Pular para o conteúdo

A Paris Canadense

Paris_Ontario_gabynocanada1

Você provavelmente vai pensar que eu estou mentindo quando digo que no domingo fomos em Paris apenas para almoçar, mas é verdade. E isso levou um pouco mais de 1 hora para chegar a partir de Toronto. Obviamente a Paris que estou me referindo não é a Francesa, mas a Canadense.

Paris_Ontario_gabynocanada11

Paris_Ontario_gabynocanada7

A cidade recebeu o nome de Paris devido a grande quantidade de depósitos de gipso na região, principal matéria prima usada para fazer gesso-de-Paris (um tipo de gesso usado para esculturas). A versão canadense de Paris é uma pequena cidade (população: 11.000) no sul da província de Ontário, a 111 km de Toronto e perto de Brantford. A ligação entre Paris e Brantford é mais do que geográfica: existe um elo importante histórico entre os dois. Enquanto Brantford é conhecida como a “cidade de telefone” (o local aonde viveu Alexander Graham Bell e aonde aconteceu a primeira chamada telefônica de longa distância), as pessoas às vezes se esquecem que Bell teve que fazer sua chamada para algum lugar… e o local foi Paris, Ontario. No dia 10 de agosto de 1876 Alexander Graham Bell recebeu a primeira chamada de longa distância da história na loja “The River Lily” (91 Grand River St. North, Paris). A chamada foi feita pelo pai de Graham Bell, que estava no centro de Brantford. Há uma placa de bronze nesta loja orgulhosamente anunciando o feito histórico.

Mas voltemos a falar sobre Paris, se a Paris francesa é chamada de “cidade luz”, a versão Canadense é referida como “cidade do paralelepípedo” devido ao uso deste material em alguns dos edifícios históricos. A rua principal da cidade – Grand River Street – possui lindos casarões vitorianos e um ótimo comércio, com 99% das lojas chamadas “Paris”. Nossa loja favorita – e parada obrigatória para quem visita a cidade – foi uma loja de chocolates e sorvetes, chamada Chocolate Sensations.

Paris_Ontario_gabynocanada10

Paris_Ontario_gabynocanada13

A cidade é pequena, mas tem seus encantos!

Paris_Ontario_gabynocanada3

Paris_Ontario_gabynocanada4

Paris_Ontario_gabynocanada5

Paris_Ontario_gabynocanada6

O Grand River atravessa a cidade, recuando até as extremidades traseiras das lojas ao longo de um lado da Grand River Street. Muitos dos edifícios possuem varandas que pendem sobre a água e alguns cafés e restaurantes têm pátios com vista para o rio, fazendo deste um local pitoresco para um almoço.

Paris_Ontario_gabynocanada8

A cidade de Paris, Ontario localiza-se na junção dos rios Nith e Grand, e você pode notar a força da água na região. Além disso, se você é amante de esportes radicais, há várias atividades, incluindo rafting.

Paris_Ontario_gabynocanada12

Paris_Ontario_gabynocanada2

12 comentários em “A Paris Canadense”

  1. Edna Borges dos Santos

    Gabi, boa noite! Estou entrando em contato para solicitar informações sobre o processo de validação dos diplomas. Beijos Edi.

    1. Ola Edi! Obrigada pelo recado! Eu não tenho meu diploma validado. Sei que Cada profissão possui a sua maneira de validar o diploma. Fisioterapeutas – no meu caso – têm que traduzir o histórico de todas as disciplinas que fez na faculdade + fazer uma roca escrita e outra pratica. Como trabalho na área acadêmica e de pesquisa e estou cursando Doutorado aqui eu nao precisei validar, mas se quiser exercer minha profissão tenho que fazer o processo! Beijos e desculpe nao ajudar

  2. Que lindo!!! Muito bacana… Tanto lugarzinho maravilhoso nesse mundo, né?
    E adoro porque sempre tem uma gordice deliciosa junto! hehehe Curti o tal Chocolate Sensations ;D
    Beijão

  3. Oi Gaby tudo bem?
    Estou em Toronto a 5 meses e infelizmente vou embora dia 19 de fevereiro agora. Amo seus posts e acompanhei todas suas dicas enquanto estive por aqui! Agora que faltam 3 semanas pra ir embora quero ir esse final de semana para alguma cidadezinha aqui perto sem ser Niagara que ja fui. Li seu post sobre Paris, achei fofa a cidade mas queria saber se voce me recomenda alguma outra.
    No outro final de semana quero ir pra NY mas com empresa de excursão. Voce me recomendaria alguma e lojas que eu nao poderia deixar de ir para compras baratas de coisas para mulher? Relogio, oculos, bolsas e etc. Muitissimo obrigada! Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *