Pular para o conteúdo

Sul do México: Dicas

Eu e o Ju conseguimos tirar uns dias de férias em julho e decidimos que queríamos fazer um passeio. Neste passeio queríamos 3 coisas: calor (muito), descansar (muito) e curtir um ao outro (muito). Olhando as opções possíveis e ir para o México pareceu ser a melhor delas! A gente não esperava muito (achamos que iamos ficar no hotel e na piscina todos os dias), porém fomos surpreendidos por uma região linda, cheia de história, com um povo maravilhoso e uma diversidade de atividades para fazer e locais para conhecer. Neste post irei mostrar um pouco do que a Península de Yucatán possui… e desde já super recomendo uma viagem para lá! É importante destacar que essa península não possui lagos nem rios, e é coberta por matas tropicais. A agua da chuva penetra nas camadas da superfície criando os famosos cenotes (rios subterrâneos).


Nosso destino inicial foi Cancun, cidade relativamente jovem (1970) localizada no estado de Quintana Roo e que conta com duas partes: uma central (sem praias) e a zona hoteleira ou Isla Cancun (região em forma de L, com 23 km de extensão, ligada ao continente por 2 pontes). Cancun é o paraíso dos turistas americanos e, como meu marido diz: “parece uma Las Vegas com praia”. É impressionante o número de hotéis! Mais impressionante ainda é a cor do mar: um azul claro que, em contraste com as areias brancas fica ainda mais lindo! Ah, o Boulevar Kukulcan (avenida hoteleira) é super segura e você pode pegar um ônibus e passear de ponta a ponta tranquilamente.


Por indicação da nossa agente de viagens nos hospedamos no Cancun Palace Resort – um dos 12 hotéis da rede Palace. Todos os hotéis são All-Inclusive: todas as refeições, bebidas, serviço de quarto, gorjetas inclusas. Além disso, devido a uma promoção ainda tínhamos direito a um bonus de 1,500 doláres para gastarmos com o que queríamos (passeios, massagens, compras, etc). Os quartos são ótimos, a comida é maravilhosa, o staff sempre muito prestativo e agradável, muitas opções de atividades (shows, esportes, academia, boate). O hotel possui 6 restaurantes: Frida (Mexicano), El Mercado (internacional), The Steak (Carnes), Mijako (Oriental) e Leonardo (Italiano). Ficam abertos para almoço (buffet) e jantar (a la carte). Super recomendo o Leonardo (o melhor na nossa opinião). Além disso, a piscina possui 3 bares (2 dentro da piscina) que servem drinks e aperitivos (pizzas, sanduiches, nachos, tacos, sorvete, etc).


Localizado na Zona Hoteleira de Cancun, o Shopping La Isla é uma espécie de shopping a céu aberto com várias lojas sofisticadas, com destaque para um free shop no segundo piso imenso e super em conta! Além disso, você pode alugar um carro (possui todas as cias de aluguel de carro), nadar com os golfinhos, jantar, ir ao cinema, comprar artigos mexicanos (há uma super loja de produtos locais) e ter uma vista especial da lagoa de Cancun.


Uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, Chichén Itza é uma cidade arqueológica maia localizada no estado mexicano de Iucatã que funcionou como centro político e económico desta civilização, localizada a 200 km de Cancun. No caminho você não vê nada, só mato (por isso recomendo que façam este passeio com onibus). Sua principal atração é certamente a pirâmide de Kukulkán (El Castillo), o mais grandioso de todos os templos da civilização maia, com 60 metros de altura. Além disso, destaca-se o Observatório, o Campo de Bola e o Templo dos Guerreiros. O local é enorme e certamente merece um dia do seu passeio. Simplesmente fantástico!


Cidade arqueológica localizada em um rochedo com vista para o mar do Caribe. Fica localizado a 1h30 sul de Cancun, no sudeste do México (estado de Quintana Roo), numa região conhecida como Riviera Maya. As estruturas – quando comparadas a Chichén Itza – não impressionam tanto. Aqui a atração principal é o contraste das construções antigas com o mar, simplesmente maravilhoso. Outro detalhe é o número de iguanas espalhado em Tulum!No começo você começa a fotografar, acha interessante, mas meia hora depois já não aguenta mais ver tantas iguanas.


Xcaret é uma espécie de “Disney Mexicana”: e consta de parque aquático com zoológico. No começo não iamos, mas depois que encontramos uns Brasileiros no hotel que tinham ido e nos falaram do que se tratava não pensamos duas vezes e reservamos 1 dia para passear pelo Xcaret. O Xcaret é um passeio obrigatório para quem vai a Cancun. Além de ser super perto (75 km ao sul de Cancún), é super organizado! Como parque temático, Xcaret se caracteriza por mostrar os aspectos naturais e culturais mais representativos do México: além de propiciar a prática de diversas atividades aquáticas em seus cenotes (poços), rios subterrâneos, lagoas e praias, podem-se apreciar as tradições do povo maia e estampas do folclore mexicano. Certamente a principal atração daqui é o passeio pelos rios subterrâneos (são 2). Nele, você vai equipado (colete, snorkel, óculos) e passa 40 a 50 minutos nadando, mergulhando… é incrível. Ainda, não poderia faltar, a praia é linda, você pode nadar com os golfinhos, há vários animais da região, shows típicos e, o que não poderia faltar, ruínas.


Sede do município de Solidariedad, em Quintana Roo. Fica a 1 hora ao norte de Cancun, e possui também sua zona hoteleira. Destaque aqui como o local aonde você pode pegar um Ferry para ir para a Ilha de Cozumel (45 minutos). Não tinhamos tempo para passear por toda a cidade, então acabamos parando em um dos Hotéis da rede Palace (Aventura), almoçamos e curtimos um pouco o hotel. Se você tiver a chance, dê um passeio pelo Paseo del Carmen, ao sul da Quinta Avenida (principal rua da cidade, o local é cheios de restaurantes, bares e hotéis. Lugar lindo! Outro destaque é a Playacar, um tipo de bairro nobre dentro de Playa del Carmen aonde você encontra hotéis, casas, campos de golfe e praias lindas.

Outras atrações que irão ficar pra próxima
Como escrevi anteriormente, um dos nossos objetivos era descansar. Porém, começamos a ver as atividades que a região possuia e acabamos passeando mais e descansando menos! Mas não conseguimos fazer tudo que gostaríamos por falta de tempo. Segue algumas atividades que, se você tiver tempo, deve certamente fazer:

Ilha pequena (1km de largura, 8 de extensão) que fica a 35 minutos do continente. A maneira mais fácil de chegar em Isla Mujeres é através dos ferries (embarcações) que partem da zona hoteleira de Cancun. Em Isla mujeres você tem varias opções de passeios. Desde passeios de barcos, mergulho, praia, e o melhor deles, um Eco Parque chamado El Garrafon. Segundo dicas que li, ele é lindo, com piscinas, tirolesa, golfinhos, espaço para mergulhar. Você pode alugar um bugue ou um carro de golfe para passear pela ilha. Além disso, na ilha há a cidade de Isla Mujeres, com um centrinho muito pitoresco. Outra dica é continuar seu passeio até a Isla Contoy, que fica localizado a 30 kilometros de Isla Mujeres. É lá onde se une o mar caribe com o golfo do México. Também é na Isla Contoy onde o começo da segunda maior barreira de coral do mundo. Para chegar em Isla Contony você pode usar embarcações de Cancun, Puerto Juarez ou de Isla Mujeres.

Infelizmente não tivemos tempo de visitar a famosa ilha de Cozumel. Um dos grandes erros das pessoas é achar que Cozumel é só um lugar para apaixonados por mergulho. Sem duvida é um dos principais pontos de mergulho do mundo. É a segunda maior barreira de coral do mundo perdendo só para a da Austrália. Porém, segundo dicas que li, é um dos melhores lugares do mundo para pegar praia. Tem o mar calmo, transparente, areia linda, otima comida. Conforme escrevi anteriormente, para chegar a Cozumel é preciso pegar um Ferry em Playa del Carmem. Você pode comprar o bilhete ali mesmo. Não é preciso reservar ou comprar com antecedencia. Além da praia, Cozumel possui um centrinho maravilhoso que se chama San Miguel de Cozumel, com lojas, joalherias e restaurantes. Você pode se hospedar em um dos Resorts na ilha ou passar o dia em um dos clubes de praia = praia + piscina + restaurante + área para mergulho + brinquedos aquáticos.

4 comentários em “Sul do México: Dicas”

  1. Sabe que é engraçado as fotos que tu postou eu já tinha visto várias vezes no álbum da irmã do meu namorado no facebook. Ela mora no méxico, é casada com um mexicano e sempre vejo todos esses lugares lá nos passeios que ela faz. Como é engraçado como cada pessoa retrata os locais e fala deles de uma maneira diferente. Acho isso incrível. A experiência de cada um, né!?
    Acho que isso é o mais único da vida, o nosso olhar, o nosso sentir, o nosso VIVER !
    Cada um tem o seu! E o mais legal ainda é como é bacana quando tu encontra alguém com quem dividir tudo isso na tua vida!
    Babei pelas fotos do calor!!!!!!
    Bom retorno a Toronto! O Joe deve ter ficado MALUCO quando viu vcs!
    beijos
    Alice e Maui

  2. Este lugar é simplesmente incrível, temos muita vontade de conhecer, mas como vc disse, tem que ter tempo para fazer a maioria dos passeios e usufruir dos encantamentos que o MÉXICO possui. Bjoxxx, NESSA.

  3. Pingback: Retrospectiva |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *