Pular para o conteúdo

How to Generate a Blog Idea?!

Ou em Português: “Como gerar uma idéia para o Blog?”

Bom, uma das disciplinas que tenho é a Health Communication (ou Comunicação em Saúde) e é uma das minhas preferidas. Nesta disciplina aprendemos sobre Campanhas de Saúde (um fato que “acontece” aqui no Canadá), sobre Educação do Paciente (foco das minhas pesquisas) e sobre teorias de educação e lentes de análise de programas de saúde.

Mas afinal, por que estou falando sobre isso?

Temos um Blog da disciplina e a cada semana devemos fazer ou post sobre algo, seja um artigo, um tema discutido em aula ou algo que venha na nossa cabeça. Pois bem, esta semana alguns colegas descobriram que eu tinha este blog pessoal (via facebook) e eu resolvi escrever sobre como gerar uma idéia para escrever no Blog do Curso, já que alguns alunos têm dificuldade e, por outro lado, eu tenho facilidade e o que me impede de escrever é a falta de tempo, basicamente.

How to Generate a Blog Idea (in english)

Acredito que para começarmos a escrever num Blog devemos saber o que ele é. Por definição (wikipédia) Blog é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online.

Sabendo o conceito e seguindo alguns passos (que me facilitam muito) fica muito fácil escrever, entreter e informar os outros. Segue alguns passos que eu citei no meu artigo:

1. Leia com “outros olhos”. Comece a ler diferentemente, com a cabeça naquilo que você irá escrever. As idéias certamente irão fluir.
2. Leia, Leia, Leia, Leia… Melhor do que ler blogs e jornais, livros e revistas científicas são sempre bem estruturados e possui sempre notícias únicas e geralmente comprovadas estatisticamente, o que pode facilitar seus argumentos. Quando você começa a escrever sobre algo que muitas pessoas podem ler (e algumas vezes pode alcançar uma audiencia que você não esperava) é importante ter alguma base científica do que você está falando.
3. Se você puder, mude o ambiente ao seu redor. O que eu digo por isso é Viaje! Deixe o local que você está! Você não precisa necessariamente morar em um país diferente (como eu fiz) mas tenha novas experiências no seu dia a dia: vá a um restaurante novo almoçar, caminhe em uma vizinhança nova. Tendo novas experiências você aprende mais e terá novas idéias, crenças e certamente as palavras e histórias virão…
4. Seja inspirado! Tente achar aquilo que te faz escrever melhor, viver mais plenamente. Aquilo que faz com que as idéias “saltem” da sua cabeça. Pode ser uma música, uma pessoa, uma taça de vinho, um local…. não importa, contanto que você consigo traduzir em palavras os sentimentos e idéias que sua cabeça está produzindo.
5. Escreva! Sim, simples assim! Uma vez que você começar a colocar suas idéias no papel (ou num computador) você vai ver como é fácil escrever.

Viram como é fácil escrever um blog?! Quem sabe este post não sirva de inspiração para alguns amigos começarem a escrever seus próprios blogs.
Fica aqui a dica!

5 comentários em “How to Generate a Blog Idea?!”

  1. ……Alguém tem alguma dúvida de que em breve essa mulher vai escrever um livro???Sobre qualquer coisa, mas acredito que vai ser muito interessante de ler…eu vou comprar e vou querer autografo!!!!…..kkkk

    Adoooro ler o que vc escreve Gabi…da impressão de que estou ouvindo vc falar…eh muito perfeito…acho o máximo…….bjs ao casal!!!aproveitem muito tudo isso que vcs merecem….são muito fofos… e Felicidades sempre eh claro!!!

  2. Só para sedar registrado já a hei 2 erros de inglês no meu texto… Espero não tirar uma nota baixa por isso. Eu tenho um erro grave: escrevo o que vem na minha cabeca – seja em inglês ou português – e raramente corrijo, porque cada vez que lemos o texto a iria pode mudar e fugir totalmente do que queríamos redigir no começo. Isso, associado ao fato que meu celular corrige tudo automático sempre sai erro!

  3. Gaby! Não sei se você lê os comentários, mas mesmo assim queria te dizer que amo o seu blog (conheci hoje, mas já amo)! E por acaso também moro no Canadá eu escrevi o meu primeiro texto ontem! Sei que sua vida é bem corrida, mas queria muito saber a opinião de uma blogueira super experiente como você, então se der pra dar uma olhadinha rápida e me dizer o que acha (aliás, adoro sua sinceridade), eu vou ficar muito agradecida. Desde já, obrigada. Beijinhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *