Pular para o conteúdo

Para cada mês, um festival

O que mais admiro em Toronto é sua maneira de entreter seus habitantes. E não estou falando de cinemas, shoppings, restaurantes, museus e shows internacionais: estou falando dos festivais/eventos sazonais (ou quase que mensais) que a cidade oferece. Quando estiver visitando a cidade não deixe de checar se esta acontecendo algum festival. Neste post irei trazer uma lista rápida daqueles que mais gosto.

Janeiro – Fevereiro

Winterlicious: no alto do inverno a gente não se anima a fazer muita coisa, sair de casa, etc. Mas eis que, durante 3 semanas desta época gelada, você tem a possibilidade de ir aos restaurantes mais badalados da cidade, experimentar diferentes tipos de comida, com um preço fixo e em conta?! Este é o Winterlicious, festival de comida que vale a pena você ir. A dica é pesquisar quais restaurantes estão participando do evento e fazer a reserva com antecedência, pois os melhores tendem a ficar lotados rapidamente. Ah, em julho acontece a versão “verão” – Summerlicious, mas no verão a gente quer é curtir mais os parques, praias e ficar menos em restaurantes.

Fevereiro

Icefest: este festival apresenta uma série de exposições de escultura em gelo em toda a área Bloor/Yorkville. É muito legal ver os artistas craindo obras de arte através de peças enorme de gelo. Todos os shoppings, lojas e restaurantes da região entram no clima do festival, que acontece numa das regiões mais fofas e chiques da cidade.

Maio

Doors Open Toronto: este é um evento no qual os principais prédios públicos de Toronto ficam com suas “portas abertas” para visitação do público. A idéias é super legal e você pode baixar um aplicativo para ver todos os edifícios (são mais de 100) que estão abertos para visitação.

Junho

Luminato: festival de artes na cidade, com apresentações de música, dança, teatro, filmes, literatura, artes visuais e palestras. O festival Luminato sempre me fascina pois todo ano há apresentações do Cirque du Soleil pelas ruas de Toronto e é simplesmente mágico.

Julho

Honda Indy Toronto: parte da Lakeshore vira pista de corrida quando os pilotos da Indy vem para cá. Daqui de casa a gente consegue ouvir um pouco do barulho dos motores e, já que não temos F1 por aqui, o jeito é se contentar e curtir a corrida e os eventos associados a esta etapa da Indy.

Agosto

Canadian National Exhibition: carinhosamente chamada de The EX!, a Canadian National Exhibition é uma exposição super tradicional da cidade. Ela acontece no final de agosto e vai até o Labor Day (primeira segunda feira de setembro). A primeira the Ex! ocorreu em 1879, em grande parte para promover a agricultura e tecnologia no Canadá. Agricultores, engenheiros e cientistas apresentaram suas descobertas e invenções no CNE para mostrar o trabalho e talento da nação. Junto com o crescimento Canadense, a Exposição também mudou ao longo do tempo, refletindo o crescimento na diversidade e inovação. Agricultura e tecnologia continuam a ser uma grande parte da CNE de hoje. No último dia da Exposição há uma apresentação de aviação (estilo esquadrilha da fumaça) imperdível.

Setembro

Nuit Blanche: festival de arte contemporânea que acontece durante noite adentro pela cidade. O tema do evento é: “One night only. All night long. All free”. Da tradução: “Uma noite apenas. Durante toda a noite. Tudo gratuito”. Muito diferente e vale a pena conferir como a arte muda as pessoas em uma noite.

O TiFF é super bem conceituado e vários filmes lançados no festival já ganharam o Oscar, como American Beauty, Black Swan, Ray, etc. O legal é você poder assistir a um filme, no final fazer perguntas para o diretor e elenco e ainda de quebra ver alguns dos famosos atores de Hollywood.

Novembro

Santa Claus Parade: a chegada do papai Noel em Toronto acontece em Novembro e é tradição desde 1905.

Cavalcade of Lights: início oficial das festividades Natalinas, a Cavalcade of Lights é um evento que acontece na praça da prefeitura (Nathan Phillips Square) e é marcada por um show de fogos, abertura da pista de patinação da praça e acendimento das luzes da árvore de Natal da cidade.

Dezembro

Lowe’s Toronto Christmas Market: este é um evento anual que capta toda a tradição, herança e charme de um Mercado de Natal europeu, enquanto mostra centenas de produtos artesanais locais. Entretenimento familiar inclui músicos, cantores e coros infantis, apresentações de palco de férias temáticos, animais, e, é claro, Papai Noel e seus elfos. O local não poderia ser melhor: Destillery District.

4 comentários em “Para cada mês, um festival”

  1. Pingback: 10 coisas para NÃO FAZER em Toronto | Gaby no Canada

  2. Oi Gaby! Primeiramente quero dar os parabéns pelo blog. Estou adorando e não consigo parar de ler! rsrs
    Gostaria de saber sobre os eventos de outubro, pois não localizei acima..e é bem o mês que estarei por aí.. =(
    Obrigada. Beijos!!

  3. Pingback: Toronto 2017: 12 eventos em 12 meses - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *