Pular para o conteúdo

Thomas Fisher Rare Book Library

Muitos acreditam que a era digital irá acabar com as estantes públicas e extinguir permanentemente a era das bibliotecas. O progresso tecnológico faz com que bibliotecas sejam abandonas, e transformadas em instituições obsoletas. Será? Eu acredito que não, mas se por algum momento estas previsões estiverem corretas, acredito que a perda será irreparável. E este post é para mostrar um pouco do charme das bibliotecas (ou melhor, o charme de uma das bibliotecas da Universidade de Toronto). Gostaria apenas de enfatizar que eu, como uma boa estudante, gosto sim de ir à Biblioteca, de ler um bom livro (com cheiro de velho), de procurar algo antigo e fascinante naqueles corredores pouco movimentados. Para mim, as Bibliotecas não são só livros: é lá que eu consigo me desligar mentalmente dos problemas para estudar e trabalhar, e é através das bibliotecárias que eu consigo buscar muita informação, seja ela em papel ou formato digital.

Se você não gosta de visitar ou estudar em uma biblioteca é porque não conhece a Thomas Fisher Rare Book Library, considerada uma das mais bonitas bibliotecas do mundo e localizada na Universidade de Toronto. Nunca havia falado dela antes por aqui porque simplesmente não a conhecia (e olha que passo na frente dele todos os dias).

A Thomas Fisher Rare Book Library tem a maior coleção de livros raros e manuscritos disponíveis para o público no Canadá, incluindo uma extensa coleção de primeiras edições de Lewis Carroll (autor de Alice no Pais das Maravilhas), material biográfico, e fotográfico. Há muita coisa diferente, como uma coleção de rótulos vintage de cervejas Canadenses, manuscritos da Era Medieval, entre outros. O manuscrito mais antigo da biblioteca data de 1789 B.C (antes de Cristo).

A Thomas Fisher Rare Book Library fica localizada no mesmo edifício da Robarts Library. Na verdade, o prédio que é comumente referido como Robarts Library, possui 3 torres, incluindo a Thomas Fisher Rare Book Library e a Faculdade de Informação. Seu endereço: 120 St. George Street. Para maiores informações clique aqui.

14 comentários em “Thomas Fisher Rare Book Library”

  1. Adorei!!! Adora vou ter que voltar aí para conhecer essa biblioteca! Gente, é maravilhosa!
    Eu, como boa estudante de Letras, adoro conhecer bibliotecas. Passamos por algumas por aí, mas essa é realmente linda, merece uma visita!

  2. Eu sou amante de livros e bibliotecas, e a primeira vez que fui nesta fiquei hooooras admirando tudo! Aproveite sempre que puder!! E eu com certeza, irei repetir a dose!! rsrsrs
    Beijos

  3. Pingback: Are you ready for Toronto? | Gaby no Canada

  4. Pingback: Quatro anos de Canadá - Gaby no Canadá

  5. Olá, Gaby! Você saberia informar se turistas podem visitar as bibliotecas da UofT? Me disseram que é preciso fazer um cadastro, mas não encontro essa informação na internet. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *