Pular para o conteúdo

Templo hindu em Toronto

Desktop1

O BAPS Shri Swaminarayan Mandir em Toronto tornou-se foco de interesse e admiração para cidadãos locais e visitantes de Toronto. Foi inaugurado em 22 de julho de 2007, por Pramukh Swami Maharaj, o líder espiritual (ou como eles chamam, o guru) do BAPS. Também estiveram presentes na cerimônia e o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, o Premier de Ontario Dalton McGuinty, o líder da oposição, Stéphane Dion, e o embaixador indiano no Canadá Rajamani Lakshmi Narayan. O templo foi construído com calcário turco e mármore italiano por 2000 voluntários em tempo record (18 meses) e custou $40 million. É o segundo maior templo hindu fora da Índia, atrás apenas do Shri BAPS Swaminarayan Atlanta Mandir.

DSC_8877

DSC_8885

DSC_8898

foto (1)

A beleza do local e a fusão da arquitetura indiana tradicional com tecnologia moderna tem atraído pessoas de todas as culturas, incluindo nós, que demos uma passadinha por lá. Além de ficarmos impressionados com a arquitetura do Mandir e a complexidade detalhada das esculturas (local de reza – o templo branco) ficamos surpresos com a receptividade das pessoas e com a cerimônia que participamos (muito animada e diferente).

BAPS_Toronto_Art___Architecture_16f

BAPS_Toronto_Art___Architecture_22f

BAPS_Toronto_Art___Architecture_24f

As fotos acima foram tiradas na parte de fora do templo e a uma certa distância (é proibido bater fotos próximas, mas você pode recorrer sempre ao zoom). Dentro do templo as fotos são proibidas – e as fotos que coloco aqui no post são do site do templo (utilizadas aqui com autorização deles). Você deve tirar o sapato para entrar no local… e durante a cerimônia as mulheres e os homens ficam separados (mulheres ficam atrás e os homens na frente). Há muita musica, canto e todos são abençoados, não importa a religião! Diferente e sugiro que você programe sua visita quando houver uma celebração. Há também um museu no local (que não fomos).

Maiores informações clique aqui.
Endereço, horários do culto e regras, clique aqui.

11 comentários em “Templo hindu em Toronto”

  1. Que lindo Gabriela. Que pena que não ficamos sabendo desse templo no período que estivemos aí. Merecia uma visita. Beijos.

    Rosemari

  2. Gaby, que legal o seu blog, tou indo a Toronto em Dezembro e meu desafio será seguir todas as dicas daqui, são todas legais, só não sei como farei para conhecer e experimentar tudo em 30 dias, tendo 8 horas de aulas diárias (Intercâmbio).
    Tou sem programação pro Reveillon, onde as pessoas geralmente passam? Se conseguir o visto americano talvez pense em ir pra Nova York, iria de mala e cuia como dizem por aqui já que no dia seguinte viajo de volta pro Brasil…preciso de dicas também do tipo, como é o mês de Dezembro para turistas ou estudantes, existe alguma característica especial além do frio?
    Obrigada Gaby por compartilhar o seu dia a dia.

    Barbie
    Salvador/ba

    1. Ola Barbara! Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. Não deixe de “gostar”da pagina do blog no facebook.
      No dia 31 tem um evento na praça principal da cidade (a Nathan Phillips Square), com shows e fogos. Não é tão legal assim, mas pelo menos é algo!
      Não entendi o que vc quis dizer com: “como é o mês de dezembro para turistas ou estudantes”. Dezembro é um mês normal, as pessoas aqui trabalham normalmente. Inclusive só tiram folga dia 25 e 26 de dezembro, voltam a trabalhar 27 e depois folgam 31 e 1 de janeiro. Vai lendo o blog e depois me passa perguntas específicas que posso dentro do possivel ajudar!
      Beijos e obrigada pela visita

  3. Estou fascinado pelas coisas que você posta. Em Setembro pretendo passar duas semanas em Toronto, antes de iniciar minha pós-graduação. Irei para estudar mais inglês e espero poder ver um pouco de todas as coisas que a cidade oferece, e seu blog tem sindo inspiring!!! 🙂

    Paraná-BR

  4. Oii Gaby, achei lindo demais, uma pena não poder tirar fotos lá dentro. Parece ser demais! Me diz uma coisa, paga para entrar? ele fica muito longe? Acredito que quando formos, não alugaremos carro, pretendemos ficar em Toronto uns 15 dias e 5 em Montreal..mas quero visitar Niagara Falls e On the Lake..há vários lugares que vc posta mas quando pesquiso dá muito tempo de metro..fico pensando se realmente conseguirei sendo que estará frio entre dezembro e janeiro. Não consigo medir custo x beneficio de carro ou trem rs. Meu namorado já morou ai por um tempo, mas não sabe dirigir ai.

    Obrigada e parabééns novamente.

    1. Olá Helen! O templo fica afastado e deve ser muito trabalhoso ir de TTC (transporte público). Não paga para entrar…
      Realmente tem que colocar no papel e ver o custo-benefício de alugar carro, ainda mais que as leis são diferentes e se seu namorado não sabe dirigir aqui pode ser complicado.
      Tenho um post sobre como ir para niagara (tem a opção de trem e ônibus).
      Para conhecer o centro não precisa de carro, mas varias das atracões que cito aqui vamos de carro, até porque amamos passear de carro!
      Beijos e obrigada pela visita ao GNC

  5. Ola Gabriela
    Encontrei seu blog enquanto buscava opcoes de passeios para minha familia que vira nos visitar em Fevereiro deste ano. Parabens pelo Blog!!
    Ja programei leva-los a NiagaraFalls, CN Tower/Aquarium, parques etc; mas este tempo lindo Mandir pretendo leva-los tb.
    Uma pergunta: A entrada de visita eh cobrada ou free?
    Fiquei interessada no passeio para BlueMontain, vou ver com o pessoal.
    Obrigada pela a tencao, take care
    GilvaKhemraj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *