Izakaya em Toronto

O nome izakaya é uma palavra composta de “i” (sentar) e “sakaya” (loja de saquê), o que mostra sua origem como estabelecimentos que vendiam bebidas alcoólicas e permitiam que os clientes se sentassem em suas dependências para bebê-las.

Izakaya é um tipo de restaurante de “tapas japoneses”; ou, em outras palavras um estabelecimento comercial onde as comidas são servidas para acompanhar as bebidas. Uma coisa meio “boteco de petiscos japoneses”.

O Guu – rede de izakaya que começou em Vancouver e se tornou super popular por lá – possui 2 lojas em Toronto (Chursch Street e Bloor Street West), e também se tornou famoso por aqui. O menu varia de $4 a $9-10 e inclui pratos frio (sashimi), pratos quentes (massas, camarões) e pratos, digamos, diferentes (línguas, rabos e outras partes impróprias a serem comentadas por aqui)… A dica aqui é ir com um grupo de amigos e experimentar de tudo. Na verdade, a dica é ir com um chefe de cozinha que conhece todos os ingredientes e pode te dar dicas! No nosso caso, fomos com a Fla e o Felipe (Amem!) porque senão a coisa teria sido complicada.

Os pratos são pequenos – tapas – mas em 4 pessoas cada um consegue experiemntar um pouquinho.
Clique aqui para ver o menu de comidas.
Clique aqui para ver o menu de bebidas

O legal do restaurante não é somente a comida, mas a atmosfera viva do local: assim que você chega (i.e. entra na porta) você é saudado pelos garçons e cozinheiros de uma forma suuuper calorosa – com uns gritos (devem ser palavras em japonês, mas eu não sei o que eles falam). A ida ao Guu é uma “experiência”, desde os empregados (super diferentes, bem humorados), passando pela comida, até a maneira que o restaurante é planejado (mesas compridas aonde você acaba sentando com outras pessoas).

Segue vídeo de uma das comidas de lá. Esta se mexe e ao fundo dá pra ver os berros quando alguém entra (ou sai) do restaurante. Muito divertido.



  • 3 Responses

    1. Letícia Giacomin disse:

      cruzes, Gaby, mas a comida está se mexendo!!! hahaha como assim?
      adorei o vídeo! 😀

    2. Helena Constante disse:

      Ai que inveja.. comida japonesaa…hmmmmmmmmmm
      gabi e suas dicas maravilhosas =)

    1. 05/10/2013

      […] (mesas compridas aonde você acaba sentando com outras pessoas). Vale uma visita como mostro neste post aqui do […]

    2. 21/02/2014

      […] cozinha. Há restaurantes para todos os gostos: francês, grego, mexicano, português, espanhol, japonês, etc… para todos os gostos e, melhor ainda, todos os […]

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *