Pular para o conteúdo

Passeios ao redor de Amsterdam: imperdíveis!

A Holanda é pequenininha (tem uma área total de 41.526 km2 e em termos comparativos ocupa uma área total ligeiramente menor do que o dobro do tamanho do estado de Nova Jersey nos EUA). Portanto, não dá pra passear por lá e não conhecer vários locais. Neste caso, irei falar especificamente de 3 atrações que visitamos e adoramos: Keukenhof (36km de distância de Amsterdam), Kasteel de Haar (32km de distância), e Delft (63km de distância).

Ah, antes de mais nada gostaria de agradecer ao super motorista (Antônio, meu pai) que dirigiu a viagem toda e nos levou em todos estes lugares bonitos!

Keukenhof

Nada mais é do que o “parque das flores”, localizado na cidade de Lisse, a cerca de 40 minutos de Ansterdam. Keukenhof fica aberto somente alguns meses do ano (neste ano de 2012, de 22 de março a 20 de maio) e nossa viagem felizmente (e para felicidade da minha mãe que ama flores) coincidiu com esta data. O parque é considerado um dos mais visitados do mundo (recebe 700.000 pessoas por ano) e nele são plantadas cerca de 7 milhões de bulbos (tulipas e outras flores).
Cobrindo uma área de 32 hectares, o parque possui as flores ( e são muitas), um moinho – é possível visitá-lo e conhecê-lo por dentro -, obras de arte espalhadas em todos os locais, labirinto, espaço para pique-nique, lojas, restaurantes, etc. É possível também alugar uma bicicleta e dar uma volta na região – dentro do parque não é permitido -, ou fazer um passeio de barco ao redor do parque. No site do Keukenhof você encontra todas as informações. Já adianto que o local vale MUITO a visita e minha dica aqui é carregar a máquina antes do passeio, pois você irá certamente bater muitas fotos.

Dicas práticas de Keukenhof:
– Chegue cedo;
– Utilize calçados confortáveis, pois você terá que andar muito;
– Não esqueça de carregar sua máquina fotográfica e ter um cartão extra de memória;
– Economize tempo em filas comprando os ingressos via internet (o site aceita cartões internacionais);
– Antes de entrar no parque você é recomendado a comprar um mapa (por 15 euros) do local. Nós compramos e não abrimos nenhuma vez. Não há necessidade!

Kasteel de Haar

Este não é um destino muito turístico, mas como eu sou APAIXONADA por castelos não resisti e inclui no nosso roteiro o Kasteel de Haar, em Utrecht (a apenas 32km de distância de Amsterdam). O castelo data de 1892 e é lindo. Ao redor do castelo há um parque e no dia que fomos havia uma feira. Ah, não há restaurantes no local (apenas no caminho) e se você estiver com fome corre o risco de ficar faminto enquanto passeia pelo local.

Dicas práticas sobre castelos:
– A Holanda possui mais de 150 castelos medievais e se você for como eu apaixonada por castelos e estiver visitando o pais, vale checar este site com informações de todos os castelos da Holanda.

Delft

Cidade da província de Zuid-Holland situada a 9 km de Haia e 18 km de Rotterdam, obviamente cortada por canais e abaixo do nível do mar (3 metros). É considerada um dos centros mais antigos da Holanda, já aparecendo mencionado em 1062. Delft é conhecida por sua porcelana azul e branca e por ser pequena e muito acolhedora. Acho o passeio válido, para você ter uma real dimensão de como é a vida na Holanda (em contraste com a loucura de Amsterdam). Não deixe de visitar o Markt (a praça principal da cidade que possui a prefeitura, e a catedral da cidade), o The Oostpoort (portão leste, que mais parece um castelo), e andar pelas ruas ao redor do Markt (cheias de lojas de porcelana e restaurantes – tudo super típico).

Dicas práticas de Delft:
– Se você está viajando de carro a dica aqui é super importante: você não pode entrar no centro de Delft de carro, a não ser que seja morador da cidade. O ideal é estacionar em um dos estacionamentos subterrâneos (e super modernos da cidade). Lá você ainda consegue pegar um mapa da cidade e se informar sobre as atrações.
– Não deixe de visitar a loja de queijos na praça principal e vá com fome: você pode provar todos os tipos de queijos que a loja disponibiliza, além de outras maravilhas, como waffles e pães.

2 comentários em “Passeios ao redor de Amsterdam: imperdíveis!”

  1. Oi Gaby, estou me despedindo do Canadá (embarco na sexta) e de certa forma de vc. Vc tornou a minha chegada (e principalmente da Carlota) e minha vida mais fácil por aqui, ainda que eu tenha ficado em Montréal. Suas dica, seu bom humor, seu jeito superprestativo e animado de ser, acabou ajudando mt até com a solidão dos dias gelados. Continue com força na peruca para escrever e curtir a vida! Sou de Campinas, mas devo ficar entre Curitiba e Campinas até o final do ano. Portando, se passar por essas cidades e precisar de alguma coisa, ou mesmo quiser tomar um bom café, vai ser um prazer. Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *