Edifício do Commerce Court North

8e01f1dddb1e61f624930e0e4592212b

Talvez seja difícil você notar o prédio do Commerce Court North no meio de tantos outros arranha-céus no centro financeiro de Toronto. Porém, acreditem: este prédio de 34 andares construído em 1931 já foi considerado o maior do pais. A estagnação econômica da Depressão, e a interrupção da Segunda Guerra Mundial garantiram o reinado incontestado deste edifício como mais alto no Canadá por mais de trinta anos.

Desde 1972 este prédio faz parte do complexo Commerce Court, e acabou “perdendo espaço” quando ao seu lado foi construído a torre Oeste (Commerce Court West) com 57 andares (em contraste aos seus 34 andares – veja foto da maquete abaixo). Hoje no local funciona o banco CIBC.

CommerceCourtNorth_gabynocanada1

CommerceCourt_gabynocanada5

O que chama a atenção no edifício é seu “banking hall”, com um teto alto, lustres enormes, teto de ouro, arcos e grande janelas. Abaixo dali existem mais 4 andares, que é onde o banco que funciona no local possui seus cofres. Dizem que os andares do subsolo são todos revestidos de aço e tão fortes que se o prédio caisse os cofres ficariam intactos.

CommerceCourtNorth_gabynocanada2

CommerceCourtNorth_gabynocanada3

Como permaneceu por 30 anos sendo o edifício mais alto da cidade o local possuia uma plataforma de observação pública, que ficou aberta por poucos anos devido a segurança (não, naquela época ninguém se preocupava com ataques terroristas: o medo ali era de suicídios!). Na época, as pessoas precisavam pagar CAN$0.25 para apreciar a melhor vista da cidade. O mirante funcionava aonde estão esculturas de rostos longos, com barbas. Infelizmente nos últimos anos o observatório foi fechado e não foi possível visitá-lo durante o Doors Open 2013.

CommerceCourtNorth_gabynocanada4

Commerce Court North_observationdeck

Endereço: 25 King Street West
Website: www.commerce-court.com

You may also like...

No Responses

  1. 12/06/2013

    […] anos 1930s os prédios mais altos de Toronto eram o Commerce Court North (145 metros, 34 andares), o Hotel Chateau Fairmont (124 metros, 28 andares) e o Canada Life […]

  2. 05/10/2013

    […] lustres enormes, teto de ouro, arcos e grande janelas. Quer saber mais sobre o edifício, clique aqui e leia meu post quando visitamos o edifício no Doors Open Toronto de […]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *