Pular para o conteúdo

Bixi Toronto


A partir do dia 3 de maio, 1000 bicicletas em 80 estações foram espalhadas em Toronto. O motivo = curtir a cidade de uma maneira tranquila (sem trânsito), pagando pouco e se divertindo muito. Esta é a Bixi Toronto, uma iniciativa que já acontece em outras cidades do mundo (Montreal, Londres, Melbourne, Washington, Minneapolis). Basicamente é um sistema público de aluguel de bicicletas. O sistema é acessível a todos, 24 horas, 7 dias por semana.

Bixi Toronto

Como funciona?

1. Vá até um dos 80 locais aonde as bicicletas estão espalhadas pela cidade. Você vai ver que do lado delas há uma “pay station”. Escolha o ícone que representa uma bicicleta, então leia e aceite os Termos e Condições.

Pay Station

2. Pague através do seu cartão de crédito (Visa, Mastercard ou Amex). Um depósito de $250 é colocado no seu cartão por 10 dias. Seu cartão de crédito serve para identificá-lo como um usuário. Há um limite de 2 aluguéis por cartão de crédito em uma vez (não importa se você alugue 24 ou 72 horas).

3. Imprima ou vizualize o seu código de desbloqueio na tela. Ele é válido por cinco minutos. Se você demorar mais do que esse período de tempo, vá para a etapa 8.

4. Digite o código de desbloqueio do teclado da estação de bicicleta de sua escolha.

Estação da bicicleta

5. Quando aparecer a luz verde no painel, puxe o guidão com firmeza em direção a você para liberar a bike.

6. Seus 30 minutos começam assim que a bike estiver liberada!

7. Devolver a bicicleta em qualquer estação BIXI em até 30 minutos. Empurre a roda da frente com firmeza em qualquer estação de bicicleta vazia. Quando você devolver a bike você deve verificar se a luz verde se acendeu. Espero 2 minutos antes de tirar outra bike para seguir viagem (se for o caso).

Estação Bixi

8. Para obter um novo código de desbloqueio, durante o período de 24 ou 72 horas, começe a etapa 1 e insira seu cartão de crédito novamente: o sistema irá reconhecê-lo e nenhuma taxa adicional será cobrada no seu cartão se você fizer viagens com menos de 30 minutos.

Quanto custa?

Por exemplo, você paga $5 dólares para usar 24 horas, mas a cada 30 minutos deve retornar a bike em uma das estações. Ai, dentro do seu período de 24 horas, você pode usar a bike pagando só estes 5 doláres. Se você exceder este tempo, há um valor a ser pago. Veja abaixo a tabela de preços para alugar as bikes.

Aonde ficam as estações?

Você pode acompanhar pelo seu smart phone através do endereço https://toronto.bixi.com/stations/
Mas eu achei um aplicativo de iPhone chamado Spotcycle que mostra as estações da Bixi próximas a onde você está, com o mapa (indicando aonde estão as estações perto de você e quantas bicicletas e espaços vazios há em cada uma).

O que achamos?

Testamos pela primeira vez a Bixi Toronto hoje e adoramos: as bicicletas são novas, confortáveis, possuem 3 marchas, sinalização (luzes na parte anterior, posterior, rodas) e cestinha para guardar seus pertences. O processo de aluguel é bem simples e as etapas fáceis de preencher. Além de passar o cartão de crédito eles pedem um telefone de contato e nada mais. O bilhete das senhas saiu rápido e ao digitar as bikes já foram liberadas.
Andar de bicicleta pelas ruas de Toronto parece ser uma maneira fácil e segura de se locomover e também de conhecer a cidade. O trajeto que fizemos (Bloor/Bay Street até Harbourfront demoraria 15 minutos de carro – sem trânsito -, 30 minutos usando o TTC e 20 minutos de bike). Além disso, os carros respeitam (muito) você, há várias ruas (principais ou não) com faixas de bicicleta, e com esta temperatura gostosa a brisa do lago (isso existe) faz o passeio ser muito gostoso (o Joe adorou!).
Falando em Joe, como estava uma tarde linda não iriamos deixar nosso pequeno em casa. Então levamos ele junto. Na verdade o Ju levou, segurando o cachorro no colo. Coitado do Ju, porque o Joe adorou o passeio! Segue fotos e eu recomendo muito o passeio!

Joe e Ju curtindo a cidade de bike

 

Eu aprovei!

 

Joe adorou a mordomia!

27 comentários em “Bixi Toronto”

  1. Vale dizer que andar de bicicleta aqui é uma boa lição de transito, vc tem que respeitar os sinais, faróis, etc, como se fosse um carro. Dna Gabriela, é obrigatório o uso de capacetes também SIM, estávamos andando feito manezinhos sem saber, depois levamos uma multa e já viu neh, eheh! Vamos tirar nossos capacetes de snowboard das teias de aranha 😉

  2. Paulo Roberto da Silva Júnior

    Olá.
    Então peço sua ajuda. Estive em Toronto em Julho e utilizamos as Bixis num sábado para fazer um picnic numa região na margem do lago.
    Peguei em meu cartão de crédito duas bikes próximo ao meio-dia devolvendo no final da tarde, sem passarmos nos “points” e ir renovando.
    Hoje no fechamento do meu cartão veio uma conta de 72 dólares, ou seja, 36 dólares por bike.
    Estaria correto? É só uma dúvida pois não achei nada de cobrança a mais por devolução.
    Obrigado.

  3. Pingback: TTC, o transporte público de Toronto |

  4. Pingback: 10 Apps úteis em Toronto |

  5. Gaby, por favor tenho uma dúvida, caso eu pegue uma bike, devolva no prazo de 30 minutos, e depois (depois de umas 2 horas) pegar novamente, como devo proceder nessa hora? lembrando que aluguei por 24 horas. Obrigado…

    1. Obrigada pela mensagem Gabriel. O cartão de crédito é o seu “ticket” e toda vez no período de 24h que vc usa-lo vai liberar a senha (e será cobrado somente a tarifa diária).

  6. Pingback: 10 dicas supreendentemente úteis para sua viagem à Toronto | Gaby no Canada

  7. Oi Gabriela,
    Uma dúvida: é obrigatório o numero do telefone? Sendo turista, que telefone colocar? Pode ser o cel do Brasil??
    Obrigada e parabens pelo seu blog, estou anotando TUDO!! rs

      1. Outra dúvida….podemos alugar os capacetes também? Já que li de algum leitor que é obrigatório sim….
        Obrigadsa pela sua resposta rápida!! bjsss

  8. Pingback: Quanto custa 1 dia “bem aproveitado” em Toronto - Gaby no Canadá

  9. Pingback: Dicas para aproveitar o verão como um Torontoniano - Gaby no Canadá

  10. boa noite, Gabriela

    tudo bem

    e se o local que eu estiver pedalando eu nao encontrar nenhuma estacao para devolver as bikes
    att

  11. Gabriela, parabéns pelo Site. Será minha primeira visita ao Canada e consequentemente Toronto e tenho anotado várias dicas que vocês está passando. Vale atualizar o post acima pois a Bixis agora chama Bike Share Toronto (https://www.bikesharetoronto.com/) e há uma pequena alteração nos preços.

  12. Mario Cesar Nascimento

    Olá Gaby, parabéns pelo blog e pelo sucesso. Seu blog foi fundamental para eu vir para o Canadá, me ajudou muito, obrigado. Em relação a bicicleta, queria fazer a orla das praias mas não consegui realizar o aluguel. Três cartões de crédito que estão funcionando em duas estações diferentes. A máquina avisa que o cartão era aceito. São cartões que uso normalmente aqui em estabelecimentos, mas são internacionais do Brasil. Alguém me comentou que seria somente para cartão de crédito local. Você sabe me dizer algo sobre isso? Obrigado

  13. Adorei a dica Gaby.
    Esse projeto ainda existe em Toronto? Há outras empresas onde posso alugar bikes?
    Em maio estarei em Toronto para estudar, e gostaria de adotar a bicicleta como meio de transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *