Pular para o conteúdo

St Lawrence Market, o mercado público de Toronto

Market1

Sempre que eu visito alguma cidade eu gosto de conhecer o seu mercado público. Dizem que é através de uma visita ao mercado que conhecemos a cultura e a diversidade daquela cidade. Como Toronto é super multicultural – e por aqui existem vários mercados que eu considero “públicos”, como por exemplo o Kensigton Market – eu acho que esta idéia de mercado caracterizar a cidade não se aplica a Toronto. Mesmo assim, o St Lawrence Market merece uma visita. Como disse, o St Lawrence Market é um dos mercados públicos de Toronto (não o único, mas o que mais se assemelha ao estilo que conhecemos no Brasil). Hoje é considerado um complexo, composto de três edifícios principais: o mercado Sul, o mercado Norte e o St Lawrence Hall.

Fachada do Mercado Sul
Fachada do Mercado Sul

O mercado sul – o mais visitado dos 3 – possui 3 níveis com mais de 120 fornecedores especializados em frutas, legumes, carnes, peixes, grãos, produtos lácteos, padarias, etc. Além disso há uma galeria de arte (no segundo andar no Mercado) e lojas de souveniers. É no mercado sul que você consegue comprar frutos do mar frescos, carnes de todos os tipos, queijos de todos os lugares do mundo, frutas e verduras exóticas, todos os tipos de grãos, diferentes tipos de mostarda (Anton Kozlik’s Canadian Mustard), muitos (eu disse muitos) tipos de arroz (Rube’s Rice Shop), comer o World Famous Peameal Bacon Sand­wich (na padaria Carousel), comer um churrasco português (na Churrasco’s), comer fast food de frutos do mar (no Buster’s Sea Company), ou comprar uma lembrança diferente da sua visita a Toronto.

Vista do Mercado Sul, andar térreo (mas não deixe de visitar o andar inferior)
Vista do Mercado Sul, andar térreo (mas não deixe de visitar o andar inferior)

O mercado norte é conhecido pelo Farmers Market (feira de agricultores) que acontece aos sábados. Esta é uma tradição iniciada em 1803 e continua até hoje, com os produtores do sul de Ontário trazendo os seus produtos para o mercado sazonal na cidade. Aos domingos, mais de 80 antiquários enchem o mercado do Norte e a praça ao redor do edifício, exibindo seus produtos. Nestas feiras é possível encontrar uma grande variedade de produtos antigos como livros, revistas, discos e objetos de arte, além de diversas barracas de frutas e verduras frescas. Há planos para reforma do mercado Norte, que ganhara uma fachada totalmente moderna.

St Lawrence Hall
St Lawrence Hall

Por fim, o St. Lawrence Hall foi construído em 1850 e hoje abriga empresas de varejo no térreo e escritórios no segundo andar. O terceiro andar, restaurada em 1967, contém o Great Hall, que está disponível para locação para casamentos e outros eventos especiais.

Até o Joe já almoçou no St Lawrence (e aprovou!)
Até o Joe já almoçou no St Lawrence (e aprovou!)

Endereço:
92 Front Street

Horários:
Mercado Norte / Farmer’s Market:
Sábados das 5am – 3pm
Mercado Norte / Feira de Antiguidades:
Domingos do amanhecer até 5pm
Mercado Sul:
Não é aberto as segundas.
Terças a Quintas das 8am – 6pm
Sextas das 8am – 7pm
Sábados das 5am – 5pm

Como chegar de transporte público:
Na minha opinião, a melhor opção é pegar o metro, saltar na Union Station e andar leste pela Front Street (inclusive a região é super fofa, chamada de Old Toronto – e vale o passeio).

Website com maiores informações:
http://www.stlawrencemarket.com/

12 comentários em “St Lawrence Market, o mercado público de Toronto”

  1. Voltei Gabi!! Agora viciei no blog! kkkk Curti a página no facebook e tb acompanho por lá!
    Eu adoro esses mercados, realmente através deles conhecemos bastante a cultura local!
    Você e o Joe estão lindos na foto!!
    Bjs

    1. Oi Carol! Vc vai adorar o St Lawrence Market! E a regiao ao redor/ bairro (chamado de Old District) eh super fofo! Beijos e me manda o link de uma foto da Neve para eu conhecer!

  2. Pingback: 24 horas em Toronto | Gaby no Canada

  3. Olá Gaby, chego em Toronto semana q vem e gostaria de saber se no St. Lawrence tem algum lugar para tomar café da manhã,pois quero conhecê-lo cedinho…

      1. Obrigada pela dica! Vou abusar e perguntar mais uma coisinha: se tivesse que escolher uma única vinícola para conhecer em Niagara on the Lake qual vc indicaria? Pretendo ir cedo até Niagara on the Lake e depois passar a tarde e noite em Niagara Falls para ver a iluminação das cataratas… Bjs

  4. Pingback: Nossa viagem a Toronto - Parte 1 - Casei e Mudei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *