Pular para o conteúdo

Roteiro Costa Oeste Canadá – Parte 3-3

Neste último post sobre nossa viagem a Costa Oeste Canadense eu irei falar sobre a estrada considerada “a mais linda do mundo”: the Icefields Parkway. Também conhecida como Highway 93 Norte, esta estrada nada mais é que o caminho que você leva para ir de Banff a Jasper, atravessando a paisagem acidentada das Montanhas Rochosas canadenses, viajando através de Banff National Park e National Jasper Park. Possui 230km de comprimento e foi construída em 1940.
Para andar na rodovia é necessaria uma autorização (paga por número de passageiros e por tipo de veículo). Você pode comprar este passe em vários locais, inclusive na entrada da estrada, mas o melhor é comprar em estações nas cidades de Banff ou Lake Louise, que geralmente possuem menos movimento. Caminhões comerciais são proibidas. O limite de velocidade é 90 km/h (55 mph), embora o limite é reduzido em alguns pontos. No inverno, correntes ou pneus de neve são obrigados por lei e fechamentos de estrada não são incomuns.
Se você quiser parar em todos os pontos de visitação você certamente levará ,uitas dias (meses talvez?) para percorrer este trajeto. Nós fizemos em 2 dias e pulamos muitas atrações, mas posso dizer que congecemos bastante e que foi especial. Segue abaixo a lista dos locais que passeamos e fotos para vocês se deslumbrarem com a estrada mais linda do mundo:

Hector Lake (km 16): a primeira atração que paramos, bem no começo da estrada. Ele é considerado um mirror-lake (lago de espelho) e reflete a paisagem ao seu redor. Vale uma paradinha rápida, na estrada mesmo, para fotos e apreciar o local.

1

Peyto Lake (km 40): este lago acaba chamando sua atenção da estrada e não há como não parar. A cor azul-turquesa é incrível e (a cor) acontece porque as águas que alimentam estes lagos e rios têm origem nos muitos glaciares da região. Este gelo milenar tem aprisionado em seu interior muitos sedimentos que, liberados pelo degelo ficam em suspensão na água dotando-a de uma tonalidade única. O Peyto Lake fica encravado em um vale entre altíssimas montanhas.

Icefield Centre (km 127): lá que você pega um trator para chegar nas geleiras do Athabasca Glaciar. A Icefields Parkway atravessa um campo de gelo conhecido com Columbia Icefields que dá origem a dezenas de glaciares. O mais famoso deles é o Athabasca, uma língua de gelo que desce das montanhas em direção ao vale. Durante o verão, um caminhão especial com seis rodas gigantescas leva os visitantes até o meio do glaciar para um contato direto com o gelo milenar. Um passeio bem interessante e que vale muito!

3

Mount Edith Cavell and Cave (km 224): para visitar parte da montanha, ver o glaciar e as cavernas, você deve caminhar uma trilha de 3.8km, subindo 380 metros. Vale a pena pois o lugar e lindo. Foi neste monte que pela primeira vez ouvimos o gelo caindo do alto do monte: um barulho absurdamente lindo (se é que isso existe) e diferente de tudo que já ouvi. Mágico!

4

Athabasca Falls (km 198): as cachoeiras não são conhecidas pela altura (23 metros) mas pela sua força devido a enorme quantidade de água que possui. Além disso, o local é lindo.

5

Sunwapta Falls Resort: hotel que ficamos, 53km sul de Jasper. Otima vista e um dos poucos que fica na estrada (então você não precisa fazer o caminho rápido, pois pode se hospedar no meu da icefield). Além disso, o lugar era lindo demais. Para maiores informações clique aqui.

6

Jasper é linda, mas na minha opinião Banff é muito mais. O destaque de Jasper foi o número de animais selvagens na cidade (sim, no meio da cidade; incluindo o tão esperado urso, na beira da estrada, comendo florzinhas) e também a estação de trem antiga, que ainda funciona e passa pelo meio da cidade. Há ainda a opção de subir num teleférico e apreciar a cidade do alto.

55 comentários em “Roteiro Costa Oeste Canadá – Parte 3-3”

  1. Pingback: Roteiro Costa Oeste Canadá – Parte 2-3 |

  2. Oi Gabriela
    estou pensando em fazer uma excusão a costa oeste do Canadá com minha familia. A provavel data é inicío de outubro. Fiquei impressionada com a beleza das suas fotos. Minha dúvida é: estaremos no outono ai. O clima será muito frio? E a paisagem, com certeza será outra… Imagino que mais vento, frio e tons alaranjados. Ou seria melhor deixar pra quando pudermos ir no verão?
    Gisela

    1. Ola Gisela! Obrigada pela mensagem. Eu nao posso dizer como eh o clima no Oeste em outubro pois nunca estive nos parques nesta epoca. Este ano fui pra Vancouver/Vancouver Island e Seattle em outubro e estava frio, mas muito bonito! Se vc nao tem problema com o frio imagino que a paisagem sera linda. Aqui em Toronto eh mais frio, mas muito lindo. Imagino que seja frio, com uma paisagem diferente, mas igualmente lindo! Acho que voce deve se informar se esta eh uma epoca com neblina, ventos… se sim, minha sugestao eh que vc troque a data da viagem. Mas se o problema for so o frio e as arvores de tons alaranjados eu iria sim! Espero poder ter ajudado! Beijos

  3. Oi Gabriela, td bem? Vou com meu marido agora em setembro para costa oeste. Em qto tempo vcs fizeram esse roteiro? Qual época do ano vcs foram? A princípio, temos 9 dias e ficaremos 4 na costa leste. Vc acha suficiente? Se for mto corrido podemos abrir mão dos 4 dias sem problemas.
    Obrigada
    Vanessa

    1. Olá Vanessa! Para fazer o roteiro completo vc precisa de mais dias. Sugiro vc ficar 4 dias somente em Vancouver e arredores, ou usar este dias para conhecer mais a costa leste. Há muitos passeios do lado de cá, da uma olhada no blog que vc vai achar passeios lindos, não comuns em pacotes de viagem! Beijos e boa viagem

  4. Oi Gabriela, mto obrigada pela ajuda. Devorei o seu blog e estou super animada com a viagem. A propósito, suas fotos são incríveis! Vc é fotógrafa?

    Vamos fazer isso, desistimos da costa leste e vamos focar na oeste. Vc tem dicas de hospedagem? Quais as cidades q vc acha ideal pra montar base dps de Vancouver? Jasper e Banff?

    Mais uma vez, muitíssimo obrigada!!!

    Att,

    Vanessa

    1. Olá Vanessa! Obrigada pelo recado. Não sou fotografa não, mas amo bater fotos.
      Quanto aos locais, eu acredito que explico nos posts. Nos dormimos em revelstoke, banff, e jasper. Pegamos os Hoteis quando Chegamos na cidade (corremos o risco). Da uma olhada no site hotels.ca ou booking.com
      Beijos e espero ter ajudado!

  5. Avelina Dias Sanches Leite

    Olá Gaby.Suas dicas de viagem são fantásticas.Suas fotos nem se fala…a gente já se sente viajando com você.Estou programando uma viagem de 16 dias no Canadá para Julho de 2013.Um casal com 2 crianças de 10 e 11 anos.Você acha viável dividir o tempo entre a costa leste e oeste?Gostaríamos de passar mais tempo na costa oeste.Se fôssemos ficar 8 ou 9 dias na costa oeste;qual roteiro você sugeriria?Ou o que você excluiria do roteiro que você fez?
    Parabéns pelo seu blog e obrigada pelas dicas.
    Abs,
    Avelina

    1. Ola Avelina! Obrigada pela visita ao blog. Vou tentar responder suas perguntas. Acho que vc deveria fazer apenas 1 lado do Canada, ja que tem apenas 16 dias. A viagem da costa Oeste leva tempo, ainda mais com 2 criancas. Uma sugestao eh que vc pare alguns dias em Toronto, ja que os voos que chegam no Canada fazem obrigatoriamente escala por aqui. Mas tanto a costa leste como a oeste exigem muitos dias, entao vc pode usufruir dos 16 dias no oeste e em uma outra oportunidade fazer a costa leste com calma. A epoca que vc escolheu eh a melhor (foi a que fomos).
      8-9 dias eh muito pouco para fazer a costa oeste. Nao acho que vcs conseguiriam, ou poderiam fazer mas sem conhecer tudo – o que, volto a falar, nao valeria a pena.
      Espero poder ter ajudado. Continue visitando o blog!
      Abracos, Gabriela

      1. Obrigada pela sugestão.Você certamente ajudou.Vamos programar a viagem só para o oeste então.Você acha que vale a pena fazer algum trecho de trem?
        Abs,
        Avelina

  6. Adorei o blog Gabriela, e suas fotos são realmente incríveis. Estou indo com uma amiga, agora em Setembro, porem não tínhamos pensado em alugar carro, mas sem fazermos o trajeto de ônibus ou trem. Estou começando a pesquisar os trajetos agora. Teremos 10 dias, considerando seu roteiro acho que não conseguirei ir ate Revelstoke. Estou pensando em começar de Field voltando para Vancouver. O que acha?
    E pelo que entendi é simples o trajeto de carro. Pode me indicar como alugar carro la? Podemos fazer por aqui? E se temos que ter uma autorização para dirigir no Canada?
    Grata,
    Claudia

    1. Ola Claudia! Acho que De Field a Vancouver você vai pegar a parte mais bonita do passeio. Vc pode alugar ai do Brasil sim, precisa apenas do cartão de crédito. É legal você fazer uma carteira internacional de motorista, mas com a do Brasil você pode dirigir sem problemas. Há várias empresas de aluguel que gostamos: Hertz, Avis, e Dollar. Dá uma pesquisada no site deles Canadense (.ca) e veja qual deles tem a melhor opção.
      Boa sorte e obrigada pela visita ao blog

      1. obrigada Gabriela, vou ver isso. E me diga, como chego ate Field?
        Depois que te deixei o recado continuei pesquisando, e pensei em ficar umas 3 noites em Vancouver, e voar ate Calgary (ida e volta), e ficar la umas 04 noites, fazendo o projeto de Banff, Jasper de Carro.
        O que acha?

        1. Field é uma cidade super pequena Claudia, e acredito que você só consegue chegar lá de carro ou ônibus. Sobre o trajeto Calgary > Banff e Jaspar eu não posso dizer nada porque não fiz, mas é o trajeto mais curto e o mais popular entre os visitantes. Você só ira perder o trecho Vancouver > Banff, que é lindo. Mas dai vai e você, seu tempo e disposição para dirigir! Beijos

          1. Entendi, obrigada por enquanto… vou continuar pesquisando para definir o melhor. Não tenho muito saco de dirigir 800km, rsr.
            bjo

  7. Oi, Gaby!
    As estradas até Jasper são tranquilas? Estou indo em agosto? Pensei em sair de Vancouver até Kelowna e dali até Jasper? É longinho, onde poderia parar no meio do caminho? Estou alugando um carro para este trecho.
    Grata.

    1. Ola Maria! As estradas são tranquilas e lindas! Eu não fui até Kelowna e não sei se a estrada para lá é boa (deve ser). Se vc olhar meus posts sobre esta viagem (tenho 3) eu fiz Vancouver – Kamloops – Revelstoke – Golden – Banff – Jasper – Vancouver 🙂 O Passeio é lindo e vou refazer parte dele tbem este ano! Boa sorte!

  8. Pingback: Oeste Canadense [Parte 5: Icefields Parkway] | Gaby no Canada

    1. Oi Debora! O começo de junho é otimo!!! É época de calor (ano passado minha prima e marido vieram nos visitar e morreram de calor). Porém este ano minha mãe e sogra vieram e foi tranquilo 15-20C. Sobre qual lado, isso vai depender do que vcs gostam. Eu passei minha lua d mel aqui (sem saber que iria vir morar aqui depois) e era dezembro e vim para a costa Leste (neve e um pouco de agito era o que queríamos). Se vc quiser so natureza vá para a Oeste. Da uma olhada nos post dos dois lados e veja qual encaixa com o que vc querem!!! Beijos

  9. Olá GAbriela! Estou me programandos para ir ao Canada em Março no inicio, minha grande duvida é se vou conseguir dirigir de Vancouver até Whitehorse para ver a aurora boreal. como sao as estradas no inicio de março?

    1. Olá Karla! Eu não sei te dizer sobre as estradada costa oeste já que moro na costa Leste. Por aqui as estradas são ok, mas sempre da dias que elas ficam cheias de neve e não nos arriscamos. Mais para o norte é pior. O ideal é checar a previsão do tempo dias antes (aqui quase sempre eles acertam) e ter um plano B caso o tempo esteja ruim. Beijos

  10. Ola Gabriela,

    Estou pensando em ir ao Canada passar 10 dias com meu marido nomes de junho.
    Pela sua experiencia, o que acha mais legal? Costa Leste ou Oeste?

    muito obrigada!

    1. Ola Dani. Obrigada pelo recado e visita ao blog… depende muito! Em junho será calor então dá para ir tranquilo para qualquer um dos lados. Costa Leste vc reune grandes cidades, natureza e a parte francesa do Canada (que é linda). Costa Oeste é de montanhas e mais natureza – menos cidades. Difícil dizer qual lado acho mais legal, eu gosto dos dois lados! 10 dias é um tempo apertado para ambos os lados, mas acho que para o lado Oeste ficaria mais tranquilo. Beijos

  11. Oi Gaby! Td bem? Decidimos passar 6 noites em Vancouver, pegar um aviao pra Calgary e de lá alugar um carro ate banff. Vamos ficar mais 6 noites so nas rochosas. Quero fazer o trajeto de Banff ate Jasper mas a minha duvida é: ficamos sediados em um hotel em Banff e vamos e voltamos todos os dias OU é melhor dormir uns dias em banff e outros em lake louise?

    1. Ola Debora. Lake Louise e Banff são super pertos, então vc pode escolher um hotel em Banff e visitar a região. Já Jasper é mais afastado, então quando vc for até lá eu sugiro: fazer o trajeto Banff > Jasper, dormir em Jasper, depois retornar para Banff no outro dia.

  12. Olá Gabriela! Adorei suas fotos e comentários.
    Estou com viagem marcada para sair 6 de Junho /14 para Vancouver e fazer todo o tour pelas rochosas. Vou com pacote de agencia de turismo então não tenho muita opção de mudar o roteiro, mas gostaria de saber se nessa época é frio na região da Banff, Lake Louise e Columbia Icefield? Levar ou não casacos e calçados pesados para o frio….eis a questão.

  13. oi gabi, tudo bem ? estamos pensando em fazer o roteiro da costa oeste no final de junho deste ano.
    Neste post vc fala que levou dois dias para percorrer a icefield parkway. vcs ficaram em alguma cidade entre jasper e banff ?

    1. Olá Priscila. Ficamos sim, em um hotel pertinho de Jasper mas não lembro o nome. Você até consegue fazer o trajeto one-way rápido, mas aí vai pular algumas atracões. Enfim, não lembro o nome mas era demais! (Sorry!)

  14. Grabriela, muito bom seu roteiro! Já que conhece bem o Canadá, sabe dizer se no início de Outubro ainda é legal fazer esse roteiro ou já seria muito frio?

    Obrigado,

    Alexandre.

  15. Olá Gabi,
    Realizamos a reserva no hotel citado (Sunwapta Falls Resort), mas, ao chegarmos lá, percebemos que não correspondia ao retratado na foto postada. O rio mais perto do hotel, que dá acesso a Sunwapta Falls, fica a aproximadamente 4 km. No dia seguinte, no caminho entre o hotel e Jasper, percebemos que o Beckers Chalets, que fica a aproximadamente 10 km de Jasper, possui uma vista muito parecida a retratada na foto que você postou. Acreditamos que provavelmente vocês tenham se hospedado no Beckers Chalets (http://www.beckerschalets.com/index.php?id=9) e não no Sunwapta Falls Resort.
    Gabriela

  16. Oi Gabi! Estou planejando ir para o Canadá em 2017, porém estou super em dúvida se faço essa minha primeira viagem para lá na costa oeste ou costa leste.Qual você me recomendaria pra me encantar? hehe

    1. Ola Daniele… é difícil dizer. Os dois lados do país são lindos: de um lado (oeste) você encontra mais belezas naturais), do outro (leste) as grandes cidades e também a parte francesa e romântica. Minha dica é que você pesquisa as viagens que eu fiz para os dois lados e veja o que você procura. Eu me encantei com os dois lados, cada qual com suas belezas. Espero ter ajudado. Beijos

  17. Gabriela, vejo que o que vocês veem aí é um verdadeiro patriotismo ecológico que o governo e o povo canadense cultivam e defendem. Choro pelo desprezo dado a tanta e tamanha beleza deste nosso Brasil! É a distância cultural entre um país e outro. Aqui a política é interesseira e a cobiça individualiza e engessa a riqueza e o progresso – o povo não consegue acertar o seu voto eleitoral sobre um líder digno e verdadeiro. Tenho pena. Grande abraço.

  18. Oi Gaby. Adorei seu blog. Parabéns . Estou pensando em ir para as rochosas em maio, e passar 14 dias, saindo de carro de carro de Calgary assim: 3 noites em Banff, uma em hinton, uma em jasper, 1 em kamploops, duas em whistler, uma em victoria e quatro em vancouver. E nós caminho entre uma cidade e outra, ir parando em alguns pontos. O que vc acha? Tem alguma dica do que fazer neste trajeto e que estradas percorrer. Grata. Edna

  19. Oi Gabriela estamos planejando ir para o Canadá este ano, e gostaria de saber se vc pode me ajudar, em relação aos custos de viagem há diferença a viagem pelo Leste ou pela Costa Oeste? ou seja algum dos roteiros seria mais barato em relação a hospedagem e alimentação por exemplo? outra coisa caso opte pela costa oeste vc me aconselha a chegar por onde e voltar por onde? muito obrigada

    1. Olá Thaís. Acho que os hotéis no Oeste são mais caros, a passagem para chegar lá tbem. No mais, é tudo bem parecido. Tenho um post chamado “quanto custa um dia bem aproveitado em Toronto” que tantas um aplicativo que você pode calcular gastos de turismo em diversas cidades. Pode te ajudar a fazer a comparação melhor. Sobre roteiro, dá para chegar em Calgary ou Vancouver, e fazer o roteiro de uma até a outra cidade.

  20. Olá Gaby. Em contato com a Livi, do blog “Baianos no Pólo Norte”, ela indicou o seu blog, no intuito de obter informações a respeito da costa oeste. Estaremos desembarcando em Vancouver no próximo dia 29/04, de onde, depois de 04 dias nesta cidade, seguiremos para as Rochosas. Os nossos planos é ir de Vancouver à Jasper pela Yellowhead Highway. Acredito eu, pelos seus posts, que vocês percorreram essa estrada. Gostaríamos de saber se dá pra percorrer, de forma razoavelmente tranquila, esses quase 800 km num só dia de viagem, considerando as condições da estrada, tráfego, etc., e sobretudo, o fato de que teremos 02 crianças a bordo, o que certamente nos obrigará a fazer eventuais paradas, mas, sem perder o foco, pois a presença delas limita a liberdade de parar em qualquer lugar para passar a noite, na impossibilidade de não conseguir chegar ao nosso destino ao final do dia, onde temos reservas já pagas. De antemão, agradecemos toda e qualquer informação..

    1. Olá Adelio. Fizemos esta estrada sim, mas só uma parte – depois já descemos pela estrada que passa por Kamloops. Fizemos o trajeto em 1 dia (mas estávamos sem criança e já foi bem cansativo). Eu dividiria em 2 dias pelo menos, para garantir. Obrigada pela visita ao blog

  21. Oi Gaby, seu blog me ajudou muito quando fui para a costa leste do Canada e agora vou em setembro para as rochosas, saindo de Vancouver e passando por Whistler, Kamloops, Jasper, Banff e Calgary. É a mesma coisa fazer esse roteiro ao invés de começar em Calgary? Verei os mesmos pontos? Aguardo resposta…

    1. Olá Ana, esse roteiro que vc vai fazer é bem mais completo do que o que fiz em 2013 – Calgary > Banff > Calgary. Acho que é a mesma coisa sim, porque vc vai passar pelos mesmos lugares (na verdade não entendi muito bem sua pergunta, pode me detalhar mais o que vc quer saber).

      1. Oi Gaby, obrigada pela resposta!! Eu quis dizer se a estrada é a mesma tanto fazendo Vancouver/ Calgary tanto quanto Calgary/ Vancouver. Se não importa o sentido, se verei as mesmas coisas… Vc não foi via Kamloops né? Qual a diferença,pode me informar??

        1. A estrada é a mesma. A primeira vez passei com Kamloops. A estrada é diferente se você fizer Vancouver > Banff > Jasper > Vancouver, o que não é o seu caso. Sugiro que você coloque no Google maps para ter uma noção de como é o trajeto – faço sempre que monto minhas viagens e facilita muito! 🙂

  22. Oi Gaby!
    Adorei suas dicas e tenho uma dúvida que adoraria q pudesse me ajudar!
    Pretendo fazer a costa leste em dezembro…sei que é bem frio, mas é a única época em que posso ir…como é essa época n9 leste? Acha que vou jogar dinheiro fora?
    Beijoss

    1. Olá Natalia. É frio mesmo e sua viagem fica sim um pouco limitada pois quando neva muito e está super frio não dá para curtir como no verão. Você não vai jogas dinheiro fora, apenas estará fazendo uma viagem diferente – é mais restrita.

  23. Oi Gabi, tudo bem? Vou para o Canada com minhas duas irmãs dia 05/10. Temos 14 dias para aproveitar e gostei do seu roteiro no lado Oeste. Poderia me sugerir quanto tempo ficar em cada um dos lugares que você passou? E também se adicionaria ou tiraria alguma parada deste roteiro?
    Pesei também em chegar em Toronto, aproveitar alguns dias e depois pegar voo até Calgary, o que acha? Quantos dias em cada cidade neste caso?
    Obrigada,
    Cintia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *