Pular para o conteúdo

Pensamentos de 7 dias faltantes…

choose_your_happiness

Morar fora do país de origem nem sempre é fácil. Li em algum lugar algo que se encaixa perfeitamente a esta afirmação: “O imigrante nunca é 100% completo: uma vez fora do seu país, ele não vai conseguir se desapegar de sua cultura, tampouco vai conseguir voltar a viver na terra de origem sem estranhamento, sem desejar que as coisas aqui fossem como lá. Fora da sua terra, falta-lhe um pedaço. Na sua terra, falta-lhe aquilo que foi buscar quando saiu”.

Morar fora do país de origem também é confuso. Se por um lado a nossa visão do mundo se expande porque somos expostos a diferentes culturas, por outro cultivamos uma saudade de coisas que só quem nasceu e viveu em um país consegue reconhecer. A maior das saudades certamente são as pessoas especiais que ficaram por lá, os domingos ao lado daqueles que amamos, a comida caseira gostosa e quentinha, os abraços fortes dados nas datas comemorativas, os telefonemas fora de hora, o dia-a-dia compartilhado. A parte negativa de morar longe do Brasil é certamente a ausência da família e amigos; fora isso, é difícil encontrar um motivo para querer voltar. Apesar de ser um país muito multicultural – e esta tão próxima “globalização” ainda ser complicada de lidar – o Canadá tem segurança, tem outono, tem neve, tem parques, tem nossos objetivos profissionais, tem a nossa casa e tem nosso coração.

Viajar para o Brasil é sempre uma grande oportunidade não só de rever a família, mas sorrir para tudo aquilo que nos é familiar: o pão de trigo na padaria, o jornal sendo vendido no semáforo, as motos dividindo o trânsito com os carros, o português sendo falado nas ruas, as pessoas conversando dentro dos transportes públicos, a água do mar quentinha, a Rede Globo ligada no horário do jornal, os mosquitos, as piadas, os foguetes quando o time de futebol da cidade ganha, vendedor te abordando na porta das lojas, embalagens super pequenas de produtos nos supermercados, entre outros motivos. Viajar para o Brasil é também uma boa oportunidade de colocar na balança tudo aquilo que estamos vivendo aqui no Canadá para que, quando chegar a hora de tomarmos uma decisão, ela seja correta, consciente e, principalmente, nos traga felicidade.

10 comentários em “Pensamentos de 7 dias faltantes…”

  1. Bem vindos!!!! Sei que terão muitas prioridades, mas se puderem vir e pegar uma prainha aqui em jurerê ficarei muito feliz! Bjs e boa viagem !!!

    1. Aproveite TUDO de maravilhoso que o Brasil tem pra vcs e se algo ñ for tão bom assim deixe por lá mesmo!
      And love is the only baggage you can bring, is all you can’t leave behind…U2

    2. oi Kiki! Nós ainda não chegamos, só semana que vem. Vamos tentar nos ver sim, vai ser corrido mas vamos combinar. Sei que pelo menos iremos no ver no chá de bebe da Mana. Beijão

  2. Gaby acabei de chegar de Toronto e sem duvidas minha viagem não seria a mesma sem o seu blog…o que engraçado e quando estava ai e passava pelo lugares falava para meu esposo, a gaby falou…a gaby disse….como se te conhecesse ha anos…..Vc escreve muito bem coloca tanta emoção e tanto sentimento , já sorri e chorei muito lendo os seus post s.
    Eu e meu esposo temos muita vontade de morar ai em Toronto, quando cheguei ai senti no meu coração como se tivesse nascido para morar ai, o ritmo da cidade, as cores tudo me encantou e prendeu meu coração, mas mesmo tempo a gente coloca na balança a saudade , a família…Estamos estudando as possibilidades analisando os pro e contras e espero muito tomar a decisão certa. Sem te conhecer pessoalmente, mas sinto um grande afeto por vc 😉

    1. Que mensagem linda Natália! Me emocionei! Muito obrigada! Que bom que eu ajudei a viagem de vcs a ser mais especial… De qualquer forma ela já seria especial, tenho certeza! Toronto é linda demais e uma ótima cidade para morar. Vamos mantendo contato e quem sabe não nos conhecemos pessoalmente quando vcs vierem morar aqui de vez! Beijos

      1. Puxa como fiquei feliz de ler seu comentário e eu abro seu blog todos os dias, sem falhar nenhum, eu era umas de suas leitoras anonimas que espera anciosamente por seus posts…rs…rs….
        e quando estava ai em Toronto, e passei universidade ainda fiquei pensando se te veria por ,a credita:? a gente mulher é boba,ne?

  3. Gabi simplesmente amei esse teu post. É tudo que estou sentindo e está na minha cabeça agora!
    Ah se pudessemos trazer familia e amigos pra ca… E tão difícil colocar tudo na balança e decidir o que é melhor… e se eu fizer a escolha errada e me arrepender? Ai ai…
    To indo pro Brasil esse fds pela primeira vez desde que cheguei aqui … expectativa enoooorme!
    Bom final de ano e boas festa pra vocês! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *