Pular para o conteúdo

5 coisas que você precisa saber sobre o Tim Hortons

14July09_TimHortons

Certamente quando você visitar o Canadá vai se apaixonar pelo Tim Hortons, uma rede de cafés que é super Canadense e super popular por aqui. Você não precisa gostar de café para amar o local (eu, por exemplo, não tomo café); isso porque: há várias opções de lanches, tudo sempre fresco, muito gostoso, e com um ótimo preço. Uma das “atrações” de Toronto é certamente sentar em um das diversas lojas do Tim Hortons (na cidade de Toronto são 249) e comer algo gostoso, tomar um hot chocolate no frio, e curtir a cidade. Hoje resolvi escrever no blog sobre 5 coisas que você precisa saber sobre o Tim Hortons. Na verdade, são 5 curiosidades sobre esta rede. Vamos lá!

1. Mais popular do que McDonalds

Quando você vem para a América do Norte e pensa em uma rede de alimentos certamente o McDonalds vem a sua cabeça. Isso pode até acontecer nos USA, mas no Canadá o Tim Hortons é considerado o maior operador de serviços alimentícios do Canadá (em outras palavras, a maior rede neste genêro do Canadá). Acredite ou não, aqui no Canadá o Tim Hortons possui mais do que quase o dobro do lojas do McDonalds. Dê uma olhada abaixo no google maps se você digitar Tim Hortons (todos os pontos rosa no mapa são lojas desta rede).

map_TimHortons

Uma curiosidade: Moncton, em New Brunswick, é a cidade que possui o maior número de Tim Hortons per capita no Canadá (não, não é Toronto… apenas de eu achar que fosse porque há muitas lojas por aqui). A cidade possui 22 franquias Tim Hortons e 64 mil habitantes. Isso equivale a um restaurante para cada 2.915 habitantes, muito abaixo da relação de Tim Hortons para cidadãos canadenses (que é de 1 para 15.000 habitantes).

2. Tim Hortons foi um jogador de Ice Hockey

Tim Hortons foi um jogador de hóquei canadense (com uma carreira de 24 anos) que fundou a rede de cafés em Hamilton, Ontario, em 1964. Morreu em 1974 quando, bêbado, sofreu um acidente de carro. Clique aqui e veja algumas fotinhos dele.

3. Os uniformes dos empregados foram criados por um estilista

Os uniformes nos tons de bege, marrom, preto e vermelho usados pelos funcionários do Tim Hortons pode não parecer muito moderno ou fashion mas foram criados em 2001 pelo estilista Stephan Caras, que já trabalhou para Guy Laroche, Hermes e the House of Biba. Segundo o estilista os funcionários da Tim Hortons irão se sentir muito profissionais nesta coleção”. Na época que desenvolveu os uniformes (que nunca me chamaram a atenção, confesso) Caras disse: “É um olhar mais contemporâneo, mais novo que permitirá que eles se sintam bem no que vestir. Os funcionários são embaixadores de atendimento ao cliente – a imagem do Tim Hortons. É por isso que eu projetei um olhar que é nítido, limpo e elegante”.

4. Os Canadenses amam o Timmies

Eu sempre achei que os Canadenses amavam o Timmies (como esta rede é carinhosamente chamada por aqui) porque é barato, porque há várias lojas espalhadas pelo Canadá, e porque os produtos são gostosos (realmente gostosos). Mas parece que este amor tem um outro significado. Segundo alguns blogs que tenho lido, o fato da cultura Canadense estar apagada e misturada à Americana faz com que os Canadenses apreciem as poucas coisas que são realmente Canadenses… e uma delas é o Tim Hortons.

5. É difícil escolher o que você vai comer

Quando você chegar em uma loja vai se deparar com uma vitrine de bolos (muffins) e sonhos (donuts) que vão certamente chamar sua atenção (e sua gula). Mas há muito mais do que aquilo que esta exposto.

De bebida, eu gosto muito dos cafés gelados: o frozen cappuccino (Iced Capp) é uma delícia. Também gosto do frozen lemonade (espécie de limonada gelada) que é ideal para os dias de muito calor. Quando esta frio eu peço o hot chocolate, que é muito gostoso (e super quente! cuidado!).

Para comer eu AMO os bagels (há vários tipos, o meu favorito é o de gergelim – sesame). Você pode pedir com cream cheese, manteiga, etc. Meu marido já gosta de pedir os sandwiches com bacon, ovo, sausage… há várias opções de pães e paninis mas eu não sei dizer qual a melhor pois nunca como. Você também pode fazer combos com café e um bolo.

Super tradicionais você não pode deixar de provar os Timbits, mini sonhos de vários sabores que vem em caixas pequenas. Você pode pedir sortidos ou escolher um único sabor. Os timbits são super tradicionais que já perdi a conta de quantas reuniões que fui e tinha uma caixa destes mini-sonhos na mesa.

Mais dicas

– Nem todas as lojas possuem todos os produtos. Há lojas menores (menos completas) que só vendem bolos e cafés.
– Algumas lojas possuem a ColdStone Creamery, sorveteria maravilhosa da rede. Vale a pena conferir: os sorvetes são montados em uma pedra gelada; por exemplo, se você quer sorvete de flocos (cookie’s and cream, eles pegam o sorvete de vanilla e misturam com uma bolacha oreo… hummm, é delicioso).
– Há várias lojas 24h e vários Drive Thru.
– Clique aqui para conhecer mais sobre a marca.

47 comentários em “5 coisas que você precisa saber sobre o Tim Hortons”

  1. Nossa, que legal. Confesso que nunca tinha ouvido falar e pensava que teria um Mc Donalds em cada esquina!
    O fato dos canadenses amarem tanto a marca por ser algo que os difere da cultura americana realmente faz todo sentido…

  2. Vale a pena dizer que existe o hot chocolate white, não é muito famoso. Só fiquei sabendo por intermédio de outra pessoa. Ainda não experimentei, pois quando vou a rede sempre esqueço, mas vale a dica.

    1. Oi Kiki! O problema é que quando as franquias vão pro Brasil os preços içam absurdos. Aqui o chocolate quente é 1.25, o muffim 1.50… Imagina como não seria no Brasil! Beijos

  3. Eu amo o chocolate quente do Tim Hortons…. fiquei com vontade agora, já que está um dia chuvoso aqui em São Paulo…
    Muito interessante o seu post, não sabia de metade do que você falou.
    Bjs e bom fim de semana

  4. Morei 6 meses em Toronto, adorava o Tim..tomava cafe lá todos os dias!
    Gabriela, adorei seu blog!
    Gostaria de saber como está o clima por ai?
    beijos

    1. Olá Daniela! Obrigada pela mensagem e não deixe de gostar da pagina do blog no facebook (lá eu falo sobre outras coisas, como clima). Esta mais frio que o previsto. Na ultima quinta nevou e acredito que a temperatura a melhorar nas próximas semanas (mas ainda teremos temperaturas de 1 digito).
      😉

  5. Oi Gabi! Adoro o Tim! e nem acredito que vou matar a saudade esse mês.
    Adoro seu blog! Fico sabendo de lugares que não conheci na minha morada ai.
    Gostaria da sua ajuda se possivel. Estou fazendo minha mala, mas não sei o que eu coloco. O tempo está tão doido. Vc ainda usa casaco pesado ou só está um frio de leve?
    beijos,
    Daniela

    1. Obrigada pela visita e recado ao blog. Não deixe de acompanhar o blog via facebook – lá posto varias outras dicas. O tempo resolveu esquentar e acho que vc deve trazer um casaco (porque o tempo aqui é doido, vc sabe) mas nada muito grosso: uma capa de chuva, um casaco de linha… algo assim. Hoje, por exemplo, esta 22 graus e amanha vai chegar a 25. Beijos

  6. A gente AMA o Tim Hortons!! (Quem nao gosta?!) todo final de semana é cafe da manha na certa por la… Nao sabia dessa do sorvete!!! Vou procurar saber! Ainda mais que agora ta ficando quentinho.. 😉 preciso provar esse de flocos!!!

    Beijocas!

  7. Noossa que saudade, morei um ano no Canada (em Alberta) e adorava este Tim Hortons e seus donuts (Boston Cream) e o menu favorito, mais o frozen (iced?) cappuccino….

  8. Fomos p/Canadá a turismo,mas não tem como não amar o Tim Horton!!Aquele hot chocolate é divino!!!hehehe!!!No geral,tudo é fantástico,desde os donuts até os mais sofistcados lanches!!Bebidas de varios tipos tbm,mas o hot chocolate,esse vc não tem como não deixar de amar!!!

  9. Olá, Boa Noite. São exatamente 12:15 aqui em Toronto, minha primeira semana. Ainda não acertei o pedido. O quero gastar CAD$ 3 com bebida e algo para comer. O que sugerem?

  10. Eu morro de saudades do Tim hortons, da água na boca! devo voltar ao canadá em Novembro! já não vejo a hora, uma das primeiras coisas que vou fazer é ir ao Timmies. Conheci uma loja em Niagara Falls, é imensa, não tenho certeza mas deve ser a maior da rede. Muito legal o seu post com informações sobre o Tim Hortons! Ai que saudade! o meu favorito no verão eh o Strawberry banana smoothie with low fat yorgut! e os Banana Timbits!

  11. Pingback: Are you ready for Toronto? | Gaby no Canada

  12. Muito legal esse seu post sobre o Timmies.
    Trabalhei lá por dois anos e meio enquanto fazia faculdade de noite.
    Fui supervisora durante dois anos.
    Quero dar duas dicas adicionais que acho legal.
    1) pra quem não pode consumir cafeína, o decaf coffee do Timmies é produzido pela técnica chamada “Swiss water”, totalmente natural sem adição de nenhum produto químico.
    2) Icecap tem 10% a mais decafeína do que o café comum da rede. Me cansei de alertar pais que compravam pros seus filhos pequenos, e muitos agradeceram a informação, pois pensam que é um “sorvete” com sabor de café.

    Ah, o chocolate quente é mesmo muito quente. Se quiser vc pode pedir que coloquem dois cubos de gelo!

    Abs

  13. Gaby,
    O Tim parece ser um lugar muito bom mesmo! com certeza irei comer bastante por lá!
    Deixa eu pergunta, como são as frutas ai? é fácil de encontrar? Muito caro?
    Se eu passar meu intercambio todo comendo donuts e chocolate…vou voltar rolando pro Brasil!
    Seu blog é o melhor sobre o Canada!!

    1. Ola Luiz. Tem fruta sim, e o preço é bem bom (eu tbem tinha o mito de que não se achava fruta). Tem uns potinhos de frua picada (fruit cup) em varios locais, inclusive starbucks. Tem muita comida saudavel! 🙂 E vc vai caminhar bastante tbem! Isso vai ajudar a manter o peso com certeza! 🙂

  14. Flávio Rodrigues Dos Santos

    Acabei de voltar de Vancouver e estou com um saudades do Tim Hortons, eu ia todas as tarde tomar um French Vanilla e comer um Donuts.

  15. Pingback: Quatro anos de Canadá - Gaby no Canadá

  16. Morei dois anos no Canadá e posso afirmar que uma das coisas que mais me dão saudades é o Tim Hortons. Eu comia todo dia, janta e almoço lá, além de ser em conta para o estudante internacional, é mais saudável que comer McDonald’s por exemplo. AOS BRASILEIROS QUE GOSTAM DE CAFÉ COM LEITE, PEÇAM O “DOUBLE-DOUBLE” ele se assemelha no gosto, pois eles colocar creme de café no lugar do leite, eles devem ter a opção com leite, mas nunca tentei pedir… Experientem as sopas do Tim’s, eles tem uma sopa de brócolis deliciosa, e vem acompanhdo com pãezinhos, quanto aos donut’s, experimentem TODOS, realmente, uma vez viciado neles, difícil largar hahaha. Quando eu voltar ao Canadá minha primeira parada será no Tims hahaha.

  17. Morei 1 ano em Waterloo, adorava tomar Hot chocolat com Donuts. E os meus filhos a caixinha de Tim bits. Sou tão apaixonada que trouxe para o Rio a caneca. E muito bom!

  18. Fiz um intercâmbio de 1 mês em Toronto, e no prédio da escola havia uma loja da Tin Hortons, sinto tanta saudade do French Vanilla e do Boston’s Cream, assim como sinto saudades desse país maravilhoso, que um dia ainda espero chamar de MEU LAR.

  19. Saudades imensa de Toronto! Estive por 30 dias em um intercâmbio cultural em Outubro/15 e tinha um Tim Hortons bem no caminho de casa….Qta perdição!! Mas não deixei escapar, trouxe uma lata do hot chocolate…só esperando o inverno chegar….rsrsrs….. Obrigada Gabi por me fazer lembrar de tudo isso…. 😉

  20. Ah… acabei de voltar do Canadá e fiquei apaixonada pela sopa do Tim hortons: Chili. Tinha vontade de comer todos os dias, sem contar que vem acompanhada de um pãozinho delicioso (que vc pode escolher), eu sempre pedia integral, com manteiga e tostado! Maravilhoso! Amei os lanchinhos também, qto a bebidas… ah o french Vanilla!

  21. Adorei ler tuas dicas. Você escreve de forma descontraída. Você tem Instagram? Quero acompanhar suas dicas sobre o Canadá. Pretendo ir ano que vem, ja estou me organizando. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *