Pular para o conteúdo

Ruas famosas de Toronto: University Avenue

A University Avenue fica localizada no centro de Toronto e apesar do nome não é nela que a Universidade de Toronto fica (a principal rua da UofT é a St George Street, que inclusive dá nome ao campus de downtown). A University Avenue é famosa por ser a sede da Assembléia Legislativa de Ontario e de grandes hospitais, os maiores e melhores da cidade (e até do país). Ainda, de maneira única, a Avenida consegue harmonizar o antigo e o moderno, possui inúmeras atrações e é uma das poucas ruas que possui uma calçada central, que fica toda florida na Primavera. Ainda, juntamente com a Yonge Street, a University Avenue possui as paradas do “U” do metro (sentido Spadina-University), o que faz o passeio da região mais fácil (já que se você se cansar pode pegar um metro).

Neste post vou tentar resumir as atrações desta rua e o que você pode fazer caminhando por ela (no sentido norte-sul).

Desktop

A University Avenue começa na frente do prédio da Assembléia Legislativa de Ontario (1), no sul do Queens Park. É neste prédio que fica o cabinete do Premier, que na prática é o líder da Província de Ontario. Já falei sobre este prédio aqui no blog e fiz uma visita gratuita.

assembleia_toronto

Saindo da Assembléia Legislativa de Ontario e descendo (indo em direção ao lago ou a CN Tower) você verá muitos prédios modernos: o prédio da UofT da Faculdade de Farmácia (2) – que fica mais bonito e colorido a noite -, o Toronto General Hospital (3) e um prédio espelhado curvado (4) que vai te chamara a atenção (foto abaixo), e possui várias clínicas e também parte do Mt Sinai Hospital. Ainda seguindo no sentido sul você verá outros hospitais: o Princess Margaret Hospital (5), o Mt Sinai Hospital (6), o Sick Kids (7) (considerado um dos melhores hospitais de criança do mundo), e o Toronto Rehabilitation Institute (8).

photo

img0

Ali pertinho (não na University, mas uma rua a oeste) está a igreja católica de St Patrick’s (9), uma das poucas igrejas católicas de Toronto (de arquitetura simples). Na University Avenue também fica o prédio do Consulado Americano (10), um prédio sem grandes atrativos. Fique atento pois várias vezes que passei por lá haviam manifestações (pacíficas) de pessoas de diferentes nacionalidades.

No número 330 fica o prédio da Canada Life Assurance (11), que é um dos mais bonitos desta rua. Quase na frente deste prédio, no canteiro central da Avenida, fica um monumento em forma de obelisco, o “South African War Monument” (12), erguido em 1910.

Monument_War_UniversityAvenue

Ali pertinho, na esquina da University Avenue com a Queen Street, fica o Osgoode Hall (13) (antiga faculdade de Direito e hoje abriga bibliotecas de Direito). Não deixe de visitar os jardins do Osgoode Hall e apreciar as grades históricas desta edificação. Ainda nesta esquina você encontra uma casa super antiga e preservada (que fica até meio perdida no meio dos prédios modernos e grandes), a Campbell house museum (14), do ano de 1822. Também fica ali o Four Season Center (15), um teatro aonde você pode assistir eventos artísticos gratuitos.

Seguindo ainda no sentido sul você vai certamente se impressionar com o novo hotel da cidade: Shangri-la Hotel (16), um prédio espelhado super alto e que possui escultura “diferente” embelezando a cidade (ou não?!).

June12 005

Quando você estiver na intersecção da University Avenue com a King Street, você verá que a maioria dos prédios possui uma “entrada”, e em dias frios esta região estará deserta. Você estará em cima do The Path (17), cidade subterrânea de Toronto. Portanto, entre em um dos prédios e caminhe pelo resto da University Avenue por baixo da terra.

5 comentários em “Ruas famosas de Toronto: University Avenue”

  1. Pingback: Canada Life Building |

  2. Pingback: Você tem 93 dias e 15½ horas para curtir o verão em Toronto |

  3. Pingback: “Sentindo” Toronto | Gaby no Canada

  4. Pingback: High Tea no Shangri-La Hotel de Toronto - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *