Pular para o conteúdo

Old City Hall e Toronto City Hall

1710711-toronto_logo

A atual prefeitura de Toronto (Toronto City Hall), casa do governo municipal e escritório do excentrico prefeito da cidade Rob Ford, foi construída em 1899 para substituir a antiga prefeitura devido a uma escassez de espaço. A atual prefeitura é, na verdade, a quarta da cidade e fica localizada na Nathan Phillips Square (área aonde ficava a antiga Chinatown da cidade, que foi desapropriada e demolida em meados da década de 50, em preparação para o novo edifício cívico.

PrefeiturasToronto10_gabynocanada

A construção do prédio da prefeitura gerou alguns desentendimentos, já que o prefeito da cidade (Nathan Phillips) queria algo moderno e futurístico e abriu uma chamada internacional para atrair arquitetos de todo o mundo. Porém, muitos dos membros do seu conselho achavam que um arquiteto Canadense deveria ser escolhido. No fim, um arquiteto finlandês – Viljo Revell – ganhou a competição. Enquanto a base do edifício é retangular, suas duas torres são curvas transversalmente e com diferentes alturas. A torre leste possui 27 andares (99,5 metros de altura e um observatório no seu topo) e a torre oeste é de 20 andares (79,4 metros). No meio das torres fica a càmara dos conselheiros (Council Chamber) . Do alto o edifício é visto como um olho aberto giganteç assim o apelido original do edifício é “The Eye of Government” (o olho do governo).Quando finalizado o edifício gerou muita polèmica entre os moradores da cidade que achavam que ele era extremamente futurista. De certa forma acredito que eles estávam até certos, pois hoje, meio século depois, ainda parece muito moderno.

PrefeiturasToronto14_gabynocanada

PrefeiturasToronto13_gabynocanada

Desktop36

PrefeiturasToronto15_gabynocanada

PrefeiturasToronto17_gabynocanada

O prédio da antiga prefeitura (Old City Hall) destaca-se no centro de Toronto: estilo neo-romanesco, antigo cercado de edifícios modenos, uma torre com relógio e 3 sinos que tocam a cada hora. Difícil acreditar que durante a construção do Eaton Centre este edifício quase foi demolido. O Old City Hall foi a casa do conselho municipal entre 1899-1966 e continua sendo uma das estruturas mais importantes da cidade. Fica localizado na esquina da Bay Street e Queen Street, pertinho da nova prefeitura.

PrefeiturasToronto11_gabynocanada

PrefeiturasToronto12_gabynocanada

PrefeiturasToronto16_gabynocanada

O prédio dentro não é tão bonito quanto fora. Fizemos uma visita rápida porque não achamos muitas atrações, além de ser proibido bater fotos. O que me chamou a atenção foram as escadas de mármore super (super mesmo) gastas.

Ambos os prédios podem ser visitados durante todo o ano. Procurei no website da prefeitura para trazer informação de horário para vcs e não encontrei. Mas encontrei uma pãgina com guias para você fazer um tour por conta própria. Clique aqui e aqui e tenha informações sobre visitas a estes edifícios.

6 comentários em “Old City Hall e Toronto City Hall”

  1. Que legal Gabi…fiquei com saudades…o hotel q eu ficava sempre que me hospedava em Toronto era bem pertinho…sempre iamos passear e jantar no shopping logo atrás….aliás foi ai ao lado deste lago congelado que vi neve pela 1° vez e que andei( tentei) andar de patins no gelo…( não dava um passo)rsrsrs..passei momentos muito felizes ai nesta cidade…curtam mt tudo que vcs podem…bjão!

  2. Pingback: 24 horas em Toronto | Gaby no Canada

  3. Pingback: Doors Open 2015: explore os edifícios de Toronto de graça - Gaby no Canadá

  4. Pingback: Minha lista de 25 lugares para visitar de graça no Doors Open Toronto versão 2017 - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *