Pular para o conteúdo

10 coisas que eu faço “aqui” e não faço “lá”

A vida no Canadá é muito diferente do que a no Brasil. Isso ninguém que mora aqui pode negar. Hoje me parei pensando nas coisas que eu fazia no Brasil e não faço no Canadá; e as coisas que faço no Canadá e não faria (de jeito algum) no Brasil. Aqui vai uma lista de 10 coisas:

1. Não me preocupava com a temperatura antes de sair de casa.
Aqui não importa a estação, sempre é necessário checar a temperatura atual e também a previsão, para não marcar bobeira na hora de se vestir. Senão é insuportável andar na rua. No Brasil era necessário apenas um “casaquinho” (como diz minha mãe) e um guarda-chuva.

2. Ia no salão toda semana, fazer mão, pé, cabelo…
Ah, que saudade. Aqui a maioria dos salões de beleza são estranhos (i.e. de japoneses/koreanos/chineses) e ainda por cima caros (muito caros). A vida aqui não nos permite ter estes luxos que só o Brasil pode proporcionar.

3. Sabia aonde achar as coisas.
É muito engraçado, pois em Floripa (minha cidade natal) eu sei exatamente aonde achar o que quero, aonde é mais barato, qual as opções que tenho. Não importa quando, nada muda naquela cidade e sempre é (muito)fácil achar o que você quer. Agora, aqui em Toronto é muito complicado! Segue uma lista das coisas que demorei mais de um dia para achar: velcro, forminhas de docinhos, varal de roupas pequeno, meia calça preta fio 40, pazinha para juntar a sujeira do chão, requeijão, leite condensado, e por ai vai.

4. Almoço, café, jantar na casa dos pais e sogros.
Sim, não tinha uma semana sequer que não ganhávamos um almoço (ou jantar ou café da tarde) maravilhoso na casa dos nossos pais. E como é bom… e como temos saudade! Os domingos ao meio dia são bem mais estranhos (e tristes) sem esse encontro.

5. Usava pijama quente dentro de casa.
Ta ai uma situação engraçada: passamos mais frio no inverno do Brasil do que no inverno Canadense; isso, dentro de casa. Aqui os domicílios são super planejados para o frio (e aquecedor é obrigatório). Dentro de casa sempre estamos de chinelo, bermuda, regata… uma maravilha. Nem preciso comentar no Brasil!

6. Dava oi com beijo, abraço, aperto de mão ou qualquer gesto de carinho…
Os Canadenses não dão beijo, raramente um abraço meio de longe e nem sempre aperto de mão. Aqui é mais no oi, tudo bem de longe mesmo. Quando cheguei aqui me perdi muito com isso. Mas agora já estou acostumada!

7. Dependia de carro para tudo.
Incrível como nos tornamos escravos dos carros no Brasil. Aqui as pessoas vão para o trabalho de bicicleta, transporte público ou mesmo a pé. E não importa a idade: você vê idosos, crianças pequenas (com seus pais obviamente), jovens, adultos… acho demais e um exemplo a ser seguido!

8. Lavava minha roupa em casa.
Ninguém (nem a pessoa mais desprezível do mundo) merece ter que fazer laundry. É uma mistura de paciência, tempo perdido e organização que eu não tenho. Adorava minha máquina de lavar do Brasil e sinto muitas saudades dela.

9. Comia fruta com gosto de fruta.
Ai gente, não dá. A manga do Brasil, a melancia do Brasil, a banana do Brasil… tudo é melhor. Aqui a fruta tem um gosto diferente e dá para contar em uma das mãos as vezes que tivemos sorte em comprar uma fruta parecida com as que temos no Brasil

10. Ia na padaria.
Aqui a gente não vai na padaria, vai no Starbucks. Aqui a gente não compra pão francês (ou de trigo, bem quentinho), compramos muffin ou bagel. Como é bom poder acordar, ir na padaria e comprar um pão fresquinho para comer com requeijão.

1. Pegar algum meio de transporte (público) arrumada.
Aqui a maioria das pessoas – estudantes, trabalhadores, empresários – andam de metro, ônibus e streetcar. E você vê gente de todos os tipos, de todos os modos de vestir e, o melhor de tudo, ninguém se importa com você!

2. Poder comprar Toblerone, Kit Kat, Lindt e outras guloseimas importadas maravilhosas na vendinha da esquina.
Isso é um sonho, engordativo, mas ainda sim um sonho realizado.

3. Experimentar comidas diferentes e ir a vários restaurantes de culinárias internacionais.
Calma gente, não estou dizendo que a comida do Brasil é ruim. Pelo contrário: eu AMO demais a comida brasileira. Só que não dá para arriscar muito no Brasil (seja pelo preço ou pela higiene do local). Aqui em Toronto tudo é bem rígido então a limpeza dos restaurantes é mais garantida. Além disso, a maioria dos restaurantes tem os fixed menus (cardápios com preço fixo), aonde você pode comer 3 pratos (entrada, prato principal e sobremesa) por um preço justo.

4. Ir para os USA de carro.
Em exatamente 1h36 minutos estamos nos USA. Sem rolo de aeroporto, sem estresse, pertinho de casa, podendo dormir na nossa cama se quisermos.

5. Ter as quatro estações do ano.
Sim, aqui no inverno tem neve, no verão tem calor (muito), no outono tem folhas caindo e na primavera tem tulipas. Não tem como enjoar de cada estação e não tem como não amar este pais.

6. Tirar o sapato para entrar dentro de casa.
Eu sempre faço isso na casa dos meus pais, mas no jantar de final de ano na casa do seu orientador é demais. Aqui é regra: tirar o sapato para entrar na casa de qualquer pessoa. No jantar de final de ano do meu orientador foi assim… e eu andei 6 blocos com um sapato de bico fino (ah, se eu soubesse). Portanto, quando forem visitar alguém aqui em Toronto, usem meias bonitas!

7. Poder comprar eletrônicos, carro, móveis bem mais barato.
Eu nem comentarei muito neste item. O Canadá nem é tão barato comparado aos USA, mas os preços das coisas no Brasil assustam. Aqui tudo é mais barato e, para melhorar, de uma qualidade superior.

8. Passear com meu cachorro em (quase) todos os lugares.
Tá certo, o Joe ainda não pode entrar em farmácia, supermercado e alguns restaurantes. Mas de resto, tá liberado. E ele já foi em muitos locais legais, incluindo H&M, Gap, Apple Store, já andou de metro, ônibus, já viajou para Montreal e ficou num hotel… enfim, aqui ele é um rei!

9. Tomar café.
No Brasil eu nunca tomava café. Na verdade eu nem gosto de café. Mas aqui é diferente: o café do Canadense é mais fraco e todo mundo toma (acaba dando vontade de tomar). Some isso ao fato de que em cada esquina tem um Starbucks, ou Tim Hortons, ou Second Cup… irressistível!

10. Snowboard e Ski.
Segundo o Juliano, em Floripa ele ia surfar toda semana e em SP ia jogar basketball no Ibirapuera toda semana. Aqui, pelo menos no inverno, é ski e snowboard todo final de semana.

37 comentários em “10 coisas que eu faço “aqui” e não faço “lá””

  1. Nossa Gabi, como eh gosotso ler e ver o quanto esta sendo rica essa experiência.
    Mais uma vez parabéns pela maneira como vc encara tantas transformações e ainda se dispõe a dividir com todos.

    Bjs KIKI

  2. Pingback: Retrospectiva |

  3. Oi Gaby, estou lendo seu blog desde o comecinho pq acho ele “mara”. Sem pressa, por isso nao sei qdo vou chegar em 2013 rs…. Deixei alguns comentarios. Mas desta vez gostaria de compartilhar sobre “Padarias-PaoDeTrigo”. A maioria das pessoas que moram aqui em TO (Canadenses/Imigrantes/Estudantes) acabam mesmo tomando seu cafe da manha ou tarde no Starbucks/Tim Hortons/Second Cup – mas tb temos a alternativa de Padarias “Bakery”. As mais chegadas a nos Brasileiros sao a “Nova Era” e a “Caldense” (parece que tem mais algumas mas essas sao as mais conhecidas) e tem tb algumas Brasileiras (College e/ou Dundas). Podemos sim ter pao de trigo quentinho (tem ate um com “gosto” de “pao frances” do Brasil) no nosso cafe da manha (e so saber o horario deles / como no Brasil) com queijo cremoso / philadephia (eu prefiro o natural) Infelizmdente nao eh muito comum encontrarmos requeijao, as vezes eu encontro no “Pavao” . Qdo eu morava na Bloor St W at Dovercourt Rd tem uma Nova Era , e sempre tinhamos paozinho quente em casa. E outras delicias tb !! Tem tb a “Caldense” E outras que nao me lembro no momento. Talvez agora em 2013 vc ja tenha encontrado seu “pao frances quentinho” mas vai a dica rs…..
    bjus

  4. Lavar roupa em casa tb eh uma coisa que nao abro mao ! Depois de muitos anos indo em laundry fora de casa (cansei!!) hoje moro num AP que temos maquina de lavar e secadora (so NOSSA !! gracas a Deus)… eh muito melhor !!! Estamos para mudar e esta complicado, pq quero um lugar que tenhamos maquina de lavar e secadora !! Para virmos para ca abri mao da paisagem para o CN Tower (que tb eh minha paixao !!!) mas laundry em casa nao ! rs……

  5. antes de ler o post, fui ver o seu About Me e vi que você é de Floripa. Morei lá durante 6 anos.
    E não vejo a hora de poder me mudar para o Canadá. A violência em minha cidade está cada vez pior. Sou de Rio Grande, pólo naval, muita gente veio pra cá por isso. E a violência desde que começaram as atividades no pólo só aumenta.

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br

    1. Olá Catherine! Que legal! Também concordo que morar aqui deixa a gente não tranquilo (em relação a violência). Floripa é cidade pequena mas tem vários problemas em relação a isso! Logo logo dará certo! Beijos

  6. Cheguei aqui por acaso, mas como tb sou expatriado, a curiosidade sempre bate.
    Canadá sempre esteve nos meus planos, mas acabei não indo e vim parar na Austrália…

    Sensacional o artigo!
    Me deu vontade de fazer o mesmo, só que pras bandas de cá.
    Certamente a gente difere, principalmente por que o “gosto pessoal” fica incluido nessa, afinal a gente só tende a fazer aquilo que gosta…
    Toblerones não são nem notados por que não liga pra chocolate e esse tipo de guloseima… mas, Cerveja, por exemplo… eu parecia uma criança dentro da doceria quando entrei no primeiro pub e tive que escolher entre 15 tipos diferentes de cerveja… 🙂

    Sucesso pra vocês no Canadá.
    Vander

  7. Gabi!
    Me diverti mto lendo este post, nao existe mta diferenças daqui da Suecia… E realmente passo mais frio no Brasil do que aqui no Polo norte! Mas aqui encontramos frutas boas, pq temos as espanholas e belgicas que sao igual ou melhor que as do Brasil.
    Continue sempre escrevendo pq AMOOOO os teus post!
    Bju!
    Vivi

  8. Gaby,
    Não sei se alguém já perguntou isso aqui no blog (não achei pelo menos!), mas depois desta experiência, você tem vontade de voltar a morar no Brasil ou tentará fincar suas raízes no Canadá e somente passar férias no seu país natal?

    Beijos e mais uma vez parabéns pelo lindo trabalho!!!

  9. Ola! Bem legal a materia!
    Concordo com vc meus cachorros tem vida de rei e rainha aqui! passear em hoteis, andar todos os dias na rua tranquilo, levar os dogs nos parques de cachorros, nao tem preco!!! Os cachorros aqui tem uma vida social muito melhor do que muita gente no Brasil!
    Os Canadense sao mais reservados, e nos brasileiros somos mais euforicos! Todos os Canadense me comprimentam com bjs no rosto sim, mas nao os que nao tenho intimidade.

    Moro no Canada ha mais de 9 anos, mas nunca aluguei uma casa sem laundry, e prefiro muito mais fazer laundry aqui pois no Brasil eh uma perca de tempo, lavar, pendurar no varal, se nao chover sua ropa seca, se nao tem que esperar, depois passar! Aqui faco a laundry toda em 2 hrs, enquanto limpo a casa, minhas roupas ja estao prontas e passadas! E quanto ao leite condensado, existe em todos os supermercados…. No frills , metro, sobeys, walmart… Quanto a varal, pazinha, vc acha no walmart, apersar que a maioria das pessoas tem aquele vacuum de mao, que vc compra por 30 dollars, sem fio, que nem tem o porque usar pazinha. Coisas brasileiseilas, como forminha, requeijao, encontra nas lojas brasileiras, Pavao, nosso talho, Brazil Direct. (dufferin/Dundas).
    Quando vou para o Brasil, sinto falta das coisas que me acostumei aqui e nao tem la, sem contar que parece que la parou no tempo e soh piorando a violencia,

  10. Oi Gabriela,
    você mora na cidade canadense errada 🙂 Você tem de conhecer Montreal! Montreal tem muito mais coisas em comun com o Brasil do que Toronto! E os USA ficam a apenas uma hora em carro. Nao tenho nada contra a cidade de Toronto, mas a natureza aoredor de Montreal è muito mais linda

    1. Olá Julie! Eu conheço Montreal e adoro a cidade… Já fomos mais de 20X para la! Mas Toronto me conquistou de um jeito que nao sei explicar… Sou apaixonada! Que bom que as pessoas possuem opiniões diferentes (imagina se todos gostassem de Toronto e quisessem morar aqui, não iria caber ninguém). Obrigada pelo recado e visita ao blog

  11. o texto é bom, mas quando vc fala que os salões sao estranhos e cita serem geridos apenas por pessoas de descendência asiática é um comentário bem infeliz e soa meio preconceituoso.

    até pq a chance deles terem um PR ou ja terem nascidos canadenses é muito maior que se imagina e rotular como estranho é uma opnião sim, mas acho que usar diferente soaria melhor…

    1. Olá Pedro! Obrigada pelo recado e sua opinião. Eu sempre digo que o preconceito esta naquele que o encontra. É estranho sim encontrar sempre o mesmo grupo étnico nos salões de beleza – mas elas fazem um ótimo trabalho!! Mas Toronto é super multicultural e depois de morar um tempo vc se acostuma e eu adoro encontrar “o mundo” em “uma cidade”!

  12. Oi Gaby! sou de floripa e to morando no canada tb, uma amiga me mandou achando q eu era a escritora porque tambem me chamo gabriela! hahaha …adorei, muito real td q falasse :))

  13. Concordo com todas as coisas que voce fazia no Brasil e nao faz no Canadá, mas discordo com quase todas as coisas que vc faz no Canadá e nao fazia no Brasil. Sem dúvida nenhuma discordo dos pontos 1,2,3 e 8.
    Nao sei Flopira, mas em Sao Paulo voce encontra todos os tipos de comidas que voce imaginar, as pessoas sao bem diferentes das outras em termos de vestimento no transporte publico (a maioria das mulheres jovens andam cheirosas e bem arrumadas). Guloseimas tem em todo lugar, mas tem seu preco $$$$$$ e andar com o cachorro em qualquer lugar nao tem problemas.

    Desculpem os erros de acentuacao (teclado americano).

  14. Deixando claro que gosto muito do Canadá e em especial a cidade de Vancouver. Tudo vai das experiencias de cada um. Acho muitas coisas fantasticas em Vancouver, mas algumas outras que Sao Paulo é imbatível (é de se entender por ser a cidade entre as top 3 maiores das américas).

  15. Oi Gabriela, gostei do post! Com certeza depois de 2 anos você já mudou de opinião em relação a várias coisas e já encontrou tantas outras. Assim que chegamos num país que não é o nosso, claro que é tudo bem difícil… só quem já passou por isso, sabe! Moro em Gatineau, fronteira com Ottawa e estou muito feliz por aqui 🙂 Te desejo um ótimo 2014!

  16. Boa tarde Gabi. Adoro o seu site e todas as vezes que fui para o Canadá peguei suas dicas. Em Dezembro vou passar 2 meses com minha família fazendo um curso em Vancouver. Vc índica alguma cabeleira brasileira aí? Já tentei fazer escovas em salão no USA e ficou terrível. Obrigada. Bjs Laura

  17. É uma boa lista. Eu morei um ano em Vancouver e a gente tinha maquina de lavar e secar em casa mas os alugueis la são assustadores, vc paga absurdos pra viver num quartinho tipo closet num apt divido. Eu agora to morando em Montreal e é bem diferente. Curiosamente to achando povo aqui mais amigavel no geral embora os atendentes em Vancouver fossem mais solicitos… Aluguel aqui é bem melhor mas tb sinto falta de fazer laundry em casa!! Sobre padaria, Montreal tem!! Franceses gostam de pão e vc encontra padarias nos mercados, padarias na rua, mas nao chega a ser toda esquina como tem cafe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *