Poutine: típico daqui!

Ah

Vocês sabem o que é Poutine? Eu não sabia até minha amiga Pauline citar que queria comer um dia e ai fui procurar na internet. Após pesquisar no google dei de cara com a seguinte manchete: “Poutine: a orgia dos carboidratos“. Para uma pessoa de dieta isso não pareceu nada “acolhedor”. Porém pesquisando também descobri que o poutine se destaca entre uma das culinárias típicas canadenses. E vocês sabem o quanto eu estou aberta à cultura canadense e à oportunidade de vivenciá-la, certo!? Por isso este post será sobre Poutine!

No Dicionário Francês de Quebec a palavra “poutine” tem mais de 15 significados, entre eles “bagunça” (quando vocês verem a foto do prato vocês vão entender porque o nome foi dado).

Já na gastronomia o poutine se refere a um prato tradicional canadense feito com batatas fritas, queijo coalho e um molho gravy (de carne bovina). O poutine ganhou tanta popularidade por aqui que hoje é servido em vários tipos de restaurantes (não só nas Poutineries).

Para muitos canadenses este prato exibe “uma simples combinacão de ingredientes que pode parecer grosseiro para os não iniciados, mas para o paladar exigente, pode ser uma perfeita harmonia de sabores“. Em primeiro lugar eu não vejo nada de “simples”, já que são mais de 700 calorias numa porção. Eu adoro batata frita (isso é fato). Queijo coalho acho estranho e o molho gravy geralmente é muito salgado. Não sei ainda qual a minha opinião em relação ao poutine. Enfim, basta uma olhada na foto para vocês tirarem suas próprias conclusões!

Poutine

Ainda não tivemos a oportunidade (e a coragem) de provar o tal do poutine, mas segue dicas com uma lista dos (melhores) restaurantes que servem poutine aqui em Toronto.

Poutini’s House of Poutine
Smoke’s Poutinerie
Caplansky’s Delicatessen
Bamburger
Craft Burger
Harbour House



  • 5 Responses

    1. Anna Clara disse:

      Em São Paulo (BR) tem um ótimo! E quem faz o prato é a própria dona do restaurante, que é canadense. Chama-se “Pecado do Bom”, e fica na R. Tangará, Vila Mariana.

    2. Tati disse:

      Oii Gaby!
      Cheguei ontem em Toronto, por “sorte” estou morando perto da Danforth e está acontecendo o festival gastronômico né? Não resisti ao Poutine! E mesmo sendo calórico, e com uma combinação estranha, é uma delicia! rs
      🙂

    3. KIKI disse:

      Hum…como vcs ainda não provaram???Eu ja fiquei com uma vontade…prova e me conta…hummm

    1. 27/02/2014

      […] Falando da comida mais famosa do Canadá – poutine – além do tradicional tipo plain (batata frita + queijo coalho + molho gravy) você acha […]

    2. 02/02/2015

      […] você quiser saber mais sobre poutine clique aqui e aqui e veja outros posts do GNC falando dessa delícia […]

    3. 03/02/2015

      […] de poutine e uma coca zero para rebater hehehe). Se você quiser saber mais sobre poutine clique aqui e aqui e veja outros posts do GNC falando dessa delícia […]

    4. 03/04/2015

      […] City Hall, New City Hall, CN Tower e Harbourfront. Conheceria o High Park e por último provaria a famosa poutine da “Poutini’s House of Poutine”, na Queen […]

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *