Pular para o conteúdo

Presidente? Monarquia!

Em primeiro lugar… não gente, o Canadá não tem presidente!
O Canadá é uma monarquia constitucional, sendo que a atual monarca reinante do Canadá é a Rainha Elizabeth II do Reino Unido (também chamada por aqui de Sua Majestade, A Rainha do Canadá). Nos termos da Constituição, a Rainha é o Chefe de Estado, sendo representada no Canadá pelo Governador Geral do Canadá, nomeado pelo Monarca sob proposta do Primeiro-ministro canadense.
O primeiro-ministro do Canadá é o chefe do governo canadense, e, de fato, o chefe de Estado do país, sendo sempre o líder do partido político com mais membros na Casa dos Comuns, e geralmente um membro da última. O primeiro-ministro canadense possui o direito de usar o título de O Muito Honorável. O atual primeiro-ministro do Canadá é Stephen Harper, líder do Partido Conservador do Canadá. Em outras palavras, a rainha não se intromete muito por aqui e quem governa, de fato, é o primeiro ministro e a rainha tem um representante oficial que é o Governador-geral do Canadá.

Mas para que eu estou escrevendo tudo isso?

Na verdade por dois motivos: o primeiro é porque eu queria saber o nome do presidente do Canadá (quando vim para cá); e o segundo (e mais legal) foi que eu estava caminhando com o Joe pela Bloor e dei de cara com uma vitrine falando do Casamento Real (Principe William and Kate) e a loja (chiquérrima) possui lista de presentes para os convidados. Imaginem só o que não deve ter lá. Se vocês foram convidados, fica a dica 🙂

9 comentários em “Presidente? Monarquia!”

  1. Bem informativo. eu tbm fiquei curiosa para saber quem era o presidente do Canadá. mas por outro motivo.. pelo motivo que li recentemente uma materia do primeiro-ministro dizendo que ia “dar” de presente o Canadá para os EUA. Para que possa ser feita a “União Norte-Americana”.. bom.. fatos a parte.. gostei da sua materia.

  2. Que matéria interessante! Estou buscando aprender quem são e conhecer um pouco sobre cada líder de cada país, e realmente não sabia que o Canadá é uma monarquia.Gostei de saber!

  3. Quem disse que coisas antigas são piores ou arcaicas? Se compararem Canada com Brasil saberão qual sistema é melhor! Inquestionável! Hoje velhos e pensamentos conservadores são menosprezados mas tem leis e costumes que não podem ser mudados pois o preço no futuro é alto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *