“DoBrasil” que deixa saudade…

O Brasil deixa saudade pela ausência da família e dos amigos. Fora isso, confesso que sinto falta de poucas coisas no Brasil: não tenho saudade de andar de carro para ir na esquina (porque no Brasil tudo a gente faz de carro), não tenho saudade de ter que olhar para os dois lados da rua (duas vezes) antes de atravessar, não tenho saudade de assistir a Rede Globo, não tenho saudade de não saber aonde colocar a garrafa de plástico pela falta de lixo reciclado nas ruas, não tenho saudade das pessoas querendo saber a marca da sua roupa, não tenho saudade de não achar produtos diferentes no supermercado para fazer aquela pizza que você sonhou o dia todo, não tenho saudade de pagar caro para assistir a um bom show (isso quando ele está disponivel), não tenho (a mínima) saudade do sushi do Brasil, não tenho saudade de ouvir as rádios de música brasileiras… enfim, poderia ficar aqui escrevendo vários motivos porque viver aqui acaba sendo mais fácil, mas este não é o objetivo deste post.

O que eu quero falar é sobre produtos brasileiros, ou melhor, sobre a falta de alguns produtos brasileiros … aqueles que deixam saudade! Todo mundo que vem pra cá nos visitar pergunta se a gente quer que eles tragam algo do Brasil. Eu confesso que as vezes me seguro para não pedir uma peça de picanha ou 10 pacotes de bolacha passatempo sem recheio. Tá certo, aqui em Toronto a gente acha de tudo (e se duvidar achamos muitos dos saudosos produtos Brasileiros que irei listar neste post), mas a comodidade e a rotina nos impedem de pegar 2 metros e ir em uma das lojas de produtos Brasileiros para pagar CAN$2.50 por uma latinha de guaraná.

Eu e o marido adoramos experimentar comidas diferentes e a culinária internacional é algo que me fascina. Mas, tem certas horas que dá uma saudade da comida caseira, do guaraná Antartica, do brigadeiro com leite Moça, da farofa, da massa de pastel… por isso resolvi escrever este post e listar os 10 produtos Brasileiros que eu mais sinto falta no meu dia-a-dia Canadense (eles não estão listados em ordem de importancia) e alguns dos produtos Canadenses que eu acabo substituindo quando bate a saudade!

1. Bolacha passatempo sem recheio: meu biscoito preferido do Brasil. Não, eu não gosto da de recheio: é a sem recheio mesmo, de leite que eu amo. Sempre amei, desde quando eu e uma amiga de infância comiamos um pacote pela manhã com coca antes de estudarmos. Claro que aqui no Canadá há vários biscoitos saborosos (Oreo, Cookies diversos, Milano – uma bolacha italiana maravilhosa que vende em qualquer boteco aqui em Toronto, entre outras)… mas passatempo só mesmo no Brasil!

2. Banana-prata: ok, eu sou daquelas pessoas (chatas) que sempre comem uma banana por dia. Aqui até vende no supermercado a banana vinda do Brasil (chiquita, se não me engano o nome) mas sempre são as do tipo caturra, aquela grandona sem muito gosto. Obvio que existem outras frutas maravilhosas que você acaba viciando (todos os berry’s da vida, que você encontra facilmente por aqui) mas nada como uma bananinha para sair comendo quando a correria é grande.

3. Churrasco de espeto: as carnes aqui são ótimas e eu não sinto falta de churrasco (porque comemos sempre). Agora, o que eu sinto falta é do churrasco no espeto, aquele que você coloca o pão de alho, a linguiça, o coraçãozinho no espeto… de preferência o churrasco do meu pai… esse sim eu tenho saudade!

4. Pão de trigo/francês/d’agua: cada um chama do que quiser mas pão de padaria quentinho só mesmo no Brasil. Aqui a gente compra uns pães italianos, baguetes, ciabattas maravilhosos, mas quando o quesito é pão de padaria fresquinho o Brasil ganha disparado.

5. Água de coco: eu nunca fui fã número 1 de água de coco, mas depois que fomos pra Bahia e tomávamos 5 cocos pro dia eu viciei de um jeito que as vezes sonho com a tal agua de coco. A gente já comprou umas latas de coconut water no supermercado, mas é estranho, parece polpa e é amargo, sei lá, nada a ver! Neste caso eu não penso em nada que possa substituir, a nao ser água normal!

6. Guaraná Antartica: eu sou viciada em Coca Zero. Se você colocar um copo de coca do lado de um de vinho, cerveja, guaraná, fanta ou qualquer outra bebida certamente eu irei pegar a coca. Aqui há o Ginger Ale, especie de bebida “guaraná” feito com gengibre que, na minha opinião, acaba sendo melhor que o guaraná porque não e tao doce. Então, quando eu tenho vontade de tomar algo diferente, como não tem guaraná, eu tomo um ginger ale.

7. Pão de queijo: sabe aquele pãozinho de queijo quentinho que vc compra no shopping e sai comendo na rua? Poise, aqui não existe. Você atá vai achar algo semelhante (vai olhar e pensar: aqui também tem pão de queijo), mas não se iluda: deve ser uma broa de queijo ou algo om doce/salgado misturado. Eu já tive a experiencia (desagradável) de provar a tal da broa de queijo e não recomendo. O jeito é se contentar com bagel e cream cheese…

8. Farofa com feijão: o feijão a gente consegue fazer (e fica muito bom), agora a farofa… Acabamos sempre substituindo pela de saquinho, Yoki, mas não é a mesma coisa. E quando acaba comemos sem farofa mesmo. Quem me conhece sabe que eu AMO farofa, como até com macarrão. Ah, como eu sinto saudade…

9. Requeijão: não existe aqui! Não adianta comprar nada no supermercado achando que tem o gosto e a consistência do requeijão que você vai se decepcionar. O substituto é o cream cheese – que eu adoro – mas é mais consistente e não dá pra ser usado em algumas receitas.

10. Torta de limão, bolo de brigadeiro, Torta NegaLê, bolo de laranja, torta recheada de nozes: vamos abrir o jogo, os doces de padaria daqui só são bonitos! A gente compra uma torta de chocolate linda e quando come ela parece salgada, sei lá… não tem o mesmo gosto das do Brasil. Quando eu vou em algum café eu não caio mais nessa: sempre peço brownie (não tem erro) ou sorvete (sempre bom!). Bolo aqui é salagado e geralmente no formato de cupcake. Eu sinto saudade de bolo de fatia, molhadinho com chá de hortelã!



  • 30 Responses

    1. Isadhora Camacho disse:

      Gaby!!
      Depois de muito procurar na internet, cheguei nesse post.
      Ele é antigo, nem sei se vc vai receber meu comentario.
      Mas… estou louca pra fazer um feijão daqueles que eu fazia no Brasil..
      Porém nao acho nada que seja parecido com linguiça calabresa nem algo como essa linguicinha da Sadia (link abaixo)

      http://supermercado-online.net/produto/linguica-fininha-mista-defumada-sadia-240g-30505.html#sthash.nQRYVzKr.dpbs

      Me dá uma ajuda, vai!!
      Alguma ideia sobre qual linguiça comprar pra substituir a calabresa?

      E mais:
      1) quais sao as grandes marcas aqui no Canadá (tipo Sadia, Seara)?? A oferta é tao grande que fico perdida!

      2) vc já encontrou Nescau vendendo em algum lugar?

      te aguardo!

      Beijo!!

    2. Lilian disse:

      Aqui em Hamilton tem pão de queijo Forno de Minas congelado (perfeito) e tem coco verde tb, mas eles tiram a casca… achamos por acaso.

    3. Priscila disse:

      Quanto ao requeijão… eu compro um nas casas de produtos árabes que substitui muito bem. Talvez seja até melhor, mais salgadinho

    4. Paula Santiago disse:

      Gaby! Concordo quando vc fala que andar e comprar em qualquer esquina e não ter…. Bate saudade!!!

      Mas, quero deixar a dica que: no “O Nosso Talho” na Dufferin tem: pão de queijo forno de minas, o melhor corte de picanha, passatempo recheado (sorry, Pq ainda não tem o outro), tem Bono Tb, aquelas farofinhas prontas e da Yoki e outros tantos produtos…. E Tem Tb guaraná e leite condensado Moça…. E até água de coco, mas de caixinha! E Tb já vi água de coco no FreshCo! Mas, de caixinha!!! Hehehe!

      Na Padaria Brasileira na Dundas, onde teve o Dundas West Festival tem pãozinho francês e tem coxinha! Super indico!!!

      Espero ter ajudado!
      Super beijo

    5. Grasiela M Vicentini disse:

      Gabi sinto falta da banana prata…aqui só acho caturra nao gosto. E as vezes compramos banana maça num mercado chines e numa conveniencia na keele de um indiano.

      bjo

    6. Natalie disse:

      Gaby,

      estava eu aqui na internet fazendo pesquisa e me deparei com esse seu post e tenho que dizer que fiquei até um pouquinho decepcionada porque estive no Canadá nos últimos dias à passeio, estamos no processo de imigração e fui a diversos supermercados e não achei a banana prata e detestei a banana que vendem. Eu sou daquelas que come muita banana com tudo, até no pão com açucar e canela.

      Encontrei o seu post procurando por “onde comprar banana prata no Canadá”!

      Sei que o post é bem antigo, mas me identifiquei com algumas de suas citações, em todo caso, algumas coisas, como a torta de limão, de brigadeiro e etc etc você pode facilmente fazer em casa. Alguns mercadinhos portugueses vendem o leite condensado moça, você pode passar lá e comprar logo um estoque pro mês!! rsrsrs

      MAs eu entendo que ganhamos muito na mudança para um país evoluído como o Canadá, mas perdemos algumas poucas coisas que fizeram parte de nossa vida, acho que não tem jeito, a gente sempre tem que abrir mão de uma coisa por outra melhor!.

      bjs

      • Ola Natalie.
        Obrigada pelo recado… realmente nao da para encontrar tudo por aqui. Mas como vc disse ainda sim ganhamos muito morando por aqui, entao tudo bem nao ter todas as gostosuras que queremos e gostamos.
        Bom Ano Novo!

    7. Karolline disse:

      Gaby uma dúvida, no Canadá se encontra Açai em algum lugar ? Acho que é o que mais vou sentir falta, eu amooo açai, até mais que brigadeiro >.<

      • Você consegue achar em lojas de produtos Brasileiros Karoline… Segundo meu marido não é a mesma coisa, mas da pra matar a saudade. Tenho post das lojas de produtos, mas as principais são Pavão e Nosso Talho. Beijos

    8. Flavio disse:

      Pão de Queijo em Toronto vc. acha no Nosso Talho, Pavão, Távora…

      • Gabriela disse:

        Ola Flavio! Valeu! Eu ja sabia do Nosso Talho…mas o que quis dizer no post foi o fato de voce estar andando na rua, entrar num cafe e comer um pao de queijo… comprado quentinho na rua! 🙂

    9. Gaby, aqui em Montréal tem leite condensado em todos mercados. O problema é o trabalhão que dá para fazer o bolo de brigadeiro…hehe. Agora o resto é difícil mesmo.

      • Gabriela disse:

        Leite Condensado eu acho sim! Mas não fica a mesma coisa. E confesso que eu não gosto de fazer bolo senão eu como tudo. Prefiro ir na “padaria” e comprar uma fatia! 🙂

    10. Cristiane Araújo disse:

      Gabriela, bom saber de tudo isso!!! Se quiser, eu te levo um pacote de passatempo em março hahahaha Ou então, melhor…vou montar uma bomboniere que só vende passatempo!! rsrs

    11. Josi disse:

      Oi Gaby!!

      Muito legal seu post! Tb acho que se encontra quase tudo, né?!! A Paty, minha amiga daqui (de floripa tb) tem uma receita de pão de queijo incrível! Ela encontra polvilho na Chinatown! AHhh!! Tem requeijão sim!!!! Já achei em vários supermercados (principalmente na rede ADONIS, tem aí em Toronto?). É um produto da dinamarca com gosto e consistência igualzinhos (até o pote é igual)!!! Já postei foto no facebook e tudo!!! Processed Creamy Spread, procura aí!!! Já fiz até coleção de “copinhos de requeijão”‘ ahahahahaha!!!

      Ps: tb sou + canada dry!!!!!! E minha família vicou qdo veio pra cá!

      Beijoca! Saudades suas!QQ hora aparecemos pra te visitar!

      • Gabriela disse:

        Josiii! Tudo bem por ai? E o fofo do Arthur??? Tudo certo??? Espero que sim… Obrigada pelo recadinho!
        Não conheço esta rede Josi (ADONIS) mas vou procurar sim! Otima dica a sua!
        Beijos e venham nos visitar sim!!!

    12. Wellington disse:

      Olá… Muito bacana seu blog, eu estou indo para Toronto em março para ficar 1 mês e estou encontrando muitas informações e dicas aqui…
      Aproveitando o comentário, eu gostaria de saber a sua opinião sobre as melhores rádios de Toronto…

      Valeu!
      Wellington

      • Gabriela disse:

        Olá Wellington! Antes de mais nada obrigada pelos recados e pela visita! Não sei se vc sabe mas a CN foi construída originalmente para ser antena de transmissão. Portanto, há varias rádios por aqui. O problema é que geralmente nos ouvimos musicas no iPod e raramente sintonizamos numa radio. Mas há varias e vc vai adorar! 😉

    13. Alice Linck disse:

      xi escrevi um monte de coisa errada! 🙁

    14. Alice Linck disse:

      Nem fala guria!!!
      Eu delíro por pão de queijo! Como um de café da manhã TODO SANTO DIA!
      E é um dos únicos pães que como celíaca posso comer!!!! Graças a Deus, porque um pedaço de mim deve ser feito de pão de queijo já!
      Quando eu morava em San Diego minha mãe mandava aqueles de saco da Yoki pelo correio! ahahahahaha e eu fazia a mistura lá…. matava minha vontade!
      Mas não sei se hoje em dia é possível de mandar esse tipo de coisa por correio!
      Os “tempos” mudaram…. sem falar que era o pão de queijo mais caro que já vi… viajado!
      A primeira coisa que vou fazer quando colocar os pés no aeroporto de Guarulhos é correr pra casa do pão de queijo e comer uns 3 !!!!!!!
      Minhas lombrigas já se remexeram na barriga só de pensar!
      E semana passada fui num açougue aqui em Perth e pedi coração de galinha!
      Mandaram chamar um cara lá de dentro do açougue e ele veio pro balcão com uma cara encucadíssima perguntando: “who’s asking for chicken hearts?” eu levantei a mão e todo mundo me olhou tão estranho!!!!!!! Foi engraçado! Enquando isso, meu namorado me chamava de “freak”! ahahaha
      Acho que vou conseguir comprar os corações de galinha essa semana!
      Woooohoooo!
      Espetos eu dei de presente de aniversário pro Joe e ele tá montando uma churrasqueira brazilian style!
      Só falta encontrar a farofinha que tu listou aí !!!!!

      Não vou nem comentar a saudades do feijão!!!!!!!!!!!!!
      Beijosssssssssssss

      • Gabriela disse:

        Adoro seus comentários Alice!!! 🙂 Como está a vida por ai? Volta quando pro Brasil? E o coração de galinha, ficou bom?! Beijos e curte muito ai! Obrigada pelo recadinho!

        Ps. eu nunca tive coragem de comprar chicken hearts por aqui… nem pedir! heheheheh

    15. thatinhagomes disse:

      Gabi, fui em um supermercado Brasileiro se não me engano na dundas e achei tudo isso. Inclusive fiz o pão de queijo e ficou muito bom. Leite moça tem, e nem é tão caro. A única coisa que eu realmente sinto falta é o pãozinho mesmo… Nada se compara ao nosso pão quente da padaria.

      • Gabriela disse:

        Valeu pelo toque… Mas é aquela coisa: não achar estes produtos no dia-a-dia do supermercado da esquina. Mas a gente compra sim alguns produtos no “nosso talho” na bloor west. Eu escrevi sobre a loja aqui no blog. Da uma olhada nas dicas! Beijos

    16. anna maria lima de melo disse:

      snif..snif..não sente nenhuma saudade de alguma comida da mãe….só do churrasco do pai…..maguei!!!!!bjs

      • Gabriela disse:

        Imagina Mae… É que quando vc esta aqui vc faz suas comidas, mas o pai não consegue fazer churrasco porque não tem churrasqueira. Eu tenho muita saudade da sua panqueca, maionese, carne de panela, feijão, arroz, sopinha, … Mas a maior saudade que tenho é da sua companhia! 😉 beijos

    17. Paty disse:

      Aiai pq tu não fez este post antes de ir te visitar? Te levava passatempo!! 🙂
      Mas é verdade aí no Canadá se encontra de tudo, até coisas que não temos por aqui (e a franquia da costelinha? :p) mas senti falta, dentre os teus exemplos, do pão novinho e do requeijão pra fazer minha massa :p

      • Gabriela disse:

        Do jeito que comemos por aqui Paty, foi até bom que eu não pedi nada! 😛 Beijos e boa semana! Adorei seu blog. Bora escrever sempre pra ele ficar movimentado!

    1. 28/08/2015

      […] e únicos nos supermercados de Toronto, mas nós que moramos a maior parte do Brasil sempre temos saudade de alguns produtos brasileiros. Fiquei feliz de encontrar opções variadas de produtos em um supermercado normal – e não […]

    2. 25/09/2016

      […] comidas e ingredientes de vários locais do mundo, incluindo o Brasil. Eu já havia feito uma lista de comidas brasileiros que tenho saudade mas achei legal escrever um post mais detalhado, incluindo o que aprendi nos últimos anos morando […]

    3. 29/11/2016

      […] Gaby no Canada […]

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *