Pular para o conteúdo

Transporte Aéreo/Internacional do nosso cachorro

Sim, mudar para um país longe tem essas coisas! Não conseguimos trazer muito do que queríamos (lembranças, presentes de casamento, objetos pessoais, pessoas especiais) mas o Joey (nosso scottish) não poderíamos deixar no Brasil. Ele já é “parte da família”! Muitas pessoas me mandaram mensagens perguntando como é feito o transporte de cachorros do Brasil para um outro país e foi por isso que resolvi escrever este post. Mas antes de começar quero dar TODOS os créditos ao meu marido Juliano, que fez todo o processo e levou nosso pequeno para fazer todas as vacinas e atestados necessários.

Primeiro de tudo, as regras para o transporte de animais nesta situação dependem basicamente de 4 coisas: o país de saída do animal (Brasil), o país de entrada (no nosso caso, o Canadá), a companhia aérea (no nosso caso, Air Canadá) e o tipo de animal. Isso quer dizer que o que estarei escrevendo aqui não é válido para todos os países, nem para todas as companhias aéreas, muito menos para todos os tipos de animais e cachorros (pois variam de tamanho, raça, etc). Mas se você está pensando em viajar com seu bichinho é sempre bom ter uma idéia do que é necessário para fazê-lo (pois poucas coisas mudam). Além disso, o tamanho, idade e tipo de animal é fundamental para estabelecer as regras de transporte.

Importando animais domésticos para o Canadá: o qu3 o governo Canadense pede para importar animais para o Canadá depende da idade do animal, do país que ele é originado (se é considerado rabies-free ou não) e do objetivos da importação. No caso do Brasil, o país não é considerado erradico de raiva e o que é necessário para a importação do cachorro está aqui (especificarei alguns dos itens melhor abaixo).

Vacinas: O Joey sempre teve todas as vacinas em dia, o que foi um alívio (para ele e para nosso bolso). A vacina mais importante (que todos os paises se preocupam) é a anti-rábica, obrigatória para animais com mais de 120 dias, que deve ter sido aplicada há mais de 20 dias e há menos de um ano da data do embarque. Fora isso, o animal deve ter tomado as outras vacinas necessárias e remédios de pulga, carrapatos e outras pestes.

Documentos: O veterinário responsável por seu pet deve emitir um atestado de saúde, que tem validade de 3 dias. Neste atestado deve conter dados como raça, nome (?), origem do animal (informações do Pedigree se houver), estado geral, nome do proprietário (qualificação completa) e a carteira de vacinação atualizada. Com este “Certificado Sanitário” você deve agendar por telefone uma consulta com o médico veterinário do do Ministério da Agricultura localizado nos Aeroportos Internacionais e emitir (gratuitamente) o CZI (Certificado Zoosanitário Internacional). É importante destacar que o CZI tem validade de 8 dias, entao não dá para marcar bobeira e ir muito antes!

Carries: Segundo a Air Canada, gatos ou cachorros pequenos (de no máximo 10 kg) podem ser transportados na cabine, desde que sua sacola de transporte tenha determinadas medidas (veja abaixo link da Cia Air Canadá) e que o animal possa dar uma volta completa dentro do compartimento. O Joey é um cachorro, com 8,9kg mal distribuídos: 75 cm de comprimento (sem o rabo), 53 cm de largura e 17 cm de altura (o que até lhe permite entrar na bolsa, mas impossível dar voltas dentro dela). Portanto ele será transportado embaixo do avião (T-A-D-I-N-H-O) numa carrier maior (hard/duro).

Ticket: Sim, você tem que pagar para seu animal ser transportado. É importante falar que para reservar você deve ligar para a central de reservas da Cia Aérea e fazer o agendamento via phone. Detalhe, no caso da Air Canada a companhia só aceita o transporte de animais a partir do dia 12 de janeiro (e é esse o motivo principal do Ju ainda não estar aqui comigo).

Colocação de microchip: se vocês forem em um veterinário eles vão falar que é obrigatório para qualquer viagem internacional. Mas nos informamos bem e a colocação do microchip é obrigatória somente para viagens para a Europa. Portanto, USA e Canadá está liberado.

Quarentena: Não, o Canadá não necessita de quarentena para os bichinhos (que bom!). Mas atenção pois os países da Comunidade Européia exigem quarentena e chip, além de todos os outros documentos e teste de raiva em laboratória.

Pronto! Simples não?! Pode parecer complicado mas nossa vida em Toronto não teria graça sem nosso Joey pertinho da gente. Prometo que depois escrevo como foi a chegada dele.

Links importantes:
Governo do Canadá
Air Canadá
Ministério da Agricultura – Brasil

89 comentários em “Transporte Aéreo/Internacional do nosso cachorro”

      1. Oi Gabi.. vamos ve se vc consegue tirar uma duvida minha.. estou procurando nos sites mas n encontro. Tem como mandar os peludinhos sozinhos no avião? Sabe algo a respeito disso.. desde já, obrigado!!

  1. Que fofa a foto dele !!! 🙂
    Tô aguardando a continuação do post do Vô! ahaha
    Vou pesquisar como é pra Austrália !
    Mas a Maui já tem 5 anos!!
    E tem muito vet que fala que quando o cachorro já tá ficando mais velho é mais complicado dar sedativo (ou seria cedativo??? eheheh).
    10 horas de avião não é tão horrível né!? é ruim mas pelo menos é um vôo só 🙁
    ai ai ai ….
    esses dogs/filhos

  2. Primeiramente quero desejar um Feliz 2011 pra vc’s.
    E dizer o quanto este post sanou as minhas dúvidas.
    Nossa quanta burocracia….
    Mas, com certeza sem o Joe, vc’s 2 não seriam completos aí em Toronto.
    Não vejo a hora de vc colocar novas fotos do Joe, agora como um “Dog Torontiano” aprontando por aí.
    Um super beijo, NESSA.

  3. Olá Gabi,
    Parabéns pelo site, e boa sorte nessa nova vida em Toronto ! rsrs.
    Adorei o seu post sobre o transporte aereo do Joe !
    Espero em breve ir pra Toronto, e assim como você, vou levar minhas 2 meninas rsrs.
    Queria saber como as pessoas daí tratam os bichinho…..se é facil alugar apartamento /casa quando se tem cachorro, se existe alguma restrição ……e como é o esquema de veterinario por ai…. Detalhe: as meninas são uma Dalmata (5 anos) e uma Labradora. (6anos)
    um abraço.
    Ana

    1. Ola Ana!
      Que legal que vc está planejando vir para cá com seus animais. Realmente não dá para viver sem eles!
      Quanto ao tratamento, certamente vc irá encontrar algum lugar aonde os animais podem viver. Geralmente eles são aceitos em todos os aptos/casas, desde que estejam na coleira no hall. Levamos o Joe para tudo quanto é lugar: shopping, lojas, visitar s amigos.
      Sobre veterinário, como ele está aqui há 1 mês ainda não vimos nada (uma vergonha). Mas já me informei de um hospital 24hs aqui perto caso algo aconteça. Assim que souber de algo posto no blog!
      Qualquer dúvida entre em contato!
      Beijos

    1. o joe eh super tranquilo e ele dormiu a viagem toda! ele chegou super bem e nao ficou de jejum nao… nem tomou nenhum remedio! mas isso depende de cada cachorro. o ideal eh vc dar cmida pro seu antes, porque eles nao deixam vc entrar no aviao com racao. beijos

  4. Oiii Gabriela.. Estou indo morar na Espanha “Barcelona” vc sabe me dizer se lá é o parecido com o Canada? para transporte do meu Billy.. ai que aperto no coração de deixa-lo..
    Ha e também vc poderia dizer quanto ficou pra vc levar o Joe? eu sei que isso depende do peso, mais é só pra ter uma noção, porque uma amiga me disse que é o preço de uma passagens para uma pessoa..
    Beijos fica com Deus..

    1. Oi Ana! Cada pais tem suas regras, mas eu sei que Europa precisa de chip e tbem tem alguns paises que exigem quarentena. Não sei te dizer exatamente as leis da Espanha mas procura na internet que vais achar algo. Mas vai dar tudo certo!!! Beijos e me avisa se deu certo!

  5. Oi Gabriela! tudo bem?? Meu nome é Aline e estou para me mudar para o exterior…ainda não sei se para a Austrália ou Canadá. Meu esposo até foi aceito em 3 Universidades da Austrália, mas lá nosso Joey (um Lhasa Apso) não poderá entrar…então estamos vendo a possibilidade de irmos para o Canadá. O seu Joey foi na cabine??
    Outra coisa, se vc puder me responder…para alugar uma casa ou apartamento por aí, é difícil?? consigo pela internet??
    Se puder me ajude…Obrigada!!

    1. Ola Aline! Obrigada pelo Seu recado no blog! Sim, meu Joe veio dentro da cabine, em uma bolsa especial de viagem. Quando fomos perguntar se ele iria dentro da cabine ou no compartimento (uma semana antes) o pessoal da cia aérea falou que ele iria embaixo. Mas na hora eles aceitaram dentro! Sobre a Austrália tenho uma amiga que sofre desse mal: o namorado mora lá e ela esta no Brasil com a cachorrinha deles. Complicado isso! Aqui em canada é tranquilo!
      Sobre aluguel de casas/apto com certeza a universidade que seu marido for aceito vai indicar algo. É legal pegar algum lugar que nao tenha contrato de 1 ano – as vezes a univerisdade possui condomínios para estudantes – e ai vc vai conhecendo a região e vendo aonde gosta de morar. Tem um site relator.ca que tem muitas opções de aluguel e compra de imóveis. Vale a pena dar uma olhada! Espero poder ter ajudado e me mantenha informada! Abracos

  6. Oi Gabriela! Obrigada por responder…Então, estamos quase certos de irmos para Ottawa ou Oshawa! É que temos duas filhas,uma com 11 e outra com 9 anos..estamos procurando por escolas para elas. Está praticamente dependendo disso!
    Escolhendo uma escola para elas, já poderei ver também uma casa, pois quero ver se acho uma perto da escola.

    Obrigada pelas informações, estão me ajudando muito.

    O blog é de uma estrutura excepcional!

    Bjão e fiquem bem!

    1. Boa tarde Gabi! Encontrei seu post pelo Google. Estou me mudando de Porto Alegre para o Texas em janeiro com meu Cocker Spaniel. Você teve alguma restrição com relação à temperatura mínima permitida para transportar o Joey durante o inverno? Me disseram que corro o risco de não poder embarcar meu cachorro (Cookie) se o aeroporto de destino ou de conexão estiver abaixo de sete graus centígrados. Você utilizou a própria Air Canada ou precisou da ajuda de algum despachante? Obrigado pela ajuda com as informações! Feliz Ano Novo!

      1. Ola Danuzio! Desculpe em demorar a escrever, estava de ferias. O embargo depende da companhia e sim, tem periodos que as cias nao transportam animais por causa do frio. No caso da Air Canada foi de 14 dias do inicio de janeiro (por isso o marido so pode chegar aqui nesta epoca). Acho que o problema nao é o aeroporto mas a cia aerea. Espero poder ter ajudado.

  7. Bom dia Gabi!! Achei seu post pelo google e amei, estou indo para o Canadá tbm em setembro, e vou levar meu York comigo, vc me esclareceu muitas coisas, porque aqui no Brasil cada um diz uma coisa. Uma dúvida que eu fiquei, quando desembarcar no Canadá eles vão pedir mais algum outro documento?? O meu York ( Ozzy) já esta microchipado, pedigree no meu nome, carteirinha de vacinação em dia, só falta esse documento do veterinário que vou esperar chegar mais próximo a data da viagem! Vc me esclareceu muita coisa!! Obrigadaa

  8. Bom dia Gabi! , ganhei um cãozinho filhote 14 semanas, de um amigo dos (EUA Alabama) e tenho que solicitar o transporte dele para (Brasil Curitiba). Voce tem como me indicar qual seria a melhor empresa aérea e qual o custo em média? Um abraço e obrigado, Ivo .

    1. Obrigada pela visita ao blog Ivo. Eu não sei como funciona o transporte USA>Brazil, trouxe meu cachorro para o Canadá com a empresa AirCanada (empresa Canadense). O ideal é você olhar os sites das empresas americanadas (American Airlines, Delta, etc) e ver com eles. Uma outra dica é você ir no aeroporto mesmo se informar. O custo ara trazer o Joe do Brasil para o Canada’foi 200 dolares + o custo de vacinas e documentos. Boa sorte!

  9. Pingback: As viagens do meu cachorro | Gaby no Canada

  10. Gaby, tudo bem? Vocês foram no mesmo vôo que o seu cachorro ou vocês despacharam ele? Quanto à moradia de vocês em Toronto, foi fácil achar locais pet friendly?

    Desde já obrigado.

    1. Fomos no mesmo vôo, ele vai dentro do avião conosco – dá para ver em algumas fotos do post.
      Em relação a moradia foi relativamente fácil sim! 🙂
      Obrigada pelo recado e visita ao blog!

  11. oi tenho interesse em comprar um cachorrinho spitz e como estou planejando viajar para passar um tempo no canada provavel que se compra-lo agora ele tera de 6 a 7 meses quando for viajar. Gostaria de saber pela sua experiencia quanto tempo demora para obter todos estes documentos. Já ouvi dizer que é necessario um exame feito em sao paulo que demora meses para ficar pronto isso é verdade? outra pessoa me disse que é necessario fazer um passaporte para o cao… bom se puder me ajudar ficarei imensamente grata pois a compra deste cachorrinho esta dependendo destas informaçoes. Abraços…

    1. Olá márcia! Procure aqui no blog sobre viajar com seu cachorro que tenho uns 3 posts explicando o processo! Parece que em março deste ano mudaram as regras – e irá precisar de um passaporte, mas não sei. No geral o processo é tranquilo! Leia as informações daqui e se ficar com duvidas nos falamos! 😉

    2. outra perguntinha vc tem um scott terrier, se for o que acha da personalidade. Moro em apto e queria um cachorrinho tranquilo e que não destrua as coisas rsrsr pq ele terá acesso a tudo. Vou na segunda procurar saber direito para saber se posso comprar e decidir tb a raça, pois achei um scott terrrier femea e um sptiz macho e fiquei na duvida.

      1. Ola Marcia. O Joe é tranquilo mas já vi cachorros da raça dele bem nervosos… acho que demos sorte! hehehehe…. no começo ele roia as cadeiras da sala e acho que é normal para os cachorros (estava trocando os dentes). Hoje ele é super tranquilo e posso deixar o que quiser no chão que ele não mexe – até se for comida. Minha afilhada tem um spitiz e gosta, eles aprendem facil. Terriers são bem teimosos e demoram para aprender. Mas femeas são mais tranquilas que macho… enfim, vai realmente do que vc quer e da sorte (acho). Depois me avisa qua pegou! Beijos

  12. Puxa, que legal seu post! Na verdade estou adorando todos! Enfim, estou considerando fazer um doutorado no Canadá. A situação é que tenho 5 filhos peludos. São pequenos, entre 5-8Kg. Minha pergunta, existe algum limite, no caso de aluguel de casas ou apartamentos, para o numero de animais? Os meus são tranquilos, nunca tive problemas com barulho, etc… Me preocupo tb com a viagem… Como é o tratamento da Air Canada com os peludos?

    1. Olá Carol! Depende do local e existe sim geralmente restrição. Acho que vc vai ter que pegar uma casa e procure com muita antecedência. Aptos geralmente quando aceitam é no máximo 2! O Joe ficou o tempo todo conosco na viagem então foi tranquilo. No seu caso tem que ver se da para levar 5 no cargo do mesmo vôo – acho que não – mas no geral tenho amigos que já voaram com animais e foi tudo bem! 😉 vamos nos falando! Boa sorte! Beijos

  13. oi Gabriela! To bem agoniada quanto à ida da nossa pet, a Pantufa. Ela é uma srd, pesa 10 kg, mas é bem comprida, sendo assim terá que ir embaixo, com as malas. A questão é que vamos em agosto para Winnipeg e hoje fiquei sabendo que a Aircanada e a united tem embargo de verão. Ofeceram levá-la através de um despachante aduaneiro, mas daí ela não vai no mesmo voo que a gente. Você tem mais alguma informação sobre isso?
    Abs,
    Ana Ligia

    1. oi Ana! Poxa, eu não sabia sobre isso. Que pena… mas tenho certeza que dará tudo certo. Vários amigos já levaram os cães embaixo e deu tudo certo. Desculpe não ter nenhuma info! 🙂 Me avise depois o que vc fez, fiquei curiosa!

  14. Ola. gostaria de saber mais sobre a taxa anual que se paga pelo animal em Vancouver (onde pretendo ir ano que vem). Tenho 2 husky siberiano, vc sabe se essa taxa é para para cada animal? Tmb tenho gatos, tenho que pagar por eles tmb? Obrigada

  15. Oi Gabi,estou pretendendo viajar com minha cachorrinha (shitzu)para os Eua.Minha filha não fica sem ela.Mas estou com um pouco de medo da imigração nos barrar por causa dela.Vou contratar uma empresa para arrumar todos os documentos dela.Vc sabe de algum caso que barraram por levar cachorro a turismo???

    Obrigada

    1. Olá Monalisa. Viajo sempre com o Joe e nunca tive problema. Não conheço nenhuma história de cachorros barrados. Fazendo toda a documentação e segundo as regras – que são bem simples – não vejo nenhum problema. Boa sorte!

  16. GAbriela. espero que venha minha msg e me responda rs.

    Estou em Sydney -Australia, e já estou há qse 06 meses longe da minha filhinha Lolla, minhca cachorra. Ano que vem pretendo trazer ela’.. Aqui o processo é bem complicado e caro, mas nada vai me impedir de trazer ela.

    Minha dúvida para vc seria, vc seu algum sedativo para seu cachorro? no caso para Australia é uma viagem de qse 24 hs, com parada na africa. … Poderia me dizer como foi isso?

    Obrigada

  17. Pingback: Viajando com nosso “melhor amigo” - Gaby no Canadá

  18. Olá! Estou indo para San Jose na Califórnia dentro de alguns meses e levarei minha filha Sanny uma lhasa de 5 anos, estou com o coração apertado em saber que não poderá ir junto comigo e sim no compartimento de carga viva, será que cuidam direito que não maltratam? Dói so de pensar…… Bj

  19. Gaby, boa tarde, pretendo ir pro Canadá, mas especificamente para Ottawa, vou ficar um ano fazendo inglês e posteriormente faculdade, queria chegar conseguir uma casa e depois mandar alguém enviar meu cachorro, ele é um Golden Retriever , e terá 8 anos em janeiro e pesa 35 kilos, vc sabe me orientar como devo proceder pra levá-lo. Obrigada

  20. Olá Gaby adorei seu blog!!! tenho uma perguntinha, vc precisou traduzir os documentos do cachorro,ou o que foi emitido no caso CZI e carteira de vacinação em portugues foi aceito quando chegou no Canada?
    Muito obrigada

  21. Oi gabi, estou querendo mandar para minha amiga que está no canada o cachorro dela, só que estou com duvida s posso mandar ele sozinho pra lá, porque não posso ir junto. Será que voce pode me ajudar com informaçoes? Desde já agradeço!

  22. Pingback: Viajando com Cachorro para o Canadá | gaúchos no canada

  23. Eu vou levar meu cachorro pro canadá, já estou com o czi pra lá, mas faço escala nos EUA, eles colocaram que é só pra transito, então não tem atestado de miíase e tal, não tem problema? Fiquei um pouco insegura. :/

    1. Ola Fancielle… não sei como funciona quando você fizer escala nos USA. Minha sugestão é que você entre em contato com a cia aérea e pergunte o que é necessário. Os USA podem ter regulamentações diferentes… sempre é bom checar antes. Boa sorte!

  24. Gabi, tudo bem?

    Eu vi que o post já antigo, mas vc se lembra sobre o atestado da veterinária, se ele tem que ser inglês ou se isso só é para apresentar pro vet do Ministério e lá eles emitem o que vc precisa em inglês?
    Outra pergunta, pelo visto se cachorro foi com outra pessoa, né? Ou vcs vieram buscar? Pq eu vou antes da minha, ela vai depois com meus pais e a preocupação é que eles não falam muito bem inglês (bem pouco aliás) e aí gostaria de saber sobre essa chegada no Canadá e qual o procedimento para eu orientá-los.

    Obrigada,

    1. Olá Thaís. Meu cachorro veio com meu marido, eu vim antes. Para o atestado tem um formulário que o vet deve preencher, e o formulário esta em inglês e português. Tenho posts mais recentes sobre viajar com seu animal de estimação. Da uma procurada que tem posts melhores. Sobre a chegada, tem que passar em uma parte especial e pagar uma taxa. Escreva uma carta para que seus pais mostrem para o oficial, pois acredito que eles perguntam coisas sim. Espero ter ajudado

  25. Oi Gabi, você poderia me informar o tamanho da sacola do Joe e se a cabeça dele toca na bolsa? Estou querendo voltar para o Brasil com minha shih tzu e estou com essa dúvida. Ela cabe na bolsa, dá um giro, mas a cabeça dela toca… Será que o pessoal da Air Canada pode implicar com isso? Muito obrigada de coração! 🙂

    1. Olá Cintia. Então, a cabeça do Jojoe fica de fora da sacola, mas como ele entra e já deita – e nos não abrimos na hora do embarque – nunca tivemos problema. Eles quiseram implicar uma vez, mas como já havíamos viajado outras vezes e Jojoe fica muito calmo e tranquilo acabaram deixando. Mas sempre ficamos com medo deles não deixarem embarcar. Espero ter ajudado.

  26. Ola Gabi,
    Estou planejando minha mudança para o Canadá, meu namorado vai primeiro e eu vou depois levando o dog. Temos um golden retriever de 1 ano. Gostaria de saber se é dificil encontrar uma moradia para alugar que aceite cachorro de porte grande e, quanto a entrada no país de existe alguma dificuldade para entrar com ele? Ele tem 35 kilos isso atrapalha algo para a viagem?

    1. Olá Lívia. Veja o post recente sobre perguntas frequentes de viagem é vida de cachorro no Canadá que vai te ajudar com a questão aluguel. Sobre dificuldade em entrar com ela, acho que não. Ela vai no cargo do avião e acredito que não tenha problema algum ao entrar aqui. No post tem links e você sempre pode ligar para a cia aérea e perguntar, mas não vejo problema algum (coloque a casa dela no carrinho e empurre como uma “mala”).

  27. Olá, Gaby!
    Que post super útil! Parabéns!
    Gaby, em um dos comentários você disse que “não deixam entrar no avião com ração”. Eu vou viajar com meu cãozinho (na cabine) em um vôo internacional que chega de madrugada ao destino, ou seja, eu não vou conseguir comprar ração lá até o dia amanhecer. Há alguma solução? Não é possível levar nenhum pacotinho pequeno de ração, nem que seja na bagagem despachada? Como você fez no seu caso?
    Muito obrigado!
    Abraços,

  28. Oi Gaby,
    me mudei para o Canadá e meu marido vai ter que despachar uma das nossas gatas de Belo Horizonte para Toronto. Estamos muito preocupados, porque ela vai ter que fazer uma conexão, vai ser BH-Panamá-Toronto.
    Você acha que é perigoso? Seu cachorro passou por conexão?

  29. Nossa que esclarecedor.
    Muito obrigada!
    Eu e meu marido estamos pensando em ir morar no Canada, fim do ano que vem ou no próximo porém, temos 3cachorros…E tá difícil a idéia de abandona-las… Mas não sabemos onde vamos morar, se terá espaço…
    A Lassie e uma pastor alemão
    A Pequena e a Donna são srd… Todas novinhas e com vacinas em dia…
    O dor no coração…
    .

    1. Ola Miriana. Acho que sempre se dá um jeito… vcs podem vir antes, achar um bom lugar para morar com as 3 e depois voltar pro Brasil e pegá-las. O meu Jojoe é parte da minha família e eu nunca conseguiria deixá-lo (acredito que vcs tbem).

  30. Oi Marina,
    Vou pra Vancouver em maio/2017 pela air canada (rio-toronto//toronto-vancouver) e quero levar minha cadela.
    Já estou pesquisando sobre todos os procedimento que precisam ser feitos, mas tenho uma dúvida que talvez vc possa me ajudar.
    Perguntas:
    1- Quando a gente desembarca e vai passar na imigração com as malas. A gente pega o animal antes de passar na imigração ou depois?
    2- Como foi com você?
    3- Como meu voo será conexão, terei que passar por duas vezes na imigração?
    Enfim, queria mais detalhes de como foi do desembarque da aeronave até a saída do aeroporto…

    Obrigada

    1. Ola Vanessa. Você pega seu animal com as malas, então passa na imigração antes (pelo menos foi assim comigo). Mas antes de sair do aeroporto vc deve pagar uma taxa e registrar seu animal. Na imigração você só passa uma vez, quando vc entra no país.

      1. OK Gabriela.

        E depois que a gente for liberado, sabe dizer se tem algum lugar lá perto que dê pra levar o cachorro pra fazer xixi, beber água, etc?

  31. Olá Gaby,
    Eu tenho um bulldog inglês, e até migrarmos para o canada ele vai ter 1 ano e meio.
    Ele pesa uns 25kg mas é de porte médio… enfim.. vc sabe se tem alguma restrição? Ele não é grande de altura, é que é gordo mesmo! rssss!
    Vlw, Felipe.

  32. OLá Gaby,

    Estou em busca de informações. Em agosto vou para o Canadá estudar e meu companheiro também. Levaremos um York e uma vira-lata. Hoje fizemos a reserva do voo e a Air Canadá informou que pode dar problema em função do tamanho dela, pois excede 4 cm do permitido, mas ela tem somente 4.700 g. Como foi sua experiência no check-in?

    obrigado

    1. Ola Andre. Eu não tive problema algum. Mantive Jojoe dentro da mala e não abri e eles só olharam o peso. Se seu cachorro fica tranquilo na mala e tem o peso certo não acredito que dará problema – já viajei mais de 20 vezes com Jojoe e nunca deu problema, e ele é bem maior mas com peso ok.

  33. Ola Gaby! Tenho dois pugs, idosos, de aproximadamente 15 kg cada. Um deles é diabetico. Sabe me dizer se hoje já existem regras para esses tipos de cães, se podem ir na cabine mesmo ultrapassando limite de peso, se é possível comprar um assento a mais, etc? Não vi muitas informacões sobre na AIR CANAda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *