DIY: Jack O’Lantern

White Beard, the Pirate – Joe’s 2012 Costume

Jack o’lantern é o nome dado as abóboras iluminadas feitas de enfeite para celebrar o Halloween. A história por trás do nome e da lenda não será o foco deste post, mas você pode encontrar ela aqui. Este ano resolvemos fazer nossa própria Jack o’lantern. E, como foi super fácil (na verdade a maior parte do trabalho foi feita pelo marido, mas pareceu super fácil hehehe), resolvi fazer um post do nosso Halloween sobre como você faz sua abóbora esculpida ou lanterna de abóbora. Apesar de não ser uma tradição Brasileira celebrar o Halloween, achei super divertido faze-la.

Materiais: abóbora, colheres grandes ou outros utensílios para raspar a parte de dentro das abóboras, diferentes tamanhos de facas, uma furadeira, uma canetinha, molde da cara da abóbora e vela. Já vou adiantar que é preciso um ajudante (parte fundamental do processo. Neste caso, o ajudante foi o Joe.

Preparação: a única coisa que você precisa fazer é colocar a abóbora em um espaço fixo. Se preferir, lave a abóbora se estiver suja de terra. Não precisa cozinhar a abóbora ou qualquer outra preparação.

Primeiro passo: corte um tampo na parte de cima das abóboras, ao redor do cabo, largo o suficiente para colocar a sua mão e braço dentro da abóbora. Corte com a faca inclinada, para que o tampo não caia para dentro da abóbora. Reserve o tampo para fechar a abóbora quando estiver pronta.

Segundo passo: limpe a abóbora por dentro, com a ajuda de uma colher ou outro utensílio, removendo todos os fiapos e sementes, deixando somente a parte dura.

Terceiro passo: agora que a abóbora está limpa, você pode desenhar o que quiser. Lembre-se que você deve desenhar apenas a parte que vai ser cortada.

Quarto passo: hora de cortar o seu desenho! Nós fizemos pequenos furos com a furadeira, ao redor das linhas do desenho traçadas. Depois, com uma faca pequena e afiada, cortamos as linhas (ou melhor, unimos os pontos ou furos). Quando completar o corte, empurre o pedaço cortado de dentro da abóbora. Acerte o corte se necessário, abrindo os buracos para deixar passar mais luz.

Quinto e último passo: coloque uma vela dentro da abóbora. Use velas que tenham bases grandes, para que não caiam se você mudar a abóbora de lugar (eu usei velas falsas, mais seguras) Acenda a vela, coloque o tampo e apague as luzes para curtir sua lanterna.

Segue abaixo o video da construção da nossa primeira Jack o’lantern. Destaque para a ajuda do Joe!

You may also like...

9 Responses

  1. deboraloch disse:

    Que D+! Vou fazer uma pros guris no Halloween. Eles sempre comemoram. Bj prima

  2. sô! disse:

    gabi… amei td… q linda a edicao e q fofo o Joe ajudando… muito bom ver vcs assim… amei o video… snow manda bjs e seu amigao enzo tbm!

  3. Helena disse:

    Pois é Gabi.. ficou muito legal! E eu fiquei só imaginando um monte de camarão dentro da abobora na foto Numero 2 =P nhammmmmmmy

  4. Gabriela disse:

    Foi super divertido!!! O Joe comeu um monte de abóbora e depois ficou com dor de barriga! Sobre o recheio, tinha muito pouco (achei que tinha mais). Um pecado, mas jogamos fora!! Beijos e obrigada pelos recadinhos! Os créditos do video são para o Ju, que além de fazer a abobora ainda editou o video!!! Beijos

  5. Letícia Giacomin disse:

    hahaahahha muito bom!!! O Jojoe tava louco para comer um pedacinho de abóbora, isso sim, espertinho! hahahaha
    Adorei, ficou linda! Muito legal mesmo =)

  6. anna maria lima de melo disse:

    A d o r e i….muito engraçado ver a curiosidade do Joe e a procura de restinhos de abóbora pelo chão. Beijos

  7. Pauline Ramos disse:

    O vídeo ficou ótimo 🙂 e o Joe ajudou mais que a Gaby, hein? haha.
    Nos EUA, como o Thanksgiving é depois do Halloween, dá pra usar o recheio da abóbora para fazer a torta, mas aqui não funciona muito bem já que o Thanksgiving é antes.
    Bjs.

  8. Helena disse:

    Simplesmente amei! Juliano extremamente prendado!! Gaby supervisionando tudo!!
    Jojoe ficou fantástico… a pergunta é.. o que fizeram com o recheio?? não rolou um camarão na abobora? ehhehehe
    bjaoo =**

  1. 22/09/2013

    […] Se você for no supermercado agora vai notar que as abóboras já estão “dominando” estes estabelecimentos. E outubro é o mês de comer torta de abóbora, sorvete de abóbora e comprar uma abóbora para decorar sua casa. Esta tradição é divertida e imperdível no outono Canadense. Falei sobre as abóboras aqui no blog em 2010 e 2012. Post 2010 Post 2012 […]

  2. 24/01/2014

    […] e o céu super claro. Fiquei impressionada com a qualidade dos carvings (ano passado fizemos nossa primeira abóbora e para fazer um modelo “básico” levou muito tempo). Enfim, uma dica de evento super […]

  3. 06/10/2016

    […] feitas de enfeite para celebrar o Halloween. A primeira vez que fizemos a nossa foi mostrada aqui no blog. Este mito irlandês conta a história de “Jack, o Miserável”, que convidou o […]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *