo para Quebec sai as 8:00hs.
    O que eu faço???

  9. maria cristina c khan disse:

    olá, meu nome e mariam vou viajar para paquistao com conexao em toronto e vou ficar no aeroporto em media 12 horas,mas o meu visto e de transito existe alguma forma que eu possa fazer para sair do aeroporto para dar uma volta na cidade para conhecer algumas lojas

  10. margareth disse:

    Oi Gaby estou saindo de belo horizonte, com escala em s.p para toronto e depois conexão para calgary gostaria de saber em qual terminal e chegou e se é o mesmo terminal para Calgary e se preciso pegar minhas malas e tornar a embarca-las, pois meu tempo de espera vai ser de 6 horas. Qd fui para londres com escala em madri minhas malas ficaram para traz. Por favor se puder me ajudar agradeço.

  11. Flávia Soares disse:

    Oi Gabriela, adorei seu blog e já fiz uma pesquisa sobre a real necessidade de visto para o Canadá. Minha dúvida é q a conexão será de quase 12h e queríamos aproveitar pra dar uma volta, mas não ficou claro pra mim se realmente vale a pena, se tem ruas famosas e comercio próximos ao aeroporto, mesmo que de metrô. Se fosse no RJ por exemplo, o galeão fica longe dos pontos turísticos, mas valeria a pena conhecer um shopping ou almoçar fora do aeroporto só pra dar uma relaxada.

    • O aeroporto fica afastado do centro e das principais atrações, mas você pode pegar o trem UP até a Union Station (demora 15 min) e de lá consegue ir a pé até a CN Tower ou aquário por exemplo.

  12. Aline disse:

    Olá,
    Acho super interessante os seus posts na verdade sinto muito mais realidade neles, bom sou marinheira de primeira viagem e vou ter minhas escalas para um intercâmbio em Vancouver, estou morrendo de medo com essas escalas de me perder de não saber como despachar as malas… Tem dicas nessa área?

    • Olá Aline… Obrigada pelo recado. Então, eu acho muito intuitivo, e muitas vezes você pega a mala na entrada do país e depois no seu caminho para o portão de embarque já deixa a mala. Não se preocupe que dará tudo certo…

  13. Andrea disse:

    Oi. Vou para Pequim e paro em Toronto por 10 horas… Existe algum hotel dentro do aeroporto?
    Obrigada.

    • Olá Andrea. Existem hotéis ao redor do aeroporto (bem próximos mesmo), que disponibilizam shuttle para seus hóspedes. Se você procurar em sites como hotels.com por Pearson vai encontrar vários. Dentro do aeroporto que eu saiba não tem não.

  14. Elis disse:

    OI Gaby! adoro seu blog e ele está me ajudando muito a organizar nossa viagem!
    Em outubro eu e meu esposo vamos para o Canada. Chegaremos em Toronto dia 30/09 as 13h e estamos planejando ir para Quebec no mesmo dia. Vimos que tem um vôo as 21h45. Você acha que num período de 6 horas daria pra gente passar esse tempo indo à CN Tower ou um bate-volta em algum lugar em Toronto? Ou seria melhor ficar no Pearson mesmo? Vamos voltar para Toronto depois, a ideia é apenas “passar” o tempo… pode nos dar uma luz?!! rs obrigada!!

  15. Luis disse:

    Olá Gaby ! Tenho uma duvida que vc talvez possa me ajudar!Vc sabe se tem onde guardar as malas no aeroporto de Toronto Billy Bishop ?Agradeço sua informação, pesquisei no Google ,mas não obtive sucesso ! Obrigado Luis

  16. danyelle disse:

    Oi, Gaby! Adoro seu blog! Estou planejando um roteiro e irei visitar vários lugares sugeridos no seu blog!
    Tenho uma dúvida. O duty free desse aeroporto é ruim? é pequeno? Não tem muita coisa? O da ida é diferente do duty free da volta? Queria comprar cosmético tipo da mac e sephora, lá não teria essas coisas ou não compensaria comprar lá?
    Obrigada.

    • Olá Danyelle. O duty free não é o melhor não, mas você acha muita coisa, especialmente maquiagem. Pra falar a verdade eu compro coisas nas lojas mesmo, então nem sei se os preços compensam. Beijos

  17. PATRÍCIA DE ARAUJO SILVA disse:

    Meu visto é de transito, na volta para o brasil a minha escala é de 10 horas, eu consigo sair do aeroporto para uma volta na CN tower ?

  18. maria eugenia disse:

    öi Gabi Sempre que vou programar uma viagem circulo pela internet a procura de dicas. Gosto muito de seus relatos,fotos e de seu cachorrinho. Já vi Quebec que está ótimo. Adorei Paris canadense. Estou programando uma viagem a Toronto,Quebec,Niagara e Montreal em julho de 2015. Porém fiquei preocupada pois descobri hoje que em julho de 2015 vai estar sendo realizado o Panamericano em Toronto. O que você acha? A qualidade da viagem vai ficar comprometida? E os preços ficaram muito mais caro? Em todos os lugares ou só em Toronto?

    • Ola Maria Eugenia… Obrigada pelo recado e visita ao blog. Boa pergunta, eu não sei se os preços estarão mais caros (acredito que passagem e hospedagem sim), mas será um evento super legal e organizado e eu viria para cá mesmo se tivesse que pagar um pouco mais. Acho que o clima da cidade estará ótimo! Beijos

  19. Rodrigo disse:

    Gabriela,

    Estou indo para Europa e farei uma conexao de 13 horas no YMZ.
    Eu poderia sair do Aeroporto para dar uma volta na cidade? Caso positivo, o que recomendaria?

    Desde já muito obrigado!

  20. denise franco disse:

    Oi Gabriela, tudo bem?

    Estou indo para o Canada em Janeiro e vou fazer conexão em Toronto.. mas eu tenho cerca de 12 horas de espera… queria saber se compensa eu sair, dar uma volta por Toronto ou passear pelo aeroporto já vai fazer meu tempo passar rs..

    me ajuda.. rs..

    bjss

    • Gabriela disse:

      Ola Denise. Vc tem que ver o tempo – se estiver nevando o ideal é que fique no aeroporto. Dependendo do horario da sua conexão – de dia ou a noite – eu iria sim para o Centro, dar uma volta no Eaton ou mesmo subir na CN Tower. Só lembre que nao há metro chegando no aeroporto e o trajeto aeroporto > estação de metro demora 30 minutos (com neve um pouco mais). Beijos

  21. Clarissa disse:

    Oi Gabi.
    Vou para Toronto em outubro (e seu blog tem me ajudado mto!), gostaria de saber quais lojas que possuem lugar para guardar as malas, pois pelo que eu vi o aeroporto não disponibiliza este serviço.

    obrigada.
    bjoo

    • Gabriela disse:

      Ola Clarissa! Poisé, o Pearson não tem serviço de storage de malas. Mas vi no site deles que há sim uma loja que disponibiliza. Os numeros estão abaixo, assim como as informações:

      Unfortunately, due to security concerns, there are no lockers available at the airport. Storage facilities are however available at the Travel Store located on the Departures Level of Terminals 1 and 3. The Travel Store also provides luggage strapping and fax services. For rates and hours of operation please contact the Travel Store:

      Terminal 1: (416) 776-1313
      Terminal 3: (905) 612-6677

      Tambem achei esta informação aqui:

      Luggage Storage / Lockers – Terminal 1 (Level 3) – hidden at the far end of the terminal behind the A section ticket counters.
      Terminal 3 (Level 2) – located at the center of the airport in the Canada ticket counter. It is hidden behind the ticket counters before entering security.
      Rates are per day, according to size $4 (small), $6 (medium), $8 (large), $10 (extra large). Open 05:00-01:00

  22. Lucianna disse:

    Ainda nao encontrei aeroporto no mundo melhor do que o de Amsterdã, além de tudo isso que se tem em TO, eles ainda tem um casino e o trem te deixa no centro em menos de 30 min…. Agora um dos piores que já fui (considerando grandes aeroportos, claro!) é o de Londres, nao suporto aquele aeroporto… 🙂

    • Gabriela disse:

      Ola Lu! Fomos para Amsterdam ano passado e tbem gostamoa muito do aeroporto. Em Toronto eu me sinto “em casa” e acho que é por isso que sou fã do Pearson! Obrigada pelo recado

  23. Get Away disse:

    Que saudades desse aeroporto… marcou muito minha vida! Quando fui para Toronto em jan/2008 era a minha primeira viagem internacional e também a minha primeira viagem de avião, então imagina, tudo era novidade!

  24. MARIA DAS GRAÇAS SANTOS SILVA disse:

    NAO VEJO A HORA DE CONHECER ESTE AEROPORTO. SCARLET. NATAL-RN

  25. Daniela disse:

    Gabi, tudo bem?? eu Vi que seu cachorrinho viajou com vc como bagagem de mao. Vc pode me dizer quantos kilos ele tem mais ou menos?? Eu tenho dois e estou pensando em levar para o Brasil, mais eles tem perto de 10 kg. So por curiosidade, como eh o tratamento da Air Canada para esse tipo de transportes (pet)??

    Obrigado

    • Gabriela disse:

      Ola Daniela! Obrigada pelo seu recado!
      O Joe possui 9kg e com a mala da os 10kg certinho permitidos. Quando voamos para o Brasil a empresa TAM eh que eh mais chata. A airCanada eh super tranquila e ate dao uma tregua se passa algumas gramas. O ideal eh vc ir no aeroporto e levar seus caes e a mala que eles vao viajar e mostrar para algum representante da empresa. ai eles vao dizer com certeza se esta ok deles viajarem. O problema aque vejo eh que somente um animal eh permitido dentro da cabine durante voos longos. Entao nao sei como vc faria com seus 2 caes. Ainda, vc tem que rservar com uma super antecedencia, nao esqueca disso.
      Espero poder ter ajudado.
      Boa sorte

  26. KIKI disse:

    VCs estão vindo Gabi? Bjus

  1. 21/02/2014

    […] falando aqui no blog para vocês: como tirar o visto de turista, como ir e voltar do Aeroporto, o que fazer no Aeroporto enquanto espera seu vôo, preparar sua mala baseado na temperatura da estação (e Toronto possui 4 estações bem […]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *