Pular para o conteúdo

Dubai: deslumbrante!

Dubai (em árabe: دبيّ, Dubayy) é um dos sete emirados e a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos (EAU) com aproximadamente 2.262.000 habitantes (a maioria desta população de origem não-árabe). Está localizado ao longo da costa sul do Golfo Pérsico na Península Arábica na Ásia. Dubai está situada na costa do Golfo Pérsico, nos Emirados Árabes Unidos e esta praticamente ao nível do mar (16 metros acima). O emirado de Dubai divide suas fronteiras com Abu Dhabi, no sul, Sharjah, no nordeste e com o Sultanato de Omã no sudeste.

Dubai não tem nenhum rio ou oásis natural, no entanto, possui um estuário natural, a Enseada de Dubai, que foi dragada para torná-la suficientemente profunda para que navios de grande porte possam atravessá-la. Um vasto mar de dunas de areia cobre grande parte do sul de Dubai e, eventualmente, leva para o deserto, conhecido como Rub’ al-Khali.

A arquitetura de Dubai é caracterizada por obras grandiosas e apelo turistico. Em outras palavras, tudo em Dubai é maior/mega/melhor: o mais alto prédio do mundo, o maior shopping do mundo, o hotel mais luxuoso do mundo, a maior fonte de águas do mundo… e é isso que chama a atenção do turismo mundial. Além disso quando chega-se em Dubai fica fácil reconhecer que a cidade é diferente de tudo (apesar de alguns apontarem sua semelhança a Las Vegas – no meio do deserto e cheia de prédios): muito organizada e com uma cultura muito diferente da que estamos acostumados.

Devido a um Congresso, eu e o marido passamos 9 dias na região e fomos acompanhados de meus pais e minha sogra por 5 dias. Deu pra conhecer muita coisa e foram dias maravilhosos. Nos próximos post irei falar sobre o que fizemos nesta cidade deslumbrante, além de dar dicas de passeios, comidas e compartilhar um pouco dos momentos que passamos por lá!

Segue algumas dicas fundamentais na hora de viajar para esta cidade:

Transporte: taxi em Dubai é super barato, mas nos incomodamos um pouco com uns taxistas folgados, que querem tirar vantagem de turista. Uma coisa que me chamou a atenção foram os taxis femininos (veículos cor-de-rosa dirigidos por mulheres e que só atendem mulheres ou famílias). Se você pensa em alugar u carro fique esperto pois a maioria das locadoras só aceita carteira de motorista internacional. O metro é super moderno e uma experiência a parte na viagem. Não deixe de andar, mas cuidado com as regras 0 já que as multas são altas!, como por exemplo, há vagões exclusivos para mulheres e crianças, há vagões para você ficar quando estiver com malas, nada de comida e muito menos chiclete, etc. Andamos também de ônibus, mas não recomendo.

Alimentação: não se preocupe pois em Dubai você encontra todo tipo de comida. Várias redes internacionais de restaurantes possuem lojas e você não irá passar fome. Alias, marcas famosas e tudo mais estão nas lojas e supermercados, e sempre há a descrição em inglês acompanhada da em árabe. Ah, me diverti quando vi que vai abrir um Tim Hortons no Dubai Mall.

Visto: para você entrar em Dubai precisa de um visto, que deve ser solicitado diretamente ao hotel que você ira se hospedar (mais comum) ou pela agência de turismo. Há várias regras chatas e sinceramente achei tudo desorganizado (desde a emissão do visto até na chegada no aeroporto – aquela bagunça, cheio de gente), tudo muito estranho! Mas no fim deu tudo certo e valeu!

Cultura: muito, muito, muito diferente. Em primeiro lugar pode estar 40C lá fora, mas as mulheres devem se vestir modestamente (sem decotes, saia curta ou roupa justa). E demostrações de carinho, deixe para fazer quando estiver no quarto do hotel, já que na maioria dos lugares é proibido (inclusive há panfletos e posters expalhados nos locais). Também achei engraçado como, do nada, começa a tocar uma música alta no local que voc6e está, durante a hora deles de rezar. Ah, e há locais para rezar em quase todos os estabelecimentos, e banheiros exclusivos para as mulheres da religião muçulmana. Uma última dica, cuidado com as fotos (por exemplo nas praias, é proibido!).

Língua: por ser uma cidade turística, todo mundo fala inglês. Além disso, esqueça aquele mito de que você irá se confundir na cidade, pois tudo é escrito em árabe. Nada! Sempre há uma tradução em inglês, é só procurar!

Marcações:

9 comentários em “Dubai: deslumbrante!”

  1. Dubai parece ser mto lindo, aqueles prédios imensos, aquelas coisas deslumbrantes que a gente sempre vê. Estou ansiosa por mais posts!
    Deves ter detestado essa regra de ser proibido tirar fotos em alguns locais, né Gaby? hehehe Mas ainda assim imagino que deva ter um monte!
    Beijoca

    1. Nada guria, eu sempre dava um jeitinho de bater as fotos…. mas sempre ficava com o coração na mão. Lá as leis são rígidas, e se você rouba algo, eles cortam a mão. Não sei qual a punição pra foto… cortar o dedo indicador? heheheheh Enfim, complicado!!!! 🙂

  2. Olá.
    Estopu pensando um ir a Dubai de férias em maio.
    Pretendo pegar algum pacote pois irei sozinha.
    É complicado mulher andar sozinha por lá?
    Esses táxis femininos são fáceis de achar?

    1. Olá Fabiana! Acho que se vc pegar um pacote não será problema porque você estaria em grupo certo? Os taxis femininos não são tão comuns mas vc vê bastante nas ruas – acho que se vc esperar um pouco consegue pegar um.
      Eu não iria para lá sozinha, mas pela minha personalidades mais do que pela segurança.
      Espero que isso tenha ajudado! E espero que as dicas do blog te ajudem também! Beijos

  3. Quando estivemos em Dubai/2012, eu e meu marido achamos a imigração do aeroporto muito organizada, bastaram apresentar os vistos e os passaportes e estavámos liberados para pegar nossas malas.
    Os taxistas que pegamos sempre foram muito simpáticos e educados.
    Há regras que merecem atenção, devido a religião mulçumana, mas basta se informar antes de viajar, há dezenas de site que prestam este tipo de informação.
    Lembrando que Dubai é bem tolerante com os ocidentais, vez que a maioria da população nao é do local. No hotel Holiday Inn Al Barsha, onde ficamos hospedados, todos sem execeção, foram muito gentis e atenciosos sempre que precisamos fazer reservas em locais como restaurantes, boates e/ou bares.
    Não pecebemos nenhum tipo de discriminação pelo fato de ser mulher ocidental em um país mulçumano, ao contrário, sempre fui atendida com respeito e atenção. Mas havia sempre muitos olhares masculinos em minha direção, o que vez ou outra, incomodavam meu marido. Mas nada que disso importou para nossa diversão em Dubai, e que retornaremos no Carnaval/2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *